Conhecimento
Cada vez mais, dados e evidências têm se mostrado aliados imprescindíveis para a implementação de estratégias de transformação social sólidas e de longo prazo. Isso se aplica tanto às agendas de trabalho da filantropia, como ao próprio desenvolvimento do campo como um todo.
Em 2019, o GIFE criou o Grupo de Conhecimento, formado por algumas das principais organizações produtoras de conhecimento do campo da filantropia para dialogar sobre oportunidades, desafios e lacunas na produção de conhecimento. No mesmo ano, a lançamos também o Mosaico – Portal de Dados do Investimento Social, que abriga dados e análises aprofundadas do Censo GIFE 2018; a Base de Projetos, plataforma que agrega iniciativas executadas e financiadas por investidores sociais; e o Diretório de Pesquisas, que reúne as principais pesquisas, publicações e plataformas que congregam dados sobre o campo.
Em 2020, com a pandemia da Covid-19, a articulação pela produção de dados e evidências ficou ainda mais fortalecida. Um dos destaques da atuação filantrópica entre março e dezembro de 2020, foi justamente a produção célere, intensa e em tempo real de dados, informações e conhecimento em diversas áreas, sobre o enfrentamento e os impactos da Covid-19 no setor. Em poucos meses, investidores sociais e organizações intermediárias do campo, OSC, consultorias e acadêmicos produziram sistematizações, estudos e pesquisas que envolveram a coleta de dados sobre os recursos investidos e a atuação dos mais diversos atores do campo da filantropia e do ISP. Neste contexto, outra iniciativa em rede do GIFE que ilustra tal articulação, foi a criação de um grupo de trabalho de investidores sociais com foco na emergência, a partir do qual foi produzido um documento com diretrizes para atuação do campo durante a crise, bem como foi lançada a plataforma Emergência Covid-19, que reúne um rol de informações sobre a atuação dos investidores sociais na pandemia, além de iniciativas, campanhas e fundos. Um dos produtos desse trabalho foi a produção da série de publicações Estudos Emergência Covid e o lançamento do seu primeiro artigo, um estudo sobre o uso de dados no setor social.
E agora, passados 12 meses de imersão neste cenário de emergência, quais os desafios e oportunidades vem se construindo para a produção de conhecimento no campo? Que lacunas de dados e análises são estratégicas e precisamos conseguir preencher nos próximos anos? Que esforços de colaboração e coordenação precisam ser priorizados na produção de conhecimento? Que formas de fazer e paradigmas da produção de conhecimento precisamos rever e transpor?