Educação

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
24.03.2021
15h30 - 17h30

A área da educação foi severamente afetada durante a pandemia e viu seus desafios estruturais aprofundados. Com o fechamento das escolas, professores tiveram que se reinventar. Famílias com filhos em idade escolar tiveram uma alteração abrupta de rotina e viram a necessidade de se adaptar ao ambiente digital em curto tempo, buscando dar continuidade ao ano letivo.

No que se refere a atuação da filantropia nessa temática – que é historicamente a agenda de atuação mais importante e consolidada do setor –  houveram diversas mudanças em decorrência da emergência. Investidores sociais privados precisaram se articular para responder rapidamente em um contexto absolutamente novo. Muitas foram as dúvidas e incertezas, a exemplo dos desafios para manter o vínculo da criança e do adolescente com a escola, já que milhões de alunos da rede pública de ensino deixaram de ter aulas e, dentre aqueles que passaram a ter aulas remotas, muitos sequer possuíam acesso à internet. O tema da inclusão digital, portanto, ganhou muito mais importância, deixando de ser um aspecto a se ter no radar para passar a ser uma condição fundamental de garantia de acesso à educação escolar. Nesse sentido, em 2020, o campo do ISP se articulou e intensificou parcerias com secretarias municipais e estaduais de educação para pensar e construir um plano emergencial e, também, projetar cenários de retomada em 2021, ainda que híbridos, combinando ensino presencial e à distância.

Considerando todas essas mudanças de contexto, como dar sequência na atuação em educação potencializando ao máximo os recursos privados nessa agenda e em diálogo com as prioridades das políticas públicas referentes a ela?

Puxam a conversa

Angela Dannemann

Itaú Social Saiba mais

Alexandre Schneider

Instituto Singularidades Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Fundação Bradesco

Master

Itaú Social
Vale

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Gerdau
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Humanize
Instituto ACP
Instituto ALCOA
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho

Parceiros de comunicação

O Povo