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Oficina temática colaborativa
Adriana Barbosa
Feira Preta
Celia Cruz
ICE
Fábio Deboni
CIAT/ Aliança pela Biodiversidade / Distrito Federal
Engenheiro Agrônomo e mestre em recursos florestais pela USP. Foi gerente-executivo do Instituto Sabin de 2011 a 2020, membro do Conselho do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e atual Diretor do Programa CAL-PSE, pela Aliança pela Biodiversidade/CIAT. Tem participado ativamente do engajamento de institutos e fundações no campo de negócios de impacto. É entusiasta do tema ‘inovação social’, escritor de diversos artigos e lançou seu quarto livro em 2020 – A epidemia do impacto.
Executivo da revista Alliance, a revista líder NO setor que cobre a filantropia em todo o mundo por meio de nossa edição impressa e artigos online. Anteriormente, foi diretor da Pears Foundation, sediada no Reino Unido, e mora em Londres com meu parceiro e dois filhos pequenos.
Mariepaua Soluções em Sustentabilidade / São Paulo
Engenheiro Florestal formado de ESALQ/USP e é alumini da Harvard Kennedy School Executive Program. Atua na região amazônica desde 1996 com projetos desenvolvimento sustentável junto a comunidades tradicionais e ribeirinhas. Foi coordenador de projetos no Projeto Saúde e Alegria em Santarém/PA e diretor técnico do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari-Manaus. Como Gerente Geral de Programas na Fundação Amazonas Sustentável implantou projetos de desenvolvimento comunitário nas áreas de infância, educação e inclusão produtiva. Gerenciou carteira de projetos de investimento social privado do Instituto Camargo Corrêa no Brasil. Trabalhou no desenho da estratégia de investimento social da Intercement no Egito. Foi Superintendente Socioeducativo na Fundação FEAC em Campinas, SP entre 2017 e 2020. É membro do Conselho do GIFE e atua como consultor para institutos e fundações.
Global Fund for Community Foundations / África do Sul
Diretora Executiva do Fundo Global para Fundações Comunitárias (GFCF), com sede em Joanesburgo, desde que foi estabelecido em 2006. Ela supervisionou seu surgimento como a voz global líder na filantropia comunitária como uma estratégia central para o desenvolvimento liderado por pessoas e deslocando o poder para mais perto do solo. Com sede em Uganda, Quênia, Rússia, Cingapura e Tailândia, Jenny esteve envolvida no desenvolvimento da filantropia em mercados emergentes e contextos de desenvolvimento nas últimas duas décadas. Ela tem um BA (Hons) em Inglês pelo Emmanuel College, Cambridge e um MA em Relações Internacionais pela Johns Hopkins School Advanced International Studies (SAIS).
Benjamin Bellegy é o diretor executivo da WINGS, uma rede global de 140 organizações que apoiam e desenvolvem o campo da filantropia e do investindo social em 50 países. Juntos, os membros da WINGS apoiam e lideram quase 100.000 entidades filantrópicas em todo o mundo. Desde o final de 2016, ele lidera a rede WINGS em novas direções, com o lançamento de uma nova estratégia, uma associação mais ampla e diversificada e esforços bem-sucedidos de liderança de pensamento para promover a colaboração no campo e aumentar a importância estratégica do desenvolvimento da filantropia entre os financiadores.
Atuou como Diretora da C&A Foundation no Brasil (hoje Laudes Foundation). Nesta posição, Giuliana liderou processos de transição e mudança organizacional e a estratégia de grantmaking da fundação no Brasil nas áreas de direitos e trabalho, justiça de gênero, engajamento comunitário, materiais sustentáveis, agricultura familiar e economia circular. Anteriormente a esta posição, Giuliana teve passagens pela C&A, Instituto Ethos e Natura. Nestas posições, acumulou experiência na criação de estratégias de sustentabilidade aplicadas aos negócios e gestão de cadeias de fornecimento complexas. Giuliana é formada em Administração de Empresas, pela FEA-USP, tem pós-graduação em Governança Global pelo German Development Institute na Alemanha e Mestrado em Sustentabilidade pela Ashridge-Hult University, no Reino Unido. Giuliana também é membro do conselho de várias organizações, como o GIFE, o InPacto e a organização holandesa Hiil.
Engenheira Química (UFBA), Mestre em Administração (IBMEC-RJ) e Especialista em Avaliação de Programas (CEATS/FIA/USP). Atualmente é Superintendente do Itaú Social. Participa dos conselhos do CONSOCIAL FIESP (Conselho Superior de Responsabilidade Social), do CIEB (Centro de Inovação da Educação Brasileira), do CIVI-CO – Polo de Impacto Cívico Social e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Infância no Brasil). É associada da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional) e da AEA (American Evaluation Association) e foi fundadora da RBMA (Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação).
Presidente do Instituto Singularidades, pesquisador do Centro de Economia e Política do Setor Público da FGV/SP, foi secretário municipal de educação de SP, pesquisador visitante e professor adjunto da Universidade Columbia em Nova York.”
Mestre em Serviço Social pela PUC-SP, MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA – USP e formada em Resolução de Conflitos pela Chulalongkorn University em Bangkok, Tailândia. Atua com Investimento Social há cerca de 20 anos, com passagens pelo SENAC, GIFE e Editora FTD. Atualmente é gerente de Investimento Social da RD – Raia Drogasil
Engenheira Agrônoma e Mestre em Economia Aplicada pela USP, pós-graduada em Educação e Inclusão pela PUC-Rio e especialista em gestão pela Kellogg School of Management da Northwestern University. Atuou sempre como gestora de organizações sociais. Há 10 anos dirige o Instituto Desiderata, organização não governamental que atua na área de saúde pública infantojuvenil, em especial câncer e obesidade. É membro da secretaria executiva da política municipal Unidos pela Cura, do comitê gestor do Movimento União Rio, e Young Leader e membro do Global Advocacy Consulting Group, ambos da União Internacional do Controle do Câncer (UICC).
Economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, durante 30 anos, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da UNESCO (2008) e a Rede de Vice-Ministros de Redução da Pobreza e Desenvolvimento Social do BID.
Giovanni Harvey é Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial, Coordenador das Conectoras de Oportunidades e Diretor do Instituto Habilco. Tem 30 anos de experiência em gestão de empresas e organizações sociais. Foi Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal Fluminense – UFF (1988 a 1989), fundou a Incubadora Afro Brasileira (2004) e foi consultor do Programa de Incubadoras do Ministério da Economia de Cabo Verde (2007). Exerceu cargos e funções nos três níveis da Administração Pública nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Assistência Social e Governança. Foi Secretário Nacional de Políticas de Ações Afirmativas (2008 a 2009) e Secretário Executivo (2013 a 2015) da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR).
Responsável pela Area de Operações do Private Bank do Banco JP Morgan Brasil. Experiência de 26 anos no mercado financeiro atuando em varias posições seniores dentro de organizações brasileiras e americanas, com experiência de 20 anos gerenciando pessoas. Co-Lider do grupo de diversidade racial do Banco JP Morgan Brasil, grupo formado por funcionarios do Banco JP Morgan focado na inclusão racial, no desenvolvimento de carreira dos funcionários negros dentro da Organização e nas ações de inclusão racial na sociedade brasileira. Membro do Comitê Global do grupo de diversidade racial do Banco JP Morgan, sendo um dos representante para América Latina. Membro da SubComissão de Diversidade da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
É formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Fez parte da equipe de Pesquisa, Políticas e Incidência da Anistia Internacional Brasil, e atualmente é assessora especial no programa para América Latina da Open Society Foundations. Lígia é também uma das fellows da Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas (2014-2025) e, em 2018, foi premiada pelo organização MIPAD como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo abaixo dos 40 anos.
Engenheiro com pós-graduação em Administração Estratégica (MBA-FIA/USP)). Fez diversos cursos executivos em escolas de negócio nos USA e na Europa. Teve uma diversificada carreira como executivo e empresário. Atualmente é diretor executivo dos Institutos Cyrela e CCP. Membro de Comitês de Governança e Sustentabilidade, também atua como professor de Ética e Sustentabilidade na FIA, FIPE e IBGC. Pratica o trabalho voluntário desde 1985. Atualmente é conselheiro nas seguintes organizações: IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto GESC, Instituto Jatobás, Instituto Liberta e MBM – Movimento Bem Maior
Iniciou a carreira na Fundação Bradesco, em 1977, tendo desde então passado por diversas posições executivas, e sendo eleito, em 2015, Diretor do Banco Bradesco S.A. É Diretor Adjunto e Membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco, além de Diretor Adjunto da NCD Participações Ltda. e Diretor da ADC Bradesco – Associação Desportiva Classista. Foi membro do Conselho Fiscal do GIFE entre 2002 a 2004 e 2013 a 2016. É graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas.
Diretor-presidente do Instituto Votorantim desde 2013. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas/UFOP, atuou por 22 anos na Alcan/Novelis do Brasil, exercendo, entre outros cargos, os de Gerente de Recursos Humanos e Diretor de Operações de Alumínio Primário. Além disso, trabalhou na Votorantim Metais (atual Nexa Resources) por quase cinco anos, passando pelos cargos de gerente-geral, diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional, e diretor industrial da CBA. Desde 2010 é Conselheiro da Gorceix, que apoia a Escola de Minas da UFOP.
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal / Rio de Janeiro
CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Antes disso, Mariana foi Presidente da Fundação Embraer nos EUA, Diretora Superintendente do Instituto Embraer, Diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Embraer no Brasil. Iniciou sua carreira no Centro Brasileiro de Relações Internacionais, o principal think tank de política externa no Brasil, onde permaneceu por 9 anos atuando em diferentes áreas. Também manteve carreira acadêmica e foi professora de relações internacionais da graduação e pós-graduação de universidades como FAAP, Cândido Mendes e Universidade da Cidade. Em 2015, Mariana foi nomeada Young Global Leader, pelo Fórum Econômico Mundial. Tem atuado em diversos conselhos sem fins lucrativos e atualmente integra os Conselhos da Junior Achievement de São Paulo, United Way Brasil e do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Públicas (CEIPE-FGV). É formada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, com pós-graduação e mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e especializações nas Universidades de Oxford e Harvard Kennedy School of Government.
Diretora-executiva do Instituto Alana. Jornalista, especialista em gestão pela Universidade Pontifícia de Salamanca/Espanha, Carolina acredita no poder da comunicação para a construção de uma sociedade mais justa e plural. No Alana, participou da criação de projetos como o Videocamp, portal Lunetas, Criativos da Escola e TiNis – Terra das Crianças, além do lançamento de filmes como “O Começo da Vida”.
Beatriz Azeredo é diretora de Responsabilidade Social da Globo desde 2011 e professora adjunta do Instituto de Economia da UFRJ, Beatriz Azeredo foi assessora técnica na Assembleia Nacional Constituinte e no Congresso Nacional e Diretora de Políticas Sociais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), em 1995. Foi Superintendente e Diretora das Áreas de Desenvolvimento Social, Infraestrutura Urbana e Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de 1996 a 2002. Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sua tese resultou no livro “Políticas Públicas de Emprego – A Experiência Brasileira”. É Senior Fellow do Synergos. Foi Diretora do Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) e também do Instituto Desiderata, de 2003 a 2011.
Pioneira na criação do campo de negócios de impacto no Brasil, trabalha com empreendedorismo social há mais de 20 anos. Desde 2019, é Diretora-Superintendente da Fundação Arymax que tem como um de seus focos de atuação a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no mundo do trabalho, além do apoio a organizações da comunidade judaica no Brasil. De 2007 a 2019 foi Assessora Estratégica da Potencia Ventures, tendo apoiado a criação de iniciativas-chave no país como Artemisia, Vox Capital, Impact Hub e Polo ANDE Brasil. De 2000 a 2007 trabalhou na Ashoka como Diretora Internacional de Parcerias Estratégicas e de Integração da América Latina. Coordenou duas publicações: Empreendimentos Sociais Sustentáveis – como elaborar planos de negócio para organizações sociais e Negócios Sociais Sustentáveis e é coautora dos livros Terceiro Setor – Planejamento e Gestão e Negócios com Impacto Social. É Yale World Fellow pela Universidade de Yale, membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann e conselheira de diversas organizações da sociedade civil. Formada em Odontologia pela USP.
Bacharel em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com especialização em negócios globais na Escola Superior de Comércio de Troyes, França. Membro da League of Intrapreneurs e do Responsible Leaders da BMW Foundation. Voluntário em organizações sociais como Junior Achievement, Habitat para Humanidade e Teto. Responsável na Gerdau pelos projetos e processos de responsabilidade social, como investimento social e voluntariado, lidera uma equipe corporativa com o objetivo de apoiar as operações da Gerdau em 10 países, em 66 cidades, a desenvolver a estratégia de sustentabilidade da Gerdau.
Cientista político, produtor cultural e coordenador do programa de democracia e cidadania ativa da Fundação Tide Setubal. É fundador do Coletivo Sistema Negro, grupo de ação antirracista na cidade de São Paulo.
Gerente Geral da Fundação CSN. Facilitador do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Arte na Escola e Presidente do Conselho Deliberativo da Sustenidos, OS gestora do projeto Guri.
Georgia Pessoa é advogada, mestre em Gestão Ambiental, com MBA em Direito da Empresa e da Economia e pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual. Atualmente é Diretora Executiva no Instituto Humanize. Anteriormente, foi gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho; diretora da Rare no Brasil; responsável pela Iniciativa Clima América Latina (ICAL/LARCI) no país e gerente de Programas da Iniciativa Andes‐Amazônia (IAA) na Fundação Gordon e Betty Moore, em São Francisco, EUA.
Nasceu no Rio de Janeiro e estudou economia, cinema-documentário e teatro. Em 2003, junto com Nathaniel Leclery, fundou a Matizar Filmes para produzir documentários independentes sobre questões contemporâneas brasileiras. Seus documentários longa-metragem “Fala Tu” e “PQD” foram exibidos em festivais pelo mundo, incluindo Festival de Berlim, Cinéma Du Réel, Internacional de Miami, Festival do Rio e Mostra de São Paulo. Na Matizar, ele produziu “Jogo de Cena” e “Moscou” de Eduardo Coutinho, um mentor e figura inspiradora para Guilherme e para uma geração de pessoas no audiovisual. Em 2015, Guilherme participou do Talent Campus do Festival de Berlim e estreou no cinema de ficção com “Órfãos do Eldorado”. Escrito, produzido e dirigido por Guilherme, o filme é inspirado no romance homônimo de Milton Hatoum. Atualmente, Guilherme prepara um segundo longa-metragem de ficção, “Neuros”, e conclui um documentário sobre pessoas em recuperação de longo prazo de álcool e drogas. Fundador do Instituto República.
Mestre em Educação pela PUC-RJ, com MBA em web intelligence & digital ambience pela COPPE/UFRJ. Cursou o Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral. Pós-graduada em História e Cultura Contemporânea, com Graduação em Pedagogia. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho e integra a equipe da Pró Reitoria de Ensino do Colégio Pedro II. É membro do Conselho de Governança do GIFE.
Psicólogo, músico e educador. Atua desde 1999 em organizações do terceiro setor ligadas a saúde, educação, cultura e meio ambiente. Atuou na interface saúde/educação pensando e executando projetos de educação inclusiva. Como músico-educador, trabalhou com crianças e adolescentes em escolas públicas e particulares por dez anos. Desde 2008 trabalha junto a comunidades tradicionais em projetos socioambientais voltados para a defesa e valorização de identidades, culturas e biomas. É associado fundador da “Associação Educacional Aicó” responsável pela fundação da “Escola Livre Areté”, e presidente da Associação “C de Cultura”, valorização da biosociodiversidade e a preservação de culturas e biomas.
Tem 57 anos, casada, mãe de dois filhos e com dupla cidadania (alemã e brasileira). Sempre residente no Brasil é graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Com uma trajetória profissional de 35 anos atuou nas áreas de comunicação, marketing, promoção e eventos sempre gerenciando equipes multidisciplinares. sua experiência nestas áreas migrando para atuação em consultoria para projetos sociais e educacionais sempre articulando a importância da intersetorialidade. Em 2015 assumiu Gerência de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, uma organização brasileira ligada a World Childhood Foundation fundada pela Rainha Silvia da Suécia com o desafio de estabelecer o braço de assessoramento ao setor privado através da estruturação de programas e iniciativas que previnem e enfrentam a violência sexual contra crianças e adolescentes em ambientes como rodovias, grandes empreendimentos e turismo.
Gerente de Projetos Sociais do Santander Brasil. Ocupou até o início de novembro a posição de Subsecretária Estadual de Empreendedorismo, Micro e Pequena Empresa e também de Diretora Executiva do Banco do Povo Paulista – primeira mulher desde a sua criação em 1997 a ocupar o cargo. É Conselheira Emérita do Capitalismo Consciente Brasil. Também é palestrante, professora de Finanças Corporativas de pós-graduação e consultora. Possui MBA em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Se especializou em Gestão Estratégica pela Business School e Inteligência Competitiva pela ESPM São Paulo. É conselheira da Women in Leadership in Latin America (WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações e voluntária no Grupo Mulheres do Brasil e Embaixadora do Mulheres do Varejo. Atua também como diretora financeira da Aristocrata Clube. Ano passado, palestrou na TEDxSão Paulo. Em setembro, lançará o livro “Mulheres nas Finanças”, pela editora Leader, onde contará sua trajetória e experiências.
É Diretor-presidente do Instituto Ibirapitanga, organização criada em 2017 pelo cineasta Walter Salles. Foi Secretário-Geral do GIFE entre 2013 e 2017. É mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos e também da Oxfam Brasil.
Economista pelo Ibmec RJ e MBA em Gestão de Projetos pela USP. Faz a gestão do portfolio das organizações apoiadas pela Fundação Lemann, desenvolvendo programas de fortalecimento institucional para essas instituições e na gestão de indicadores de impacto. É líder do grupo de diversidade racial da instituição. Já atuou como mentor de jovens lideranças de organizações do terceiro setor e já empreendeu na área de negócios de impacto social. É Fellow Prolíder e membro da REPP – Rede de Economistas Pretas e Pretos.
É pesquisador e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Filantropia da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) e professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV). Tem doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), além de mestrado em Ciência Política e graduação em Ciências Sociais pela mesma universidade. Foi pesquisador visitante na Georgetown University (2015-2016) e realizou pesquisa de pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP), onde atualmente é pesquisador associado.
Especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) com graduação e mestrado em Ciência Política (UnB), doutorado em Sociologia (UnB) e pós-doutorado em Planejamento e Gestão do Território (UFABC). Atua na administração pública federal desde 2007 em órgãos como Casa Civil da Presidência da República (CC/PR) onde desempenhou atividades como Assessora Especial, Subchefe Adjunta de Assuntos Sociais (SAM/CC), Coordenadora Executiva do Programa Territórios da Cidadania (PTC) e no monitoramento no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) foi Assessora Especial e Diretora de Gestão e Acompanhamento do Plano Brasil sem Miséria (BSM). Atualmente é pesquisadora da Diretoria de Estudos e Políticas sobre Estado, Instituições e Democracia no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Gerente da Fundação SM há 7 anos. Formada em Psicologia pela PUC Goiás. Possui Pós Graduação em Gestão de Projetos Sociais e MBA em Gestão, Liderança e Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching e Fundação De Sociologia e Política de São Paulo. Atua há mais de 13 anos na Gestão de Projetos sociais em organizações da sociedade civil, Institutos e Fundações empresariais.
Desde 2000 atua na área de Educação. Essa trajetória se inicio em seu processo formativo, uma vez que é formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui os títulos de mestre e doutora na área de Educação do Programa: História, Política e Sociedade da PUC-SP. Já atuou como professora alfabetizadora por 8 anos em escolas de Educação Infantil. A partir de 2008 atuou como formadora de professores pela CE-CEDAC. E desde 2013 exerce atividades voltadas a gestão de Projetos no Instituto Natura. Atualmente é gestora da área de Alfabetização na Idade Certa do Instituto Natura e lidera algumas iniciativas que apoiam Políticas Públicas de Alfabetização em Regime de Colaboração, beneficiando alguns estados brasileiros.
Amalia Fischer é coordenadora geral do Fundo Elas. É uma ativista mexicana-nicaraguense e feminista desde 1975 que fundou o Fundo em 2001 com outras nove mulheres o fundo para aumentar a conscientização sobre as contribuições femininas e as questões femininas, enquanto mudava os padrões das doações filantrópicas tradicionais. É PhD em comunicação e cultura e foi professor de ciência política na Universidad Nacional Autónoma de Mexico por 20 anos. Amália também é Ashoka Fellow e Senior Fellow do Synergos, atua no conselho do Fundo de Ação Urgente pelos Direitos Humanos da Mulher.
Lidera o Instituto Avon em suas iniciativas no enfrentamento da violência contra a mulher e no combate ao câncer de mama no Brasil. Ela promove a conscientização e engajamento de diferentes grupos de interesse da sociedade para transformar atitudes e comportamentos, levando estes temas tabu à pauta do debate público, promovendo o resgate das vítimas do isolamento ao empoderamento. Daniela é colunista da revista Exame, escrevendo sobre temas ligados a cultura e equidade de gênero. O Instituto Avon é o braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil. Há 18 anos o Instituto Avon se dedica a salvar vidas por meio do apoio e desenvolvimento de ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o câncer de mama e as violências contra as mulheres e meninas. Até 2020, o Instituto já apoiou a realização de mais de 300 projetos e ações, beneficiando 6 milhões de mulheres.
Diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Professor e coordenador do Fundo de Bolsas da FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, e bacharel em Direito pela USP. Conselheiro da Fundação Amor Horizontal, da Kibô-no-Iê e do Conselho Regional de Administração de São Paulo.
Sócia do escritório Mattos Filho. Dedica-se, exclusivamente, ao terceiro setor e à responsabilidade social, assessorando entidades sem fins lucrativos, empresas e instituições culturais. É especialista em estruturação de negócios sociais, direitos humanos, reorganização societária, contratos, tributos, societário, processos administrativos e consultorias a empresas nacionais e estrangeiras atuando nas mais diversas áreas, como educação, saúde, cultura, ambiental e microcrédito. Pioneira do programa Pro Bono no escritório, atua ativamente no desenvolvimento e amadurecimento da cultura pro bono na região.
Atua no campo social há mais de 20 anos. Ingressou no Instituto em 2004 desenvolvendo projetos e programas comunitários em diversas regiões do país, implementou processos de mudança estratégica, engajamento e mobilização nos territórios, além do fortalecimento de parcerias. É Diretora Executiva do Instituto Alcoa desde 2020, com foco de promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa opera. Tatiana Bizzi é formada em Relações Públicas pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado com diversas formações no campo social, comunicação, gestão e liderança em organizações como FGV, USP, Aberj e Insper.
Formada em Comunicação Social com foco em Jornalismo, pela UniverCidade, no Rio de Janeiro e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal Fluminense – UFF, pautou sua carreira na área social, tendo como experiencia passagem por empresas multinacionais de grande porte do setor extrativista, como Vale, BG Group (antiga British Gas) e Shell. Nessas empresas, trabalhou com Relacionamento com Comunidades, Diretos Humanos, Gestão de Impactos, Licenciamento socioambiental, Performance Social, Leis de Incentivo Fiscal, entre outras. Atualmente, é Diretora da Fundação Vale.
Advogada formada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e com LLM pela Faculdade de Direito da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos e Pós Graduação em Prática Social Reflexiva pela Proteus Initiative, na África do Sul. Atualmente é Diretora da Associação Acorde, organização social que trabalha pelo desenvolvimento humano de crianças e jovens em Embu das Artes e Cotia. Co-Criadora e membro do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação no Brasil, uma rede colaborativa de pessoas e organizações dedicada à promoção da cultura de doar no Brasil. Membro do Conselho do Dia de Doar e do Conselho de Avaliação do Fundo Bis.
Formado em Administração de Empresas pela FGV-SP, com especialização em Empreendedorismo Social pela Universidade de Stanford (EUA), é fundador ao lado da jornalista Roberta Faria da Editora MOL, editora de impacto social que em parceria com redes varejistas já doou mais de R$ 36 milhões a dezenas de organizações sociais. Além de exercer há mais de uma década a direção executiva da MOL, é conselheiro do Instituto ACP e investidor em startups do ecossistema de negócios de impacto. Vencedor em 2009, com o trabalho da MOL, dos prêmios Aberje, Anatec e Fecomercio de Sustentabilidade. Eleito em 2018 Empreendedor Social do ano pela Folha de São Paulo. Eleito em 2019 Empreendedor Social pela Schwab Foundation, organização ligada ao Fórum Econômico Mundial.
É uma empreendedora apaixonada por educação e por negócios de impacto social. Foi co-fundadora do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, que dirigiu por sete anos, promovendo melhorias na qualidade de vida de milhares de famílias em zonas de risco de Fortaleza, por meio da arte e do esporte. Antes disto, trabalhou como fotógrafa e produtora cultural por dez anos, no Brasil e no exterior. É formada em Comunicação Social pela Unifor, em Fotografia pela Université Paris 8, mestre em Antropologia Visual e da Mídia pela Freie Universität (Berlim), e está concluindo uma especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Uni7. Tem dois filhos com outro empreendedor desarrazoado e muita fome de mundo. E acredita que somos todos seres coletivos, conectados uns aos outros e co-responsáveis pelo mundo onde vivemos.
É diretora-presidente do IDIS. Tendo passado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Akatu, Grupo Votorantim, BankBoston e no Lloyds Bank em Trade Finance. É economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School, Yale e Cambridge, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. Atualmente cursa o Doutorado na FGV. Certificada na ferramenta de avaliação SROI (Social Return on Investment), faz parte dos Empreendedores Cívicos da RAPS(Rede de Apoio Político pela Sustentabilidade), é membro do Conselho do Instituto Vladimir Herzog e do Conselho Administrativo da WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaking Support.
É Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade -iCS. Economista e doutora em Ciência Política, Ana possui longa trajetória no trabalho junto ao terceiro setor e no fomento de projetos voltados à justiça social, à promoção de políticas públicas, à área do meio ambiente e mudanças climáticas e à filantropia. Ana foi Presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2011 a 2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2003). Foi membra do conselho do GIFE, Fundo Baobá para Equidade Racial e Sociedade e Wikimedia Foundation entre outros. Atualmente é integrante dos conselhos da Gold Standard Foundation, Instituto República, Transparência Internacional- Brasil, e do Instituto Pesquisa Ambiental da Amazônia -IPAM.
Rede de Filantropia para a Justiça Social / Argentina
Mestre em educação e doutora e política social. Consultora, professora e pesquisadora na área social. Foi diretora executiva do Instituto Rio (fundação comunitária) e atualmente é coordenadora executiva da Rede de Filantropia para a Justiça Social. Autora de artigos e livros com temáticas vinculadas a políticas públicas, movimentos sociais e filantropia. Organizadora do livro Filantropia de Justiça Social. Sociedade Civil e Movimentos Sociais no Brasil (2018).
Americo Mattar é Engenheiro de Produção graduado também em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão de Projetos, é diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo desde novembro de 2015. Ingressou na Fundação em 2012, como gerente de Planejamento, Finanças e Jurídico, vindo da Vivo onde passou pelas áreas de Finanças, Engenharia e Operações. Antes, atuou na Whirlpool e Citibank nas áreas de atendimento ao cliente e comercial. À frente da Fundação, seu foco é promover o protagonismo social por meio da inovação educativa aplicada a novas metodologias de ensino-aprendizagem, ao empreendedorismo jovem e ao exercício da cidadania.
É diretora-presidente da Comunitas e eleita Empreendedora Social do ano de 2020 pela Folha de S. Paulo. Trajetória desenvolvida como pró-reitora financeira e comunitária na Universidade São Marcos, Diretora de Projetos Especiais do gabinete do Ministro da Educação (Paulo Renato Souza) e junto ao conselho do Programa Universidade Solidária, na presidência da República, e experiência no The Paul University, Chicago. Participação ativa na construção e desenvolvimento do Programa Alfabetização Solidária bem como da fundação da Associação AlfaSol em 1998. É cofundadora do Programa Juntos, com grandes líderes empresariais.
Regina atua ainda como conselheira junto a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), é articulista fixa da Revista Exame e foi reconhecida como mulher de sucesso, pela Revista Forbes, em 2020.
CEO Instituto Feira Preta, formada em gestão de eventos com especialização em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da ECA – USP. Em 2017 foi homenageada junto ao Lázaro Ramos e de Taís Araújo como os 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o Mipad, premiação mundial, reconhecida pela ONU. O ano de 2019 foi bastante especial, pois Adriana Barbosa venceu a categoria Troféu Grão do Prêmio Empreendedor Social promovido pela Folha de São Paulo, com a aceleradora Pretahub e também vencedora da categoria Empreendedorismo e Negócios do Prêmio CLAUDIA 2019, recebendo o troféu de Luiza Trajano do Magazine Luiza.
Economista por formação, articuladora e captadora por vocação e otimista por escolha. Diretora executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) desde 2012, antes teve várias posições na Ashoka: Diretora da Ashoka Canada (2009/11), Managing Director da Ashoka Global Fellowship (2007/09) e Diretora da Ashoka Brasil e Paraguai (2002/07). Trabalhou no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), como Coordenadora do Programa Doar de desenvolvimento de fundações comunitárias (2000/02). Criou a empresa de consultoria em captação de recursos, Philantropics em 1994 e trabalhou como Diretora de Desenvolvimento Institucional da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) de 1994 a 2000. Lecionou cursos de captação de recursos e empreendedorismo social (1995 -2007) em diversas escolas como EAESP/FGV, FEA/USP, SENAC, FOS. É graduada em economia pela FEA/USP e tem seu mestrado pela EAESP/FGV com intercâmbios na ESSEC, França e York University, Canadá. É conselheira do Sistema B Internacional, Imaflora, Fundo Elas, Fundo BemTeVi, Rede Latinoamericana de Venture Philanthropy (Latimpacto) e do conselho consultivo dos Fundos de Investimento Responsável do Itaú e do Fundo Patrimonial do Instituto Rodrigo Mendes. Fez o curso Governing for Non-Profit Excellence em Harvard (set 2017). É co-autora do livro Captação de Diferentes Recursos para Organizações Sem Fins Lucrativos, 2000.
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Em breve
11º Congresso GIFE
Fronteiras da Ação Coletiva
Tempos de desafios são tempos de superação. A eclosão da pandemia do novo coronavírus nos convoca ao aprofundamento das nossas capacidades de ação pública e à reflexão sobre as transformações devidas para a reconstrução do futuro. Encontra também um país e mundo sob o impacto da persistência de desigualdades históricas, dos efeitos disruptivos das novas tecnologias, das pressões crescentes sobre o equilíbrio ambiental e da emergência de novos conflitos a ameaçar os fundamentos da coexistência cidadã e da vida democrática.
Em contextos assim, vale mais que nunca afirmar os sentidos da inovação e da produção compartilhada de respostas. Somar esforços e perspectivas para a abertura de novos caminhos para o exercício da solidariedade, da tolerância e da construção plural, diversa e enriquecedora em sociedade. Novos modos de mobilização e destinação efetiva de recursos para fazer frente às dimensões múltiplas da crise. Novos instrumentos e práticas de ação para superar barreiras na realização da nação e planeta genuinamente mais justos, livres, íntegros, dinâmicos e sustentáveis a que aspiramos. Novas agendas e repertórios para corresponder aos chamados da contemporaneidade.
O 11º Congresso GIFE quer ser um espaço para caminhar em conjunto na geração e partilha dessas respostas. Iluminar e renovar as contribuições possíveis da filantropia, do investimento social privado e da sociedade civil brasileiras para elas. Apontar e impulsionar a vitalidade de um espaço de cidadania em expansão e diversificação contínuas no país e seu valor para a renovação dos horizontes comuns. Como sempre no percurso da nossa rede, combinar visões e experiências para atualizar as pautas que nos desafiam e somar aprendizados para ir além delas.
Para isso, e em sintonia com o momento, mais do que os três dias de encontro o Congresso buscará dessa vez ser um trilho para a promoção desses objetivos, no curso da travessia que vivenciamos agora. Iniciando-se com a Semana do Investimento Social, em 3 a 7 de agosto, as atividades desdobrarão-se nos meses seguintes em uma programação intensa de diálogos e trocas online, mobilizando os atores diversos do setor no país e oferecendo a seus participantes uma jornada vibrante de colaboração e intercâmbio no rumo da superação dos desafios do momento. Por fim, a realização do encontro de encerramento do Congresso, em 24 a 26 de março de 2021, proporcionará a síntese e panorama dos acúmulos dessa jornada, ao lado da celebração da oportunidade de voltar a estar juntos e voltados para o futuro, extraindo da adversidade a força e inspiração para seguir adiante.
Nesse ano que marca também os 25 anos do GIFE, é o que mais naturalmente podemos propor-nos, na homenagem a todos que vitimados pela pandemia e no compromisso renovado pelo momento de fazermos sempre mais e melhor na realização do nosso destino coletivo. Esperamos que o Congresso possa ser uma contribuição e experiência enriquecedoras nesse sentido, com a alegria desde já do caminhar nelas com todos que somando-se para vivenciá-las em conjunto.
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