Equidade Racial

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
25.03.2021
10h30 - 12h30

Não há dúvidas de que olhar de frente para equidade racial é uma pauta prioritária para a filantropia e o investimento social brasileiro. Também é certo que, nos últimos anos, o tema vem ganhando mais espaço de conversa, reflexão, bem como de ação no setor.

O tema foi uma pauta importante do último Congresso GIFE, em 2018. Lançamos a iniciativa o que o investimento social pode fazer pela equidade racial no mesmo ano. Criou-se a rede temática de Equidade racial em 2019, que apesar de jovem, nasce altamente mobilizada. Alguns atores do campo começam a adotar medidas práticas que dialogam com o tema – seja incluindo-o como foco de atuação, seja repensando processos seletivos ou a composição dos seus conselhos.

O movimento ainda é embrionário, mas avançamos. 

No entanto, também é dado que a desigualdade racial segue enorme. E mais do que isso, tem aumentado. Os dados são de conhecimento público. A pandemia fez crescer, colocou luz e trouxe diariamente para as notícias imagens que deram rosto, voz e cores para essa realidade.

A crise emergencial somada a outras tragédias ao longo de 2020 reforça e renova o chamado para que a sociedade lance um olhar  mais sensível sobre as desigualdades históricas do país e para que os diferentes setores se sintam mais corresponsáveis por uma mudança.

Por tudo isso, são cada vez mais frequentes e  intensas as reflexões sobre como o racismo opera dentro do campo da filantropia e do ISP e sobre formas de tornar o setor mais justo e antirracista nas mais varadas dimensões.

Dada a urgência dessa agenda como causa estruturante da desigualdade histórica do Brasil, quais são as prioridades para o campo da filantropia e do ISP nos próximos anos no que diz respeito à equidade racial? Como acelerar esse processo de conscientização do setor? O que precisa ser feito para que a consciência se traduza em novas práticas mais contundentes e amplas?

Puxam a conversa

Gilberto de Lima Costa Junior

Banco JP Morgan Saiba mais

Ligia Batista

Open Society Foundations Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford