Inclusão Produtiva

Exclusivo para inscritos Oficina temática colaborativa
25.03.2021
10h30 - 12h30

A inclusão produtiva se refere às iniciativas de geração de renda e de formação para o mercado de trabalho. Um tema que aqui no Brasil tem uma importância enorme por conta dos números que medem o tamanho da nossa pobreza, da falta de acesso à educação de qualidade universal e da falta de equidade de oportunidades no país. 

Dados do IBGE indicam que quase 55 milhões de brasileiros vivem em situação de pobreza e mais de 15 milhões de brasileiros vivem em pobreza extrema. Um cenário que tem piorado ainda mais por causa de uma crise global do emprego, que atingiu muitos países, mas principalmente a América Latina e atualmente tem se agravado ainda mais por conta da pandemia. Dado esse desafio imenso, a inclusão produtiva vem ganhando cada vez mais espaço na atuação do investimento social como uma estratégia de contribuição para a reduzir a pobreza de maneira sustentável no longo prazo e assim as nossas imensas desigualdades. 

Iniciativas e estratégias de inclusão produtiva tem de muitos tipos. E cada uma delas tem os seus desafios. Os projetos mais conhecidos de inclusão produtiva são aqueles que buscam inserir pessoas no mercado de trabalho. No entanto, temos visto ocorrer a redução dos postos de trabalho e um aumento do nível de exigência de qualificação nas empresas.  Outro caminho que tem ganhado bastante espaço nos programas de inclusão produtiva é o estímulo ao empreendedorismo. 

A necessidade de reconstrução econômica também deve ampliar o olhar para temas relacionados ao desemprego, geração de renda, empreendedorismo, inclusão produtiva e futuro do trabalho, considerando que a digitalização, ao mesmo tempo em que encerra muitos postos de trabalho presenciais, contribui para criação de novos e para a desregionalização do trabalho.

Como a filantropia e o investimento social podem se somar e ampliar a sua contribuição nesse movimento?Dada toda essa complexidade e urgência, como podemos fomentar novas formas e estratégias de inclusão produtiva?

Puxam a conversa

Vivianne Naigeborin

Fundação Arymax Saiba mais

Paulo Boneff

Gerdau Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford