Cultura

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
25.03.2021
14h00 - 16h00

No Brasil, nas últimas décadas, a cultura recebeu bastante apoio do investimento social privado para fazer as coisas acontecerem e o setor cultural se desenvolveu muito. Isso porque a política cultural do Brasil está muito ancorada nas leis de incentivo, especialmente na conhecida lei Rouanet, que já tem mais de trinta anos e é muito utilizada pelos investidores sociais. 

A lei Rouanet aporta mais de um bilhão de reais para o setor da cultura no Brasil, um volume de recursos maior do que o total de investimento da própria Secretaria Especial de Cultura. Isso deixa claro o grau de importância da parceria entre a cultura e o setor privado e é por conta dessa relação tão estreita e da importância da cultura em uma sociedade que esta é uma agenda tão importante para o setor . 

Cultura e artes são áreas foco de atuação de 54% dos respondentes do Censo GIFE, sendo a terceira temática mais importante para o investimento social privado brasileiro.

No GIFE temos nos dedicado à valorização da cultura, especialmente por meio das trocas e debates promovidos no âmbito da Rede Temática de Cultura.

2020 foi um ano muito difícil para a cultura brasileira. Com a chegada da pandemia, o setor cultural foi o primeiro a parar e possivelmente será o último a retomar as suas atividades de maneira completa. Ao mesmo tempo, há um consenso amplo sobre a importância de todas as formas de manifestações artístico-culturais para que, como indivíduos e sociedade, pudéssemos lidar com o contexto pandêmico e o confinamento. A cultura teve que se reinventar neste último ano para sobreviver e para cumprir seu fundamental papel social.

Como seguir aprimorando essa parceria entre setor cultural e investimento social privado? Quais as prioridades para ação da filantropia em cultura considerando o cenário crítico da área agravado pelo contexto de pandemia?

Puxam a conversa

Marcio Black

Fundação Tide Setubal Saiba mais

André Leonardi

Fundação CSN Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Fundação Bradesco

Master

Itaú Social
Vale

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Gerdau
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Humanize
Instituto ACP
Instituto ALCOA
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho

Parceiros de comunicação

O Povo