Semana do Investimento Social - 9º Congresso GIFE

Uma das novidades da 9ª edição do Congresso GIFE é a proposta de organizar uma Semana do Investimento Social, garantindo, além da programação oficial do Congresso, uma série de outras atividades ao longo semana, propostas e promovidas por associados, parceiros e organizações que trabalham com investimento social, seguindo os moldes de outros eventos, como a Virada Sustentável, por exemplo.

A ideia é, assim, ampliar na sociedade as discussões sobre investimento social de maneira descentralizada e gratuita, em qualquer espaço para além da Fecomercio, inclusive em outros estados.

 

confira a programação e participe

As atividades são gratuitas e foram propostas por associados, parceiros e organizações que trabalham temáticas relacionadas ao investimento social. Fique atento ao local e horário.

Metodologias de avaliação de programas sociais

Apresentação das diferentes metodologias de avaliação utilizadas pelo Instituto Votorantim nos programas de educação e dinamismo econômico, com o intuito de compartilhar nossas experiências e debater o tema com o setor.

Projeto “de grão em grão” – Transformando a Cadeia por uma Alimentação Saudável

Apresentação do projeto “de grão em grão”, projeto integrado da Fundação Cargill que tem o objetivo de apoiar a produção, a oferta e o despertar para o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade. O momento será de proporcionar um espaço de troca de conhecimentos, com o objetivo de compartilharmos nossa experiência e debater o tema da alimentação com o setor.

Investimento social familiar e legado social

A ideia do evento é conversar tanto com investidores sociais quanto especialistas no assunto para tratar de temas como os desafios do investimento social familiar, a relação entre família e empresa e como potencializar os legados do investimento social.


Tour Na Responsa: Lynx mostra como a Ambev alinha investimento social e negócio

Breve caminhada na comunidade de Heliópolis onde os jovens do projeto Na Responsa e os gestores da Ambev irão apresentar a iniciativa e como estes jovens se tornaram agentes de transformação social e influenciadores da prevenção do consumo indevido de álcool. Além de um bate papo com os jovens, iremos visitar a rádio comunitária e o Polo Cultural.

Comunicação de Causas- Campanhas de Mudança de Atitude, Mobilização e Investimento Social

Partindo do princípio que a comunicação provoca mobilização social e que a publicidade deve ser cidadã, capaz de fazer campanhas de mudança de atitude, a ALMA Comunicação e Causa e a ESPM Social propõem um debate a respeito da Comunicação de Causas.

Paradas Cariocas como investimento social privado – Evento no Rio de Janeiro/RJ

Política pública desde abril de 2015 na cidade do Rio de Janeiro, o Programa Paradas Cariocas segue o modelo de sucesso presente em outras cidades, como São Paulo, Boston e San Francisco, nos Estados Unidos e torna-se uma eficaz estratégia de investimento social privado.


Casa do Povo: Construindo a cidade juntos – 60 anos de memória, arte e política

A visita pretende não só apresentar parte da história da instituição como apontar sua relevância hoje no cenário cultural da cidade. Passando pelos diversos espaços do prédio, o público conhecerá um marco arquitetônico da cidade e será convidado a repensar o papel da cultura, a importância do trabalho local, do fortalecimento da sociedade civil, e da necessidade de realizar um trabalho de memória e de preservação do nosso patrimônio para entender como ampliar a atuação das iniciativas privadas de interesse público.

Webinário: ONGs em rede alavancam investimento social

Por meio de experiências com a Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento, a Streetfootballworld Brasil oferecerá um webinário baseado em um caso concreto de cocriação de uma rede, abordando as experiências de trabalhar em conjunto, com foco em desafios e possibilidades de escala.

Um olhar sobre inclusão e sobre como investir para mudar a percepção da sociedade em relação à síndrome de Down

Roda de Conversa sobre o que motiva e norteia os investimentos do Instituto Alana em pesquisas cujo impacto se dá na mudança de percepção da sociedade brasileira em relação às pessoas com alguma deficiência – em especial, aquelas que têm síndrome de Down.


Roda de Diálogo: metodologia e prática

A roda de diálogo é uma metodologia baseada nos Círculos de Construção de Paz descritos pela canadense Kay Pranis.

A importância da cocriação para o investimento social privado – Evento no Rio de Janeiro/RJ

O objetivo da atividade é abordar a importância da cocriação da estratégia de investimento privado com todos os públicos de interesse da empresa, principalmente os beneficiários do projeto.

Como Desenvolver Ferramentas para Liderar Colaborativamente na Construção das Relações Público/Privadas

O objetivo da oficina é refletir e discutir sobre as habilidades e a atuação requerida às novas lideranças empresariais num ambiente de mundo conectado e desigual, onde a inovação na articulação entre o econômico, o social e o ambiental são fundamentais para promover transformações desejadas.


Organizações e Empreendedorismo na Sociedade da informação

O encontro “Organizações e Empreendedorismo na Sociedade da Informação” busca o diálogo entre a universidade e o terceiro setor no que diz respeito aos desafios do investimento social privado frente à sociedade da informação.

Carta Aberta aos Investidores Socais Privados do Paraná – Evento em Curitiba/PR

Durante a Semana do Investimento Social 2016, a Rede de Investidores Sociais do Paraná realizará o lançamento da Carta Aberta aos Investidores Sociais do Paraná, com o objetivo de organizar e apoiar os investimentos sociais privados da região.

Projeto Alquimia – Evento em Caxias do Sul/RS

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio a Secretaria do Meio Ambiente-SEMMA, oportunizará palestras para escolas e comunidades em geral com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha e do descarte correto, bem como demonstrar e incentivar a utilização do produto na produção de biodísel, este é o fundamento do PROJETO ALQUIMIA DO ÓLEO. O Instituto Elisabetha Randon, estará apoiando esta atividade, na semana do Investimento Social, oferecendo as palestras para 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, de Caxias do Sul.

Educação integral transformadora: como o investimento social privado em educação favorece o desenvolvimento comunitário

A partir da troca de experiências, construção coletiva entre os participantes, e apresentação de caso, esse encontro se propõe a explorar quais condições favorecem que o investimento social privado em educação integral promova transformações comunitárias sustentáveis.


Marco Legal da Primeira Infância: O Direito ao Cuidado

Mesa redonda promoverá uma reflexão sobre o Marco Legal da Primeira Infância e o impacto do implemento de direitos como a licença-paternidade na vida de crianças.

Como aliar o Investimento Social ao voluntariado

Encontro entre empresas e organizações da sociedade civil focado em discutir e entender como o voluntariado pode complementar investimentos financeiros. O Atados fará uma apresentação de alguns casos de atuação e os participantes irão coletivamente identificar oportunidades de alinhamento entre voluntariado e Investimento Social Privado.

Ocupação Person

Por meio de fotos, textos, áudios e vídeos, a exposição convida o público para mergulhar no processo de criação de filmes como O Caso dos Irmãos Naves (1967) e São Paulo Sociedade Anônima (1965) – considerado um dos maiores trabalhos do cinema nacional.


Exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural

A exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural completa um ciclo. Iniciado em 2011, quando esse acervo começou a ser apresentado. Passou por sete cidades e agora chega à sede do instituto.

III Encontro Anual do Centro de Referência em Governança Social Integrada

O Centro de Referência em Governança Social Integrada (CRGSI), da Fundação Dom Cabral, realizará seu III Encontro Anual, que tem o objetivo de divulgar e disseminar os produtos das pesquisas do CRGSI realizadas durante o ano de 2015, assim como apresentar frentes de trabalho para o ano de 2016, promovendo dinâmicas e debates.

Avaliação e Agenda Política: como dar mais voz a sua organização?

Usando um jogo de tabuleiro como disparador, a roda pretende dialogar sobre a relação entre avaliação, aprendizagem e agendas políticas organizacionais.


Diálogo Aberto sobre Consumo, Alimentação e Resíduos

Quais os impactos sociais e ambientais que a nossa escolha de consumo alimentar, desde o ato da compra ao preparo e descarte, tem gerado no mundo? Estas e outras questões serão abordadas por convidados num diálogo interativo. Ao final do encontro, haverá uma coleta de depoimentos feita pela Museu da Pessoa.

Uma análise do uso da Lei de Incentivo ao Esporte como ferramenta de Investimento Social Privado

No seminário será feita uma análise dos projetos aprovados pelo Ministério do Esporte no âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte, bem como da captação de recursos para esses projetos.

Safári na Avenida Paulista

Percurso guiado pela Avenida Paulista, com foco nos espaços criados a partir da interface entre atores sociais privados e o Estado.


Como Remunerar por Impacto? A Evolução dos Títulos de Impacto Social

A partir de casos e experiências reais, esta apresentação visa discutir como esses mecanismos de captação de investidores para projetos de interesse social têm sido estruturados e quais as principais formas de medição e remuneração por impacto.

Tendências em Inovação Social para empresas – Evento no Rio de Janeiro/RJ

O seminário será organizado pelo Atados e discutirá sob a visão de Responsabilidade Social, RH e Marketing, as tendências em inovação social para empresas. O evento contará com apresentação de 5 palestrantes com os temas: engajamento, sustentabilidade na relação entre empresas e ONGs, a importancia de apoiadores de projetos, incentivos fiscais e intra-empreendedorismo.

Eficácia da aplicação de recursos dos fundos – FUMCAD e CONDECA: desafios e possibilidades

O objetivo do debate é discutir as possibilidades de arrecadação através destes fundos, bem como as suas aplicações no cumprimento de políticas públicas.


Curta Vitória Minas: desembarque no Memorial Minas Gerais Vale – Evento em Belo Horizonte/MG

Exibição de 15 curtas-metragens produzidos no projeto “Curta Vitória Minas” da Vale e Fundação Vale. A exibição inédita em Belo Horizonte será feita no Memorial Vale em 05 sessões para estudantes do projeto educativo do Museu e para o público em geral. Os curtas são fruto de histórias contadas por moradores de 15 cidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória Minas. Os atores e diretores também são moradores dessas cidades. Cada curta tem até 12 minutos de duração.

Como a desigualdade pode impactar o Brasil?

Este encontro traz a reflexão de como os investimentos sociais em descentralização de governança e poder e Direitos Humanos diminuem diretamente a desigualdade social e como ela é capaz de gerar novos caminhos e mudanças significativas no país.

A importância dos editais para o investimento social privado

A atividade apresentará a importância dos Editais para o investimento social privado. O evento é uma realização do Prosas, plataforma de lançamento e gestão de editais.


Ampliando o conceito e a aplicação da inovação social – Como o investimento social privado pode alavancar a inovação social?

A proposta deste debate é amplificar o entendimento de inovação social e suas aplicações, além de indicar caminhos para que o investimento social possa alavancar a inovação.

Palestra e Debate sobre captação de recursos em tempos de crise

Palestra com René Steuer sobre a captação de recursos em tempos de crise, seguido de debate conduzido por Silvia Naccache.

Indicadores de Impacto e a construção de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo na baixa renda

A atividade visa proporcionar um espaço de diálogo a respeito da construção de políticas públicas para o fomento ao microempreendedorismo e formação de capital social.


Debate online: Educação para o Desenvolvimento Humano

Lançamento do #ConexãoIED, mentoria online coletiva focada em aprendizagem, autoconhecimento, relações interpessoais e ética digital.

Projeto Alquimia – Evento em Caxias do Sul/RS

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio a Secretaria do Meio Ambiente-SEMMA, oportunizará palestras para escolas e comunidades em geral com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha e do descarte correto, bem como demonstrar e incentivar a utilização do produto na produção de biodísel, este é o fundamento do PROJETO ALQUIMIA DO ÓLEO. O Instituto Elisabetha Randon, estará apoiando esta atividade, na semana do Investimento Social, oferecendo as palestras para 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, de Caxias do Sul.

A lógica do design para o desenvolvimento de projetos de impacto social

A oficina tem como objetivo apresentar métodos de desenvolvimento de projetos baseados em empatia, cocriação, colaboração e experimentação entre diferentes profissionais e públicos beneficiários. Esses métodos tendem a gerar percepções novas e inesperadas sobre problemas sociais, tendo como consequência soluções mais inovadoras e abrangentes.

Capitalismo Consciente e o papel das Organizações da Sociedade Civil

Como gerar prosperidade de forma humanizada? O capitalismo consciente realça a importância de um comportamento organizacional em que o valor ‘fazer o bem’ implica em uma melhor percepção do negócio perante os stakeholders. Essa “nova onda” entende que criar valor à sociedade em um ambiente ganha-ganha é fundamental para maximizar o propósito da organização. A recente aproximação entre Empresas e Organizações da Sociedade Civil se consolida com o coroamento do conceito do capitalismo consciente e na atuação em parceria. As que já aderiam ao capitalismo consciente garantem que Empresas do bem lucram mais!


Curta Vitória Minas: desembarque no Memorial Minas Gerais Vale – Evento em Belo Horizonte/MG

Exibição de 15 curtas-metragens produzidos no projeto “Curta Vitória Minas” da Vale e Fundação Vale. A exibição inédita em Belo Horizonte será feita no Memorial Vale em 05 sessões para estudantes do projeto educativo do Museu e para o público em geral. Os curtas são fruto de histórias contadas por moradores de 15 cidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória Minas. Os atores e diretores também são moradores dessas cidades. Cada curta tem até 12 minutos de duração.

Desenvolvimento Sustentável – Uma Agenda de Todos

Será que a iniciativa privada maximiza seu potencial humano e intelectual para as ações de sustentabilidade? Cuidar e zelar por um desenvolvimento sustentável é uma agenda de TODOS!
Por isso Empresas, Institutos e Fundações Empresariais assumem um papel importante que vai além de destinar recursos a projetos de responsabilidade social, mas também estimular o engajando de seus funcionários nas ações socioambientais. Para esse debate enriquecedor convidamos a Natura, primeira empresa de grande porte que atingiu o certificado B Corp de sustentabilidade ou Sistema B que segue a linha do movimento capitalismo consciente. Também traremos à pauta a importância da agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e como esse assunto pode ser explorado nas organizações.

Metodologia Akatu LAB na estratégia de comunicação das empresas: impactos da Produção e do Consumo Sustentável

O Worklab colaborativo propõe-se a debater a importância da estratégia de comunicação das empresas para promoção de ações sustentáveis e o impacto dessas ações na cadeia de produção e consumo das empresas. O objetivo é refletir como metodologias de comunicação das empresas podem colaborar para uma transição acelerada para estilos mais sustentáveis de vida.


Relação público-privada para a educação aberta: um desafio

Encontro de cocriação para prototipar um projeto piloto de educação aberta (EA) e recursos educacionais abertos (REA), envolvendo produção de materiais educativos por professores e alunos da secretaria municipal de Educação de São Paulo. A capital paulista é atualmente a única cidade brasileira a ter uma política pública de REA, conforme o decreto 52.681/2011

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: desafios para governos, empresas e sociedade civil

Neste debate online será discutida a necessidade de uma ampla e criativa parceria entre governo, empresas e sociedade civil para o efetivo cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, os ODS.

Círculo de Conversa sobre Negócios de Impacto Social: Luzes e Sombras

Muito tem se falado sobre “Negócios de Impacto Social” ou “Investimento de impacto”. Mas será que esse campo avançou como se esperava? Quais são os dilemas e desafios de quem atua nesse campo sob a perspectiva de impacto social? Existem limites desse campo do ponto de vista financeiro e de impacto social? Que apoios e conexões são necessários para que negócios de impacto avancem? Algumas dessas perguntas serão debatidas num bate papo franco entre organizações do campo.

Escola Design Thinking e Pimp My Carroça

A Escola Design Thinking e o Pimp My Carroça se uniram para propor um desafio: como usar a abordagem do Design Thinking para resolver problemas sociais?

Curta Vitória Minas: desembarque no Memorial Minas Gerais Vale – Evento em Belo Horizonte/MG

Exibição de 15 curtas-metragens produzidos no projeto “Curta Vitória Minas” da Vale e Fundação Vale. A exibição inédita em Belo Horizonte será feita no Memorial Vale em 05 sessões para estudantes do projeto educativo do Museu e para o público em geral. Os curtas são fruto de histórias contadas por moradores de 15 cidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória Minas. Os atores e diretores também são moradores dessas cidades. Cada curta tem até 12 minutos de duração.


Cidade Vodu

A peça, encenada ao ar livre no pátio da Vila Itororó, pelo Teatro dos Narradores, aborda trajetórias de haitianos até o Brasil, cenas da ocupação militar no Haiti, comandada pelo Brasil; irrupções da cordialidade brasileira diante da presença haitiana, e a vida dos refugiados na cidade de São Paulo. Articulando teatro, cinema e música, coloca questões acerca do racismo inerente à nossa própria sociedade. Cidade Vodu estreou na MIT/SP e agora ca em temporada gratuita na Vila Itororó até o dia 15 de maio, de quinta a domingo.

Webinário Teoria de Mudança: do conceito à prática

A Teoria de Mudança é um método utilizado para descrever como transformações de longo prazo serão alcançadas. Durante o Webinário,o os participantes terão contato com o conceito e construirão uma Teoria para entendam a lógica e utilização.

Um Estudo Sobre o Voluntariado: engajamento, métricas e benchmark

Debate e dinâmica de estruturação do primeiro estudo sobre engajamento e voluntariado do Brasil. O objetivo do estudo é desenhar indicadores de mensuração de retorno do voluntariado, entender como aumentar o engajamento com programas sociais e transformar nas estratégias de voluntariado um benchmark para como lidarmos com os funcionários.

A importância da cocriação para o investimento social privado

O objetivo da atividade é abordar a importância da cocriação da estratégia de investimento privado com todos os públicos de interesse da empresa, principalmente os beneficiários do projeto.


O papel das OSCs no Brasil e a importância do engajamento de todos

Esse é o foco da Engaja Brasil que lança sua plataforma nessa semana do Congresso GIFE. Para fins da presente reflexão, teremos a honra de ouvir o Dr. Airton Grazzioli, curador de fundações do ministério público do estado de São Paulo, que possui vivência consolidada de mais de 20 anos nessa área. As Organizações da Sociedade Civil abriram um campo de investigação e de atuação nestes últimos vinte anos de grandes proporções no Brasil. A diversidade das atuações na área social pelas OSCs desencadeia processos de inovação cultural, social e política, capazes de renovar profundamente o Brasil. Essas ações têm gerado compromissos com a democratização, com a socialização do poder e com a extensão da cidadania à grande massa da população.

Patrimônio, direito a cidade e sustentabilidade: Visita guiada ao canteiro de obras da Vila Itororó

As visitas ao pátio de casas compartilham o andamento do processo de restauro e descrevem a formação da Vila Itororó, que contém um pouco da formação da própria cidade de São Paulo. O visitante tem acesso às muitas histórias que compõem a Vila: a sua concepção como uma “casa-monumento” cercada por casas de aluguel, a questão da água como elemento estruturante da Vila, o Clube Eden Liberdade e a resistência das famílias que viveram nas últimas décadas na Vila. O público é estimulado a imaginar, debater e tomar parte nas discussões sobre os usos futuros da Vila, de modo que o sentido da preservação de um patrimônio público seja apropriado coletivamente.

Como aliar o investimento social aos incentivos fiscais e voluntariado

Encontro entre empresas e organizações da sociedade civil focado em discutir e entender como os incentivos fiscais e o voluntariado podem complementar os investimentos sociais. O Atados fará uma apresentação de alguns casos de voluntariado empresarial e os participantes irão coletivamente identificar oportunidades de alinhamento entre voluntariado e Investimento Social com incentivo fiscal das pessoas físicas.


Inovação e diversidade no ambiente de trabalho: a importância da inclusão LGBT

Sabendo-se que a promoção de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo é fundamental para as empresas, além de se tornarem socialmente responsáveis, garantem inovação, atração, engajamento e reputação. Apresentamos o trabalho e metodologia do Diversity BBOX que tem como objetivo apoiar as empresas na promoção da igualdade de gênero e inclusão LGBT.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação