Conhecimento

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
26.03.2021
10h30 - 12h30

Cada vez mais, dados e evidências têm se mostrado aliados imprescindíveis para a  implementação de estratégias de transformação social sólidas e de longo prazo. Isso se aplica tanto às agendas de trabalho da filantropia, como ao próprio desenvolvimento do campo como um todo. 

Em 2019, o GIFE criou o Grupo de Conhecimento, formado por algumas das principais organizações produtoras de conhecimento do campo da filantropia para dialogar sobre oportunidades,  desafios e lacunas na produção de conhecimento. No mesmo ano, a lançamos também o Mosaico – Portal de Dados do Investimento Social, que abriga  dados e análises aprofundadas do Censo GIFE 2018; a Base de Projetos, plataforma que agrega iniciativas executadas e financiadas por investidores sociais; e o Diretório de Pesquisas, que reúne as principais pesquisas, publicações e plataformas que congregam dados sobre o campo.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, a articulação pela produção de dados e evidências ficou ainda mais fortalecida. Um dos destaques da atuação filantrópica entre março e dezembro de 2020, foi justamente a produção célere, intensa e em tempo real de dados, informações e conhecimento em diversas áreas, sobre o enfrentamento e os impactos da Covid-19 no setor. Em poucos meses, investidores sociais e organizações intermediárias do campo, OSC, consultorias e acadêmicos produziram sistematizações, estudos e pesquisas que envolveram a coleta de dados sobre os recursos investidos e a atuação dos mais diversos atores do campo da filantropia e do ISP. Neste contexto, outra iniciativa em rede do GIFE que ilustra tal articulação, foi a criação de um grupo de trabalho de investidores sociais com foco na emergência, a partir do qual foi produzido um documento com diretrizes para atuação do campo durante a crise, bem como foi lançada a plataforma Emergência Covid-19, que reúne um rol de informações sobre a atuação dos investidores sociais na pandemia, além de  iniciativas, campanhas e fundos. Um dos produtos desse trabalho foi a produção da série de publicações Estudos Emergência Covid e o lançamento do seu primeiro artigo, um  estudo sobre o uso de dados no setor social.

E agora, passados 12 meses de imersão neste cenário de emergência, quais os desafios e oportunidades vem se construindo para a produção de conhecimento no campo? Que lacunas de dados e análises são estratégicas e precisamos conseguir preencher nos próximos anos? Que esforços de colaboração e coordenação precisam ser priorizados na produção de conhecimento? Que formas de fazer e paradigmas da produção de conhecimento precisamos rever e transpor?

Puxam a conversa

Marcos Silveira

Fundação José Luiz Egydio Setubal Saiba mais

Janine Mello

IPEA Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Fundação Bradesco

Master

Itaú Social
Vale

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Gerdau
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Humanize
Instituto ACP
Instituto ALCOA
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho

Parceiros de comunicação

O Povo