Investimento Social Empresarial

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
26.03.2021
14h00 - 16h00

O Investimento Social Empresarial é parte da origem e da história do GIFE e do próprio conceito de investimento social privado no Brasil. As empresas e seus institutos e fundações são o grupo mais expressivo em termos de volume de investimento e número de organizações no investimento social brasileiro. 

No último Censo GIFE, 65% dos respondentes eram de origem empresarial. E dos 3,25 bilhões investidos em 2018, quase 80% vieram da filantropia empresarial. Em 2020, 85% das doações dirigidas para o enfrentamento da emergência foram realizadas pelo setor privado. Esses números contam da importância da atuação das empresas na filantropia. 

Por conta disso, no GIFE, temos nos dedicado bastante a estudar esse perfil de investidor social – das tendências e práticas do investimento social empresarial ao tema do alinhamento entre o investimento social privado e o negócio

Nos últimos anos as reflexões ganharam muitas novas camadas.

No âmbito do Congresso abordamos esse tema na mesa que aconteceu na semana de abertura do evento, em agosto. A mesa Empresas e Sociedade trouxe reflexões sobre a atuação das empresas nos nossos desafios públicos. Voltamos a pautar o tema em fevereiro com a mesa Nova Economia, parte da série Diálogos Contemporâneos.

A demanda por um ambiente empresarial renovado, sintonizado à agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incorpore  indicadores sociais e ambientais de longo prazo e preocupado com a atuação da sua cadeia de fornecedores, ganha amplitude pela demanda da sociedade e dos investidores. Exemplos disso são o aumento de fundos   – acelerados durante a pandemia – que seguem o critério ESG (environmental, social and corporate governance) como parâmetro de investimento e a tendência do ‘capitalismo de stakeholders’, no qual o foco da empresa recai na produção de valor positivo para toda a sociedade e não apenas no resultado financeiro voltado a seus acionistas.

Tendo em vista todo esse acúmulo e os novos desafios que o contexto presente aprofunda, em que sentido deve caminhar o investimento social empresarial no Brasil?

Puxam a conversa

Americo Mattar

Fundação Telefônica Vivo Saiba mais

Regina Esteves

Comunitas Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Fundação Bradesco

Master

Itaú Social
Vale

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Gerdau
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Humanize
Instituto ACP
Instituto ALCOA
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho

Parceiros de comunicação

O Povo