Carregando...

Grantmaking

Exclusivo para inscritos Grupo de colaboração
05/11/2020 – 14h00 às 17h00

Os Grupos de Colaboração são ciclos de intercâmbio de práticas e experiências pelos participantes em torno de temas nucleares para a ação cotidiana e efetividade no setor e fazem parte da programação fechada do 11º Congresso GIFE, sendo assim exclusivas para inscritos no Congresso.

Sobre este Grupo de Colaboração:

O tema inaugural desta atividade será Grantmaking. A prática de doação (grants), de forma estruturada para organizações ou iniciativas da sociedade civil, também conhecida como grantmaking, tem se difundido no Brasil nos últimos anos. Seus contornos e práticas, no entanto, carecem de reflexão e profundidade. O trabalho do grupo de colaboração busca estimular uma reflexão sobre questões centrais que permeiam a prática de grantmaking partir de uma perspectiva institucional e debater aspectos que articulam essa modalidade como agenda pública e também prática filantrópica.

Palestrantes

Iara Rolnik

É diretora de programas do Instituto Ibirapitanga. Socióloga pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Demografia pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, bolsista do IRD –Institut de Recherche pour le Développement, na França, com estágio acadêmico na Universidade de Córdoba, na Argentina, e na Universidade IUAV de Veneza, na Itália. Desenvolveu sua trajetória em pesquisa social e urbana no universo acadêmico e em organizações da sociedade civil voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas e direitos humanos. No campo do fortalecimento da sociedade civil no Brasil, atuou como consultora da Secretaria-Geral da Presidência da República e, mais recentemente, como gerente de conhecimento do GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, tendo produzido estudos e pesquisas de referência sobre esse campo no Brasil.

Andre Degenszajn

É diretor-presidente do Instituto Ibirapitanga. Foi Secretário-Geral do GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas entre 2013 e 2017. É mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Foi um dos fundadores e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos e é membro do Conselho da Oxfam Brasil.

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Bradesco

Master

Itaú Social

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Instituto Unibanco
Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Gerdau
Humanize
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho