Comunicação e Advocacy

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
25.03.2021
10h30 - 12h30

Comunicação, advocacy e incidência são agendas que ganham força na atuação do investimento social privado e filantropia no Brasil e no mundo.

Comunicação de causas e a construção de narrativas engajadoras se mostram como uma fronteira importante para caminhar na direção de maior impacto nas agendas com as quais se atua, bem como na próprio fortalecimento da ação coletiva e cidadã, incluindo a valorização do ISP e da filantropia e da sociedade civil de forma ampla. Expressões como “furar a bolha” e aprender a comunicar-se “com quem pensa diferente” tornaram-se comuns nas reflexões do campo. Ao mesmo tempo, as profundas transformações que as redes sociais e outras dinâmicas trazidas pela tecnologia nos incitam a rever as estratégias de comunicação em um nível profundo.

Junto desse movimento, os contextos locais e global também nos convocam a uma necessidade crescente de mais posicionamento e uma papel ainda mais ativo de acompanhamento e fiscalização da ação do estado e das políticas públicas, ao mesmo tempo que demandam uma organização maior para que as diferentes vozes que compõem uma sociedade sejam escutadas e participem do debate público. Ao mesmo tempo, a ideia de advocacy e incidência se amplifica para além das instância de governo e passa a incluir outros atores como o setor privado, a imprensa, pares, etc.

A pandemia soma-se a tudo isso como um ingrediente mais nesse sentido. Mediante os enormes desafios que já se colocam e que ainda estão por vir no pós-Covid, a preocupação de diversos atores do campo da filantropia e do ISP é o de não regredir nos avanços conquistados coletivamente pela sociedade brasileira. Não por acaso, em 2020 o advocacy esteve mais presente no debate interno das organizações e ganhou mais destaque estratégico no ISP, mostrando que o campo precisa valer-se da influência e dos espaços aos quais tem acesso para investir, fortalecer e incidir em políticas públicas, partindo do princípio de que cada setor tem seu papel e suas atribuições no espaço público.

O que precisamos priorizar para aumentar a nossa capacidade de comunicação e potencializar estratégias de advocacy?

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