Empresas e Sociedade:

Propósito, impacto e a busca por novos paradigmas

Aberto ao público Semana do Investimento Social
05.08.2020
10h00 - 12h00

Empresas e Sociedade: propósito, impacto e a busca por novos paradigmas

O que significa responsabilidade para uma empresa no contexto atual? Como ir além das práticas já incorporadas de minimização de danos? Como as empresas servem à sociedade? Quais as demandas sociais frente a utilização dos recursos naturais? Há espaço para o ativismo empresarial hoje? Como equilibrar demandas cada vez maiores de geração e manutenção de emprego e outras necessidades sociais? Como a governança de uma empresa se relaciona com tudo isso e qual o seu papel?

Já há algumas décadas existe no universo empresarial um movimento que busca repensar o papel e a atuação das empresas na sociedade. Muito temos avançado na direção de uma compreensão ampla de que, para além das contribuições mais intrínsecas à ação empresarial – como geração de emprego e renda, movimentação da economia, pagamento de impostos contribuindo de forma significativa com o orçamento público – é preciso responsabilidade social no que diz respeito a sua relação com funcionários, fornecedores, comunidades do entorno, entre outros. Além disso, também houve avanços no que diz respeito a minimizar possíveis impactos negativos, por exemplo, em relação ao meio ambiente – na utilização de matérias primas e recurso naturais, emissões de CO2 em cadeias logísticas, entre tantas outras. 

No entanto, a sociedade tem se transformado de forma cada vez mais rápida. Os desafios coletivos do século XXI tem se mostrado muito complexos e, ao mesmo tempo, urgentes para que possamos construir sociedades mais justas e mais felizes, onde todos –  inclusive as próprias empresas – possam se beneficiar. Por isso, as respostas a esses desafios nos demandam mais: mais engajamento, mais proatividade, mais velocidade, mais prioridade, mais correposnabilidade de todos que formamos a coletividade, incluindo o setor privado.

Com o cenário inédito que se desenrolou com a crise da Covid-19, esses desafios foram potencializados. Muitas empresas foram profundamente impactadas por ele, mas também muitas delas – algumas que já atuavam no investimento social privado e outras que não tinham histórico de atuação – iniciaram um movimento de doação e inovação para atender às enormes necessidades.

A partir de premissas como ética, responsabilidade e valor compartilhado, esse painel se propõe a celebrar os avanços desse movimento de resposta aos impactos da pandemia, mas também a instigar a conversa sobre a relação sociedade-empresas, a partir do debate sobre impacto, propósito e responsabilidade. Com o objetivo de gerar reflexões e trazer provocações sobre como é possível ir além no que diz respeito a atuação das empresas e seguir avançando em uma velocidade conectada a urgência dos desafios postos, considerando que a construção do amanhã é uma rotina diária.

Palestrantes

Americo Mattar

Fundação Telefônica Vivo Saiba mais

Tarsila Ursini

Conselheira Independente Saiba mais

Marina Cançado

XP Inc Saiba mais

Luana Génot

Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford