Carregando...

Filantropia, Cidadania e Desenvolvimento: Balanços e Trilhas de Avanço

Correalização: Estratégia ODS e Pacto Global
Aberto ao público [Webhour] Pautas ISP
14/10/2020 – 17h00 às 19h00

As tarefas para o desenvolvimento justo e sustentável correm por definição contra o relógio no Brasil, ante a profundidade dos nossos desafios fundantes para a superação de desigualdades e a afirmação de um horizonte de desenvolvimento justo e sustentável, em sintonia com a proteção e valorização do nosso patrimônio natural e os anseios do conjunto pleno da população.

A emergência da pandemia da Covid-19 e de seus múltiplos impactos sociais e econômicos explicita e exponencia de forma ainda mais aguda esses desafios, renovando o sentido de urgência para a produção coletiva de respostas a eles ao mesmo tempo que inspirando a chamada para uma agenda pública de superação da crise voltada não à retomada de parâmetros passados, mas à produção de novos futuros devidos, social, econômica e ambientalmente aprimorados.

Combinando esse contexto com a visão trazida pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável trazidas pela Agenda 2030 das Nações Unidas, o webhour buscará vislumbrar os marcos fundamentais para uma pauta comum na direção da efetivação desses futuros e dos papéis para a filantropia, o investimento social privado e a sociedade de forma ampla nessa tarefa. Qual o balanço presente para o Brasil em face dela? Em quais dimensões pudemos lograr avanços no passado recente e quais nos convocam de forma mais premente? Como tecer novos espaços e arranjos de parcerias e colaboração para a construção e materialização de respostas a elas?

Palestrantes

Ligia Batista

É formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Fez parte da equipe de Pesquisa, Políticas e Incidência da Anistia Internacional Brasil, e atualmente é assessora especial no programa para América Latina da Open Society Foundations. Lígia é também uma das fellows da Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas (2014-2025) e, em 2018, foi premiada pelo organização MIPAD como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo abaixo dos 40 anos.

Thiago Terada

É Diretor Presidente das Concessionarias da Aegea no norte do Mato Grosso e Pará, Diretor do Instituto Aegea e Coordenador da Plataforma de Agua da Rede Brasileira do Pacto Global. Formado em Relações Internacionais pela PUC, possui MBA em Negócios Globais e Sustentabilidade na ALTIS, na Itália. Possui vasta experiência em Sustentabilidade e Relações Governamentais em diferentes setores, como químicos, saneamento e cosméticos.

Glauco Arbix

Professor Titular do Depto. de Sociologia da USP e coordenador do Observatório da Inovação do Instituto de Estudos Avançados. Coordenador da Rede de Pesquisa Solidária contra a COVID19. Foi presidente da FINEP (2011-15), Tinker Professor na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA, 2010) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2003–06). Coordenou o Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE, 2003-06) e integrou o Group of Advisers do United Nations Development Programme (PNUD-ONU, 2006-09). Realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, MIT (EUA, 2010), na Universidade de Columbia (EUA, 2007) e na London School of Economics (Reino Unido, 2002)

Itamar Silva

Coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e do grupo Eco, criado em 1976, Itamar Silva nasceu e mora na favela Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. Desde os anos 1970 participa dos movimentos sociais e chegou a ser presidente e diretor da Associação de Moradores ao longo da década de 80.

Amanda Moreira

Pós-Graduanda em Gestão Pública Avançada – Insper. Bacharela em Gestão de Políticas Públicas – USP/ Administração Pública – UVIGO. É Coordenadora de Projetos da Agenda Pública.

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Bradesco

Master

Itaú Social

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Instituto Unibanco
Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Gerdau
Humanize
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho