Investimentos e Negócios de Impacto

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
26.03.2021
14h00 - 16h00

Já há vários anos, o investimento social privado vem se aproximando do campo dos negócios de impacto social e ambiental. Segundo o último Censo GIFE,  o volume de recursos repassados aumentou em 2018. Entre os investidores sociais que ainda não se relacionam com essa agenda, apenas 18% não tem intenção de atuar, demonstrando o enorme interesse da filantropia pelos negócios de impacto social. 

Esse acercamento entre os dois campos fez-se em paralelo à própria evolução do ecossistema de investimento e negócios de impacto social no Brasil. Esse ecossistema evoluiu enormemente ao longo da última década e em especial nos últimos anos. Esse desenvolvimento tem influenciado o modo de fazer filantropia, somando novas camadas e debates.

As reflexões sobre a atuação das empresas na sociedade e sua corresponsabilidade pelos desafios coletivos, por um lado, e a busca da ação filantrópica por novas estratégias que enderecem os desafios acumulados, por outro, aumentaram o interesse da filantropia por estratégias que dialogam com o apoio a investimentos e negócios de impacto.

Em outubro de 2015, a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, na época chamada Força Tarefa de Finanças Sociais, lançou uma publicação com 15 recomendações prioritárias, com vistas a dar continuidade à consolidação do mercado de Investimento de Impacto. No ano seguinte, criou-se no GIFE a Rede Temática de Investimento e Negócios de Impacto.  Em 2018 o GIFE lançou uma publicação que aprofunda o olhar sobre a relação da filantropia e os negócios de impacto.

5 anos depois, em 2020, a Aliança fez uma balanço dos avanços e, com base em estudos, escutas e colaborações, 9 novas recomendações foram estruturadas para avançar a agenda dos investimentos e negócios de impacto no Brasil até 2025. 

Como a filantropia e o investimento social podem contribuir para aumentar o número e a qualidade dos modelos de negócio comprometidos em resolver problemas socioambientais? Como o setor pode potencializar as organizações intermediárias que qualificam as conexões desse campo e apoiar a estruturação de um macroambiente favorável? Quais são as prioridades do investimento social privado para somar avanços na agenda dos investimentos e negócios de impacto no Brasil?

Puxam a conversa

Adriana Barbosa

Feira Preta Saiba mais

Celia Cruz

ICE Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Fundação Bradesco

Master

Itaú Social
Vale

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Gerdau
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Humanize
Instituto ACP
Instituto ALCOA
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho

Parceiros de comunicação

O Povo