Carregando...

Filantropia pelo Brasil: Panorama e Perspectivas

Correalização: RIS Curitiba, RIS DF, RIS Interior Paulista e RIS Nordeste
Aberto ao público [Webhour] Pautas ISP
30/09/2020 – 17h00 às 19h00

O campo da filantropia e do investimento social ampliou-se e desenvolveu-se muito no Brasil ao longo das últimas décadas. Porém isso não aconteceu de forma igual em todo país. Além disso, sendo o Brasil um país tão diverso, os contextos tão particulares de cada região traduzem-se em necessidades, prioridades e desafios também muito diferentes. 

Como parte da agenda pública e da busca por soluções e respostas aos desafios históricos e contemporâneos que têm se mostrado cada vez mais urgentes, a filantropia e o investimento social em cada canto do país pode ter expressões muito variadas, dialogando com frequência com realidades absolutamente diferentes. Ao mesmo tempo, o campo encontra-se, em cada região, em um estágio diferente de desenvolvimento, com fronteiras prioritárias também diversas, ainda que com pontos comuns e convergentes.

Neste webhour buscaremos trazer esse panorama da atuação do setor Brasil adentro por meio de vozes de investidores sociais que atuam em diferentes regiões do país, exercendo também um papel fundamental no desenvolvimento, ampliação e articulação do campo em nível regional.

Interação da mesa

Palestrantes

Camila Stefanelli Meireles

Formada em marketing, pós graduada em administração pela FGV, e após atuar alguns anos na área de negócio em uma multinacional, resolveu sair e trabalhar por propósito maior, fundou uma ong em Campinas- SP, e há mais de 10 anos atua no terceiro setor, com experiência na coordenação de instituto empresarial, área de responsabilidade social corporativa, desenvolvimento de projetos de mobilização e programas de voluntariado.
Atualmente é responsável pela área de gestão de parcerias da Fundação FEAC, onde realiza articulação e mobilização da iniciativa privada, e parceiros estratégicos para a instituição. Além de participar da coordenação da Rede de Investidores Sociais do Interior Paulista.

Roberta Abreu

Especialista em COACHING E LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PESSOAS pelo Centro Universitário Euro-Americano e GESTÃO SOCIAL: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos pela Universidade do Norte do Paraná e bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela PUC/RIO. Profissional com mais de 13 anos de experiência em Responsabilidade Social Empresarial – RSE; Investimento Social Privado; Gerenciamento de Projetos Sociais e Voluntariado; terceiro Setor. Atualmente, Coordenadora do Instituto Bancorbrás.

Beatriz Cunha Fiuza Barros

É uma empreendedora apaixonada por educação e por negócios de impacto social. Foi co-fundadora do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, que dirigiu por sete anos, promovendo melhorias na qualidade de vida de milhares de famílias em zonas de risco de Fortaleza, por meio da arte e do esporte. Antes disto, trabalhou como fotógrafa e produtora cultural por dez anos, no Brasil e no exterior. É formada em Comunicação Social pela Unifor, em Fotografia pela Université Paris 8, mestre em Antropologia Visual e da Mídia pela Freie Universität (Berlim), e está concluindo uma especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Uni7. Tem dois filhos com outro empreendedor desarrazoado e muita fome de mundo. E acredita que somos todos seres coletivos, conectados uns aos outros e co-responsáveis pelo mundo onde vivemos.

Eliziane Gorniak

É a atual diretora do Instituto Positivo. É mestre em Sustentabilidade e Gestão Ambiental, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e graduada em Educação Física. Líder MLG, está cursando o programa de pós-graduação em Liderança e Gestão Pública.
Com mais de 16 anos de atuação no terceiro setor, além da sua atuação no Instituto Positivo, integra o conselho de conduta do Grupo Positivo e leciona como professora convidada em diversos cursos de pós-graduação. Participou da fundação do Instituto Positivo e do Instituto HSBC Solidariedade. Foi responsável pelo projeto social do tradicional Coral do HSBC, pelo processo de seleção e monitoramento de mais de 500 projetos sociais no Brasil, pela coordenação de programas de voluntariado corporativo e pela aplicação dos recursos advindos de produtos sociais, entre eles o Cartão de Crédito HSBC Solidariedade, o qual beneficiou a expansão das atividades da Pastoral da Criança. Na Federação dos bancos – Febraban, atuou por dois anos na coordenação de incentivos fiscais para a área da Infância e Adolescência.
Na América Latina, coordenou a expansão de um projeto social regional, na área da Educação Emocional, que beneficiou 12 países durante quatro anos. Foi idealizadora e, atualmente, é uma das coordenadoras da Rede de Investidores Sociais de Curitiba – RIS, rede local ligada ao GIFE.
Como voluntária, integra conselhos consultivos de OSCs em Curitiba e é conselheira eleita do Conselho de Segurança do bairro onde reside, além de acumular experiências de voluntariado na África.

Marcos Ribeiro da Costa Erthal Tardin

É Gerente-Geral da Fundação Demócrito Rocha. É jornalista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1985. Em 2011 concluiu o MBA Internacional em Gestão de Negócios pela MRH / Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou como redator das revistas Ele & Ela, Manchete e Geográfica Universal, da Bloch Editores; foi repórter do jornal O Globo e redator, subeditor e editor no Jornal do Brasil. Vive em Fortaleza desde 2000, sempre trabalhando no Grupo de Comunicação O POVO, onde exerceu as funções de secretário de Redação, editor-executivo do Núcleo de Negócios e diretor de Redação do jornal O POVO; diretor de Jornalismo do Portal O POVO Online, diretor de Jornalismo, diretor de Operações e diretor executivo da TV O POVO e das rádios O POVO CBN (AM e FM) e Mucuripe. Desde novembro de 2013 exerce a função de gerente-geral da Fundação Demócrito Rocha. É também apresentador do programa Debates do POVO, que vai ao diariamente, de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, nas rádios O POVO CBN (AM e FM) e CBN Cariri.

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Bradesco

Master

Itaú Social

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Instituto Unibanco
Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Gerdau
Humanize
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho