Governança e Gestão Organizacionais

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
25.03.2021
10h30 - 12h30

Governança e gestão são agendas contínuas no processo de desenvolvimento e aprimoramento do setor.

No que se refere a governança, por um lado, temos visto surgir novos modelos e propostas de governança em um movimento de repensar e reinventar as estruturas de tomada de decisão, de modo que estejam mais conectadas às necessidades e novas estruturas sociais do século XXI e com os próprios objetivos e foco de atuação. De outro lado estão as questões que têm se colocado já há alguns anos e ganham cada vez mais centralidade e importância, como o aspecto da diversidade – de gênero, raça e perspectivas – nos conselhos das organizações do ISP e em cargos de liderança.

Já no que tange a gestão, propostas que estavam muito presentes nas reflexões do campo tornaram-se realidade a partir das condições impostas pela pandemia provocando uma transformação relâmpago e, ao mesmo tempo, profunda nos processos de gestão das organizações.

Assim que a doença foi detectada no país, as organizações de filantropia e ISP rapidamente alteraram suas dinâmicas internas e fluxos de trabalho.  Trabalho remoto, eventos e reuniões virtuais, digitalização de processos, incorporação de aplicativos e ferramentas digitais para acompanhar e monitorar, trocar informações e colaborar, são exemplos dessas mudanças.

Conselheiros, lideranças, gestores e equipes de forma ampla tiveram que repensar e recriar processos – muitos deles já entendidos como obsoletos, mas que por inércia seguiam sendo a forma de atuar. As novas práticas se ampliaram, intensificaram e deverão ser, em alguma medida, incorporadas às culturas institucionais.

Quais são as prioridades para que o setor avance nos seus modelos de governança? Como implementar as mudanças necessárias? Que novos debates se tornam centrais em termos de práticas de gestão? Que necessidades surgem para dar conta deles?

Puxam a conversa

Israel Aron Zylberman

Instituto Cyrela Saiba mais

Jefferson Romon

Fundação Bradesco Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford