Filantropia e Sociedade

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
24.03.2021
10h30 - 12h30

A pandemia abriu uma janela de oportunidade para que a sociedade lance um olhar mais sensível sobre as desigualdades históricas do país e para que os diferentes setores se sintam mais corresponsáveis pelo enfrentamento delas.

Análises mais críticas apontam que a preocupação em reduzir as desigualdades aparece mais no discurso do que na prática do campo da filantropia e do investimento social privado e, para que esse esforço possa virar resultados de fato, se faz necessária uma autoavaliação.

Com efeito, há muito se discute o papel do terceiro setor e, historicamente, uma das críticas é de que o setor faz aquilo que deveria ser função do Estado. Essa reflexão foi aprofundada e amadurecida no campo social, sendo em parte superada, a partir de uma consciência de que os desafios coletivos não são unicamente responsabilidade dos governos, mas também da sociedade como um todo – e o terceiro setor nada mais é do que a sociedade civil atuando de forma organizada. Ao mesmo tempo, reconheceu-se no setor, de forma cada vez mais ampla, que o Estado tem um papel fundamental e que as políticas públicas têm uma capacidade de escala e alcance que o terceiro setor – e como parte dele, a filantropia – jamais terá, como pudemos experimentar durante as respostas de enfrentamento da pandemia. 

Com a emergência, parece ter sido ampliado o entendimento no setor filantrópico de que a resolução de desafios complexos requer uma visão sistêmica das engrenagens que os causam, possibilitam e/ ou mantêm, bem como uma resposta articulada e conjunta. 

Nesse sentido, ganha tração debates sobre como as ações filantrópicas podem ser mais efetivas em influenciar mudanças de paradigmas econômico e socioambiental e contribuir para mudanças sistêmicas, confrontando as bases que mantêm as injustiças e as relações de poder.

Essa oficina irá aprofundar o debate sobre essas questões para uma proposição conjunta de prioridades e diretrizes nessa direção.

Puxam a conversa

Fábio Deboni

CIAT/ Aliança pela Biodiversidade Saiba mais

Charles Keidan

Alliance magazine Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Fundação Bradesco

Master

Itaú Social
Vale

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Gerdau
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Humanize
Instituto ACP
Instituto ALCOA
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho

Parceiros de comunicação

O Povo