Filantropia Colaborativa

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
24.03.2021
10h30 - 12h30

O ecossistema da filantropia e do investimento social privado no Brasil evoluiu, ampliou-se e desenvolveu-se. Avançamos na criação e adoção de práticas e capacidades. O campo expandiu-se e diversificou-se, incorporando mais e novos atores de perfis variados.

Essas conquistas reforçam o sentido e a importância de pensarmos novas camadas e etapas de construção para a ação coletiva – no setor e na sociedade de forma ampla – que estejam cada mais sintonizadas com as transformações, as demandas e os novos desafios que os contextos global e locais nos trouxeram nas últimas décadas.

Para isso, existem oportunidades e espaço para transpormos novas fronteiras no que diz respeito à ação coletiva e colaborativa. 

A ação colaborativa pode ser aplicada na busca por uma maior articulação e eficiência entre todos que já atuamos no setor, ou como instrumento para o desenvolvimento de novas arquiteturas que permitam que outros e mais atores mobilizem ou somem recursos para a ação.

Temos visto crescer nos últimos anos, de forma cada vez mais intensa, a variedade dessas novas arquiteturas – com a criação de fundos, redes, alianças, coalizões, organizações gestoras de recursos filantrópicos, entre outros formatos variados de coinvestimento –, que permitem e contribuem para desenvolver os modos de ação coletiva e colaborativa no setor. A resposta do setor na pandemia é prova disso e foi um grande laboratório para colocar em prática ideias que já estavam muito incorporadas no discurso do campo.

Em agosto de 2020, no trilho do Congresso, lançamos o livro Filantropia Colaborativa que planta a semente dessa ideia de filantropia colaborativa que queremos aprofundar nesta oficina.

Como avançar, criar e recriar, inventar e reinventar caminhos e formas de evoluirmos nessa trilha colaborativa em consonância com a realidade presente e pautados pelos desafios do século XXI?

Puxam a conversa

Benjamin Bellegy

WINGS Saiba mais

Giuliana Ortega

Consultora sênior, Laudes Foundation Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford