Investimento Social Empresarial

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
26.03.2021
14h00 - 16h00

O Investimento Social Empresarial é parte da origem e da história do GIFE e do próprio conceito de investimento social privado no Brasil. As empresas e seus institutos e fundações são o grupo mais expressivo em termos de volume de investimento e número de organizações no investimento social brasileiro. 

No último Censo GIFE, 65% dos respondentes eram de origem empresarial. E dos 3,25 bilhões investidos em 2018, quase 80% vieram da filantropia empresarial. Em 2020, 85% das doações dirigidas para o enfrentamento da emergência foram realizadas pelo setor privado. Esses números contam da importância da atuação das empresas na filantropia. 

Por conta disso, no GIFE, temos nos dedicado bastante a estudar esse perfil de investidor social – das tendências e práticas do investimento social empresarial ao tema do alinhamento entre o investimento social privado e o negócio

Nos últimos anos as reflexões ganharam muitas novas camadas.

No âmbito do Congresso abordamos esse tema na mesa que aconteceu na semana de abertura do evento, em agosto. A mesa Empresas e Sociedade trouxe reflexões sobre a atuação das empresas nos nossos desafios públicos. Voltamos a pautar o tema em fevereiro com a mesa Nova Economia, parte da série Diálogos Contemporâneos.

A demanda por um ambiente empresarial renovado, sintonizado à agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incorpore  indicadores sociais e ambientais de longo prazo e preocupado com a atuação da sua cadeia de fornecedores, ganha amplitude pela demanda da sociedade e dos investidores. Exemplos disso são o aumento de fundos   – acelerados durante a pandemia – que seguem o critério ESG (environmental, social and corporate governance) como parâmetro de investimento e a tendência do ‘capitalismo de stakeholders’, no qual o foco da empresa recai na produção de valor positivo para toda a sociedade e não apenas no resultado financeiro voltado a seus acionistas.

Tendo em vista todo esse acúmulo e os novos desafios que o contexto presente aprofunda, em que sentido deve caminhar o investimento social empresarial no Brasil?

Puxam a conversa

Americo Mattar

Fundação Telefônica Vivo Saiba mais

Regina Esteves

Comunitas Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford