Investimentos e Negócios de Impacto

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
26.03.2021
14h00 - 16h00

Já há vários anos, o investimento social privado vem se aproximando do campo dos negócios de impacto social e ambiental. Segundo o último Censo GIFE,  o volume de recursos repassados aumentou em 2018. Entre os investidores sociais que ainda não se relacionam com essa agenda, apenas 18% não tem intenção de atuar, demonstrando o enorme interesse da filantropia pelos negócios de impacto social. 

Esse acercamento entre os dois campos fez-se em paralelo à própria evolução do ecossistema de investimento e negócios de impacto social no Brasil. Esse ecossistema evoluiu enormemente ao longo da última década e em especial nos últimos anos. Esse desenvolvimento tem influenciado o modo de fazer filantropia, somando novas camadas e debates.

As reflexões sobre a atuação das empresas na sociedade e sua corresponsabilidade pelos desafios coletivos, por um lado, e a busca da ação filantrópica por novas estratégias que enderecem os desafios acumulados, por outro, aumentaram o interesse da filantropia por estratégias que dialogam com o apoio a investimentos e negócios de impacto.

Em outubro de 2015, a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, na época chamada Força Tarefa de Finanças Sociais, lançou uma publicação com 15 recomendações prioritárias, com vistas a dar continuidade à consolidação do mercado de Investimento de Impacto. No ano seguinte, criou-se no GIFE a Rede Temática de Investimento e Negócios de Impacto.  Em 2018 o GIFE lançou uma publicação que aprofunda o olhar sobre a relação da filantropia e os negócios de impacto.

5 anos depois, em 2020, a Aliança fez uma balanço dos avanços e, com base em estudos, escutas e colaborações, 9 novas recomendações foram estruturadas para avançar a agenda dos investimentos e negócios de impacto no Brasil até 2025. 

Como a filantropia e o investimento social podem contribuir para aumentar o número e a qualidade dos modelos de negócio comprometidos em resolver problemas socioambientais? Como o setor pode potencializar as organizações intermediárias que qualificam as conexões desse campo e apoiar a estruturação de um macroambiente favorável? Quais são as prioridades do investimento social privado para somar avanços na agenda dos investimentos e negócios de impacto no Brasil?

Puxam a conversa

Adriana Barbosa

Feira Preta Saiba mais

Celia Cruz

ICE Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford