Proteção e Desenvolvimento Social

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
24.03.2021
15h30 - 17h30

A partir dos anos 1990 – com a ascensão das políticas sociais tripartite  – como saúde, educação e assistência social, garantidas pela constituição de 88 – uma parte das organizações e empresas que atuam em filantropia e ISP incorporou à sua operação, de forma cada vez mais estendida, ações vistas como mais estruturantes, estratégicas e transformadoras para se distanciar de práticas que são convencionalmente chamadas de caridade e assistencialistas, em um esforço de buscar contribuir de maneira mais profunda e transformadora para causas entendidas como prioritárias, como educação. 

No entanto, a emergência sanitária desencadeada pela Covid-19 aprofundou a crise socioeconômica; o desemprego e a queda de renda projetam um cenário de incertezas e de fragilidade social para 2021. 

Durante a pandemia, muitas organizações do ISP interromperam o curso de suas teorias da mudança e planejamentos estratégicos e canalizaram esforços para prover alimentos, itens de higiene e saúde para parte da população brasileira. O tema da proteção e assistência social voltou a ganhar, assim, centralidade na atuação dos investidores sociais. 

O estranhamento inicial com as mudanças abruptas na forma de atuar foi dando lugar a um entendimento sobre a necessidade do campo filantrópico em recorrer a práticas assistenciais e contribuir para enfrentar um dos graves problemas do período: a fome, que voltou a assombrar grande parcela da população brasileira.

De fato, estamos em processo de ressignificação das ações assistenciais dentro do ISP e maior valorização e legitimidade de políticas públicas que garantem direitos básicos e fundamentais dos cidadãos. 

Como podemos, então, aproveitar todos esses aprendizados para construir uma atuação potente de apoio na construção de políticas públicas nessa esfera? Quais podem ser as principais contribuições do ISP tendo em conta que, assim como em educação e saúde, o papel do Estado é estruturante e fundamental?

Puxam a conversa

Ricardo Henriques

Instituto Unibanco Saiba mais

Giovanni Harvey

Fundo Baobá Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford