Conhecimento

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
26.03.2021
10h30 - 12h30

Cada vez mais, dados e evidências têm se mostrado aliados imprescindíveis para a  implementação de estratégias de transformação social sólidas e de longo prazo. Isso se aplica tanto às agendas de trabalho da filantropia, como ao próprio desenvolvimento do campo como um todo. 

Em 2019, o GIFE criou o Grupo de Conhecimento, formado por algumas das principais organizações produtoras de conhecimento do campo da filantropia para dialogar sobre oportunidades,  desafios e lacunas na produção de conhecimento. No mesmo ano, a lançamos também o Mosaico – Portal de Dados do Investimento Social, que abriga  dados e análises aprofundadas do Censo GIFE 2018; a Base de Projetos, plataforma que agrega iniciativas executadas e financiadas por investidores sociais; e o Diretório de Pesquisas, que reúne as principais pesquisas, publicações e plataformas que congregam dados sobre o campo.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, a articulação pela produção de dados e evidências ficou ainda mais fortalecida. Um dos destaques da atuação filantrópica entre março e dezembro de 2020, foi justamente a produção célere, intensa e em tempo real de dados, informações e conhecimento em diversas áreas, sobre o enfrentamento e os impactos da Covid-19 no setor. Em poucos meses, investidores sociais e organizações intermediárias do campo, OSC, consultorias e acadêmicos produziram sistematizações, estudos e pesquisas que envolveram a coleta de dados sobre os recursos investidos e a atuação dos mais diversos atores do campo da filantropia e do ISP. Neste contexto, outra iniciativa em rede do GIFE que ilustra tal articulação, foi a criação de um grupo de trabalho de investidores sociais com foco na emergência, a partir do qual foi produzido um documento com diretrizes para atuação do campo durante a crise, bem como foi lançada a plataforma Emergência Covid-19, que reúne um rol de informações sobre a atuação dos investidores sociais na pandemia, além de  iniciativas, campanhas e fundos. Um dos produtos desse trabalho foi a produção da série de publicações Estudos Emergência Covid e o lançamento do seu primeiro artigo, um  estudo sobre o uso de dados no setor social.

E agora, passados 12 meses de imersão neste cenário de emergência, quais os desafios e oportunidades vem se construindo para a produção de conhecimento no campo? Que lacunas de dados e análises são estratégicas e precisamos conseguir preencher nos próximos anos? Que esforços de colaboração e coordenação precisam ser priorizados na produção de conhecimento? Que formas de fazer e paradigmas da produção de conhecimento precisamos rever e transpor?

Puxam a conversa

Marcos Silveira

Fundação José Luiz Egydio Setubal Saiba mais

Janine Mello

IPEA Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford