Semana do Investimento Social
Uma das novidades da 9ª edição do Congresso GIFE é a proposta de organizar uma Semana do Investimento Social, garantindo, além da programação oficial do Congresso, uma série de outras atividades ao longo semana, propostas e promovidas por associados, parceiros e organizações que trabalham com investimento social, seguindo os moldes de outros eventos, como a Virada Sustentável, por exemplo.
A ideia é, assim, ampliar na sociedade as discussões sobre investimento social de maneira descentralizada e gratuita, em qualquer espaço para além da Fecomercio, inclusive em outros estados.
confira a programação e participe
As atividades são gratuitas e foram propostas por associados, parceiros e organizações que trabalham temáticas relacionadas ao investimento social. Fique atento ao local e horário.
Webinário Teoria de Mudança: do conceito à prática
Abrir em nova abaA Teoria de Mudança é um método utilizado para descrever como transformações de longo prazo serão alcançadas. Nos projetos que envolvem investimentos que retornem impacto social, a Teoria de Mudança descreve por qual caminho as ações e o investimento causam mudanças sociais. A Teoria de Mudança emerge a partir de correntes teóricas sobre gestão de programas e avaliação de projetos sociais. Ganha força a partir de 1990 com o trabalho do Instituto Aspen e da ActKnowledge.
Pouco discutida no Brasil, é utilizada por organizações como OXFAM, WWF Internacional, Christian Aid, AusAid, United Nations Development Programme (UNDP), Banco Mundial, Fundação Kellog, Fundação Rockfeller, STAR Ghana e SAVI Nigéria. Durante o Webinário,o os participantes terão contato com o conceito e construirão uma Teoria para entendam a lógica e utilização.
Dia | 01/04/2016 |
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Horário | 13h00 |
Organização |
Ink Inspira
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Público-alvo | Todos que desenham, avaliam e investem em projetos sociais. |
Local | Seminário online |
Inscrição | Link para inscrição |
Ocupação Person
Abrir em nova abaAutor de uma breve mas variada obra – no cinema e no teatro –, Luiz Sergio Person (1936-1976) é o artista homenageado pela 28a edição do programa Ocupação Itaú Cultural. Por meio de fotos, textos, áudios e vídeos, a exposição convida o público para mergulhar no processo de criação de filmes como O Caso dos Irmãos Naves (1967) e São Paulo Sociedade Anônima (1965) – considerado um dos maiores trabalhos do cinema nacional.
Em cartaz na sede do Itaú Cultural e ampliada no itaucultural.org.br/ocupacao, a mostra aborda projetos não finalizados por Person e contempla sua atuação no campo do teatro – seja como diretor de peças, seja como fundador e administrador do Auditório Augusta, teatro que marcou a vida da cidade nos anos 1970.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 09h00 |
Organização | Instituto Itaú Cultural |
Local | Instituto Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - São Paulo/SP |
Inscrição |
Para visitar a exposição basta se dirigir ao Instituto Itaú Cultural, de terça a sexta das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados das 11h às 20h |
Exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural
Abrir em nova abaA exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural completa um ciclo. Iniciado em 2011, quando esse acervo começou a ser apresentado. Passou por sete cidades e agora chega à sede do instituto. São 20 obras, que formam um panorama que abrange a produção pioneira da década de 1970 e trabalhos mais recentes na intersecção entre artes visuais e audiovisual no cenário brasileiro.
A coleção compõe o Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, que reúne aproximadamente 13 mil pinturas, gravuras, fotografias, esculturas e instalações e outras peças. É o maior acervo artístico de uma companhia privada na América Latina.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 09h00 |
Organização | Instituto Itaú CUltural |
Local | Instituto Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - São Paulo/SP |
Inscrição |
Para visitar a exposição basta se dirigir ao Instituto Itaú Cultural, de terça a sexta das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados das 11h às 20h |
Roda de Diálogo: metodologia e prática
Abrir em nova abaA roda de diálogo é uma metodologia baseada nos Círculos de Construção de Paz descritos pela canadense Kay Pranis. A Takao utiliza a roda para facilitar o diálogo entre empresas e comunidades de entorno. A metodologia se mostra adequada para promover ambiente seguro, respeitoso, inclusivo e promotor de aprendizado. Além de apresentar a metodologia, exemplos de aplicação serão compartilhados. A condução da oficina será feita pelas sócias da Takao, que utilizarão a própria roda como metodologia da oficina. Serão indicados manuais online para facilitadores de diálogos que queiram experimentar a metodologia.
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 17h30 |
Organização |
Takao - engajamento e diálogo
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Público-alvo | Profissionais do primeiro, segundo e terceiro setor, interessados em facilitar ou promover diálogos entre diferentes públicos. |
Local | Sofá Café: Rua Ferreira de Araújo, 741 Pinheiros – São Paulo |
Inscrição |
Indicadores de Impacto e a construção de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo na baixa renda
Abrir em nova abaA atividade será desenvolvida em formato de Roda de Conversa e trará para o círculo a experiência da Aventura de Construir desde 2012 no trabalho de acompanhamento e desenvolvimento de empreendedores de baixa renda por meio de microcrédito, formação e assessorias, além da construção do seu sistema de indicadores de impacto, desenvolvido em parceria com Kellogg Institute, ALTIS – Alta Escola de Negócios da Universidade Católica de Milão e Comunitas. Por conseguinte, o debate visa trazer novas perspectivas para as políticas públicas voltadas ao microempreendedorismo diante dos desafios de metodologia, escala e viabilidade de parcerias público-privadas.
Convidados:
Microempreendedores atendidos pela Associação Aventura de Construir;
Rafael Mahfoud Marcoccia – Professor do Departamento de Ciências Sociais do Centro Universitário da FEI e dedica-se à pesquisa sobre os princípios da dignidade humana, da subsidiariedade e da solidariedade, atuando com os temas de participação popular, Sociedade Civil e Estado.
Gisela Solymos – Psicóloga, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e doutora em Ciências (UNIFESP). Ashoka Fellow e Empreendedora Social da Schwab Foundation;
Marcelo Turri – Engenheiro Mecânico (Poli – USP) e MBA (IBMEC – SP) Diretor de Supply Chain – Alpargatas S. A;
Carlos Otavio da Costa Silva – Engenheiro (FEI – SP ) e MBA (FGV) Co – fundador da Bento Store.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 19h00 |
Organização | Associação Aventura de Construir |
Público-alvo | Profissionais que atuam no Terceiro Setor, Fundações e Institutos , Microeempreendedores e demais interessados no tema |
Local | FEI Campus São Paulo - Rua Tamandaré, 688 |
Inscrição | Link para inscrição |
Ampliando o conceito e a aplicação da inovação social – Como o investimento social privado pode alavancar a inovação social?
Abrir em nova abaIdealização e facilitação: Sementeira e Mobiliza
Co-organização: Impact Hub
Atualmente no Brasil , as discussões em torno do tema inovação social estão bastante restritas ao campo dos negócios sociais e negócios de impacto ou ligadas a inovações em produtos e tecnologias. As organizações sociais brasileiras, em geral, estão distantes dessa discussão, seja porque não se identificam com o debate, seja porque são resistentes a mudanças, o que as torna, com o tempo, menos atraentes e com maiores desafios para captar recursos. A proposta deste debate é amplificar o entendimento de inovação social e suas aplicações, além de indicar caminhos para que o investimento social possa alavancar a inovação.
Convidados confirmados:
- Ruy Barros – Impact Hub
- Lucas Foster – ProjectHub
- José Bueno – Rios e Ruas
- Natália Paiva- Transparência Brasil
- Clésio Sabino – Bem Comum
- Germano Guimarães – Instituto Tellus
- Liziane Silva – INKinspira
- Júlia Melo – Instituto Amani
- Rodrigo Rubido – Instituto Elos
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 17h00 |
Organização |
Sementeira – Inovação Social e Desenvolvimento
Mobiliza |
Público-alvo | Investidores sociais, representantes de organizações sociais, empreendedores sociais, acadêmicos e outros interessados no tema |
Local | Impact Hub Paulista - Rua Bela Cintra, 409 - São Paulo/SP |
Inscrição |
Lotação esgotada. Caso você queira entrar na fila de espera para participar da oficina, pedimos que envie um email para [email protected] e [email protected]. Incluiremos seu nome numa lista e informaremos caso tenhamos alguma desistência. Mesmo que você não seja chamado, compartilharemos os materiais produzidos na oficina com você por e-mail. |
Metodologias de avaliação de programas sociais
Abrir em nova abaApresentação das diferentes metodologias de avaliação utilizadas pelo Instituto Votorantim nos programas de educação e dinamismo econômico, com o intuito de compartilhar nossas experiências e debater o tema com o setor.
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 08h30 |
Organização |
Instituto Votorantim
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Público-alvo | Organizações sociais que desejam avaliar seus programas e projetos sociais nas áreas de educação e dinamismo econômico. |
Local | Auditório do Instituto Votorantim - Rua Jerônimo da Veiga, 164, 6º andar, Itaim Bibi, São Paulo |
Inscrição |
Para se inscrever, envie um e-mail para: cont[email protected] (inscrições limitadas a 30 vagas) |
Relação público-privada para a educação aberta: um desafio
Abrir em nova abaCom o objetivo de identificar oportunidades de inovação na educação em tempos de cultura digital e chamar a atenção do investimento social privado para a causa da educação aberta no Brasil, o Instituto Educadigital organizará um encontro baseado no Design Thinking para prototipar um projeto piloto de REA focado em formação continuada de professores, tendo como base de estudo a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP). Serão convidadas ONGs com notória experiência na produção de materiais educativos, fundações e instituições privadas investem em educação, além de educadores e gestores da SME-SP. Também há vagas para o público em geral interessado que previamente se inscreverem.
Roteiro:
18h30 – Boas-vindas e introdução ao tema EA e REA, com citação de cases brasileiros e internacionais
19h30-21h30 – Atividade prática de ideação e prototipagem
Organização da atividade: membros da comunidade REA Brasil
Apoio institucional: Instituto Educadigital e Ação Educativa
Dia | 30/03/2016 |
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Horário | 18h30 |
Organização |
Instituto Educadigital
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Público-alvo | Profissionais da educação pública e da área social |
Local | Ação Educativa - Rua General Jardim, 660 - São Paulo/SP |
Inscrição |
bit.ly/desafioEA |
Como a desigualdade pode impactar o Brasil?
Abrir em nova abaComo a desigualdade pode impactar o Brasil? Essa é uma das questões a serem debatidas no encontro. Serão três conceitos-chave em pauta: Direitos Humanos, Desigualdade, Descentralização de governança e poder. Temas tão densos e tão oportunos, que estão ressoando nos últimos dias após o laçamento do Relatório da Oxfam intitulado “A Economia para o 1%”, que nos aponta que cerca de 1% da população mundial detém quase 50% da riqueza produzida no planeta.
Utilizando o conceito do ver, julgar e agir no encontro, temos a intenção de levar o participante a tomar consciência da situação de forma crítica, torna-se profundamente marcado por ela. Essa metodologia pretende superar uma visão intelectualizada e acadêmica de temas tão densos como esses.
Os facilitadores serão os professores da conceituada Escola de Governo de São Paulo – que neste ano de 2016 completa 25 anos de existência, sempre fortalecendo os princípios de Desenvolvimento, Democracia Participativa, Direitos Humanos, Ética na Política e Valores Republicanos; e da Humana, que tem o propósito de colaborar com processos éticos e justos para promover a autonomia e liberdade para que todas as pessoas vivam seu potencial.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 16h30 |
Organização |
Escola de Governo e Humana
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Local | Ação Educativa - Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque - Centro - São Paulo |
Inscrição |
Inscreva-se por telefone: (11) 3256 6338 ou por email: [email protected] |
A importância dos editais para o investimento social privado
Abrir em nova abaOs editais são a forma mais eficaz para que investidores sociais privados possam tornar públicos os seus critérios de seleção de projetos, conferindo transparência e dimensão estratégica para seus investimentos.
O evento reunirá referências no tema, que apresentarão a importância do lançamento de editais, tendências sobre o assunto e cases de sucesso. Será apresentado ainda o Prosas, plataforma que permite que investidores sociais possam lançar e gerenciar os seus editais, além de monitorar os projetos selecionados.
Lárcio Benedetti, consultor com experiências no Instituto Votorantim e na Edelman Significa, apresentará alguns dos principais aprendizados e tendências presentes no seu livro “Editais de Patrocínio Empresarial”, buscando discutir a dimensão estratégica dos editais.
Denise Hills, Superintendente de Sustentabilidade do Itaú Unibanco, apresentará cases de editais lançados pelo grupo nas áreas ambiental e social e discutirá as práticas do banco nessas áreas. Ao final, haverá uma visita ao Cubo Coworking, espaço criado pelo Itaú e a Redpoint e.ventures com o objetivo de fomentar o empreendedorismo tecnológico no Brasil.
Ao final, haverá uma visita ao Cubo Coworking, espaço criado pelo Itaú e a Redpoint e.ventures com o objetivo de fomentar o empreendedorismo tecnológico no Brasil.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 17h00 |
Organização |
Prosas
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Público-alvo | Gestores de Investidores Sociais Privados / profissionais de Responsabilidade Social, Sustentabilidade e áreas fins / representantes de Organizações Sociais / Interessados na área |
Local | Cubo Coworking: Rua Casa do Ator, 919 - Vila Olímpia (Auditório) |
Inscrição | Link para inscrição |
Como Remunerar por Impacto? A Evolução dos Títulos de Impacto Social
Abrir em nova abaAo redor do mundo, os chamados títulos de impacto social (“social impact bonds”) têm sido cada vez mais disseminados. São contratos que estabelecem um mecanismo de captação de investidores para projetos de interesse social, de tal forma que os investidores são bonificados caso o projeto consiga gerar impacto socioambiental mensurável. A partir de casos e experiências reais, esta apresentação visa discutir como esses mecanismos eles têm sido estruturados e quais as principais formas de medição e remuneração por impacto. A apresentação será baseada em uma pesquisa inédita realizada a partir de uma parceria entre o Metricis (o núcleo de investimentos de impacto do Insper) e a University of St. Gallen.
A apresentação será realizada pelos Professores Sérgio Lazzarini (coordenador do Insper Metricis) e pela Professora Angelica Rotondaro (da University of St Gallen).
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 14h00 |
Organização |
Insper
University of St Gallen |
Público-alvo | Gestores de fundos, governos, empresas interessadas em projetos de alto impacto. |
Local | Insper. Rua Quatá 300, São Paulo, SP. Sala Marcos Lopes (2o andar) |
Inscrição | Link para inscrição |
Safári na Avenida Paulista
Abrir em nova abaA Avenida Paulista, devido à sua importância e visibilidade, é o espaço emblemático na cidade em que a iniciativa privada vem testando, já há décadas, sua capacidade de produção de espaços públicos e abertos de qualidade.
O percurso na Avenida Paulista será promovido pelo coletivo SP Safari. Serão visitados lugares que representam as diversas etapas da incidência privada sobre o espaço:
– Casa das Rosas, edifício representativo da primeira ocupação da Paulista, e local onde foi promovida a preservação de casarão histórico pelo mercado imobiliário como parte de um empreendimento privado;
– Vão livre do MASP, espaço que é ao mesmo tempo uma praça pública e uma laje pertencente ao Museu, em uma relação nem sempre tranquila;
– Conjunto Nacional, experiência emblemática de construção de espaços abertos pela iniciativa privada no período de auge do Modernismo na cidade;
– Esplanada da Caixa Econômica Federal;
– Experiências de criação e ativação de espaços públicos na contemporaneidade por atores sociais diversos, como os Parklets, a Cozinha Sao Paulo e o Bicicletário da Praça dos Arcos.
Assim o percurso proposto permitirá o reconhecimento e a problematização das várias etapas de relacionamento entre a Prefeitura, agentes sociais e empresass tendo em vista a produção de espaços abertos e públicos.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 11h00 |
Organização |
USP/SP_Safari
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Público-alvo | Participantes do Congresso do GIFE e interessados em geral |
Local | Ponto de encontro: Casa das Rosas, Avenida Paulista 37 |
Inscrição |
Envie um e-mail para: [email protected] |
Círculo de Conversa sobre Negócios de Impacto Social: Luzes e Sombras
Abrir em nova abaMuito tem se falado sobre “Negócios de Impacto Social” ou “Investimento de impacto”. Mas será que esse campo avançou como se esperava? Quais são os dilemas e desafios de quem atua nesse campo sob a perspectiva de impacto social? Existem limites desse campo do ponto de vista financeiro e de impacto social? Que apoios e conexões são necessários para que negócios de impacto avancem? Algumas dessas perguntas serão debatidas num bate papo franco entre organizações do campo.
A conversa será mediada por Vivianne Naigeborin, com a presença de membros de organizações que trabalham diretamente com empreendedores e com espaço para perguntas e interação do público.
Conversadores:
Artemisia (Maure Pessanha)
Instituto Sabin (Fábio Deboni)
DIN4MO Inovadores de Impacto (Haroldo Torres)
Wikidu (Zé Aliperti)
Dia | 31/03/2016 |
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Horário | 18h30 |
Organização |
Artemisia Negócios Sociais
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Público-alvo | Gestores e executivos de Fundações e Institutos e demais interessados em debater e refletir sobre esse campo no Brasil. |
Local | FGV/EAESP |
Inscrição | Link para inscrição |
Comunicação de Causas- Campanhas de Mudança de Atitude, Mobilização e Investimento Social
Abrir em nova abaA comunicação de causas é um dos pontos da agenda estratégica do GIFE. Para contemplar essa agenda, propomos um debate para entender de que forma a comunicação é incorporada no fazer diário dos institutos, fundações e empresas.
No evento, os debatedores levarão sua experiência em comunicação de causas, as questões relativas à conceituação, criação e recepção dessa comunicação. Os convidados levarão também para mesa, as principais causas que estão na pauta de suas organizações, de que forma a comunicação é estratégica para a mobilização e a mudança de atitude, e como ela se torna ferramenta importante de transformação e investimento social.
Para levar o tema para os futuros comunicadores, contaremos com a participação de institutos e fundações empresariais que costumam comunicar suas causas, de professores da ESPM e da Alma Comunicação e Causas.
Abertura:
Prof. Ismael Rocha: Diretor acadêmico ESPM
Tema: Formação de novos comunicadores frente a comunicação para causas
Palestrantes:
Camila Aragon: Publicitária, pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA/USP e mestre em Comunicação Humanitária pela Universidade Lyon 2 na França. Foi responsável pela coordenação das três edições da campanha de mobilização: É da Nossa Conta!, assinada pela Fundação Telefônica em corealização com UNICEF e OIT.
Irene Carballido: Publicitária e professora universitária. Mestre em Comunicação na ESPM/SP, especialista em Branding pelo Insper, pós-graduada em Psicocriatividade pela Universidade de Barcelona. Graduada em Publicidade e em Sociologia. Em 18 anos no mercado publicitário realizou campanhas de varejo, e governamentais e institucionais.
Tema: Case de campanhas sociais
Mariana Bombonato Moraes- Gife- Grupo de Institutos Fundações e Empresas
Tema: CASE GIFE- Comunicação com objetivo estratégico
Maria Slemenson – Instituto Natura
Tema: Case Escola Digital
Mauricio Turra
Tema: Teoria de responsabilidade social- o papel das empresas
Debate
Mediação: Prof. Carlos Frederico Lucio (Coordenador da ESPM Social)
Encerramento Prof. Marcus Nakagawa
Reflexão: comunicação para causas enquanto estratégia de sustentabilidade das empresas
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 14h30 |
Organização |
ALMA Comunicação e Causas
ESPM |
Público-alvo | Estudantes de comunicação; professores universitários; profissionais do terceiro setor e institutos, fundações e empresas que investem em comunicação. |
Local | ESPM-SP – Campus Prof. Francisco Gracioso - Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo - Auditório Victor Civita |
Inscrição | Link para inscrição |
Escola Design Thinking e Pimp My Carroça
Abrir em nova abaA atividade contará com dois momentos: uma fala sobre o projeto Pimp My Carroça, idealizado pelo artista Mundano e um workshop sobre design thinking da Escola Design Thinking em parceria com o Pimp My Carroça.
Durante o workshop você vai aprender como criar iniciativas sociais de alto impacto enquanto ajuda o Pimp na sua nova grande iniciativa social. Você vai ajudar a resolver o desafio abaixo enquanto aprende mais sobre inovação social e Design Thinking.
“Como podemos revolucionar o papel do catador através da tecnologia?”
Sobre o Pimp My Carroça e o Mundano:
O Pimp My Carroça é um movimento social, cultural e ambiental que tem como objetivo dar visibilidade e promover a auto estima dos catadores de materiais recicláveis. Através de ações criativas que utilizam o graffiti para conscientizar, sensibilizar e transformar a sociedade, atualmente opera com catadores autônomos, cooperativas, ecopontos e intervenções artivistas. Estão desenvolvendo um aplicativo de celular que chama RECO, que tem por função aproximar a sociedade dos serviços que os catadores tem para ofertar, buscando otimizar a renda dos catadores e o descarte correto de resíduos por parte da população.
MUNDANO é conhecido por seu graffiti “paporreto” em muros, viadutos e em mais de 280 carroças dos catadores de materiais recicláveis, o grafiteiro e ativista Mundano procura questionar conceitos e comportamentos das pessoas através de frases de impacto. Mundano transcendeu as tintas e hoje é uma referência no artivismo, palestrante do TED Global e TED Fellow, criador do Pimp My Carroça e curador de outros projetos culturais e sociais de sucesso. O artista tem 30 anos e já fez intervenções em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Poços de Caldas, Belém, Salvador, Brasília, Teresina, Alto Xingu, Buenos Aires, Quilmes, Cochabamba, Santiago, Lima, Valparaiso, Nova Iorque, Tóquio, Istambul, Los Angeles, Soweto e San Juan.
O workshop de Design Thinking será ministrado pelo Gerente de Negócios da Echos – Mario Rosa: Estrategista, consultor de branding, brand experience e design thinking. Acredita que estamos vivendo um novo paradigma de visão de mundo e que o design concentra as habilidades necessárias para desenhar novos cenários e construir um futuro mais equilibrado. Mario é gerente de negócios da Echos – Laboratório de Inovação onde viajou o Brasil coordenando o curso Design Thinking Experience. Atuou na Tatil por 5 anos como estrategista e desenvolveu projetos de branding e experiência para clientes como Comite Olímpico e Paralímpico, Natura, Lopes, Philips, Nokia, Coca Cola, Renault, SuperVia. A Echos é um laboratório de inovação onde existem três unidades de negócio: Design Echos (consultoria de inovação), Escola Design Thinking (escola de inovação), Descola (cursos online voltados para inovação).
Dia | 31/03/2016 |
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Horário | 19h00 |
Organização |
Echos
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Público-alvo | Pessoas interessadas em processos de inovação que ajudem a criar valor para a sociedade. |
Local | Echos - Laboratório de Inovação: Rua Baluarte, 672 - Vila Olímpia - São Paulo/SP |
Inscrição | Link para inscrição |
Como Desenvolver Ferramentas para Liderar Colaborativamente na Construção das Relações Público/Privadas
Abrir em nova abaO objetivo é trazer um pouco do trabalho que será realizado no módulo de ‘Liderança Colaborativa’, oferecido na especialização LIS- Lideranças Inovadoras para Sustentabilidade da PUC-SP.
Através de metodologias colaborativas, e o estudo de um caso prático do Programa Família Paulista, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo no enfrentamento da extrema pobreza, com enfoque na construção de relações trisetoriais, governo, empresa e comunidade (http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/familia-paulista ), será trabalhada a necessidade do desenvolvimento das habilidades de liderança que são requeridas no atual contexto de Brasil.
A expectativa é refletir, discutir e exercitar com os participantes sobre as habilidades e a atuação requerida às novas lideranças empresariais num ambiente de mundo conectado e desigual, onde a inovação na articulação entre o econômico, o social e o ambiental são fundamentais para promover transformações desejadas.
A oficina será facilitada por professoras do LIS, Susana Leal (https://www.linkedin.com/in/susana-simões-leal-40b58021?trk=nav_responsive_tab_profile) e Lígia Pimenta(br.linkedin.com/pub/ligia-pimenta/23/5a6/596/).
Duração: 3 horas
Expectativa de público: até 30 pessoas
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 19h00 |
Organização |
Curso de especialização LIS/PUC-SP
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Público-alvo | Pessoas provenientes de empresas e do terceiro setor com interesse na construção de relações publico/privadas. |
Local | PUC-SP, Campus Perdizes: Rua Ministro Godoy 969, Perdizes |
Inscrição |
Para se inscrever envie um e-mail para: [email protected] |
III Encontro Anual do Centro de Referência em Governança Social Integrada
Abrir em nova abaO III Encontro Anual apresentará os trabalhos de três frentes de pesquisa desenvolvidas durante o ano de 2015. Estas são: Plataforma GSI, Ambientes Trissetoriais e Mercados Inclusivos.
A Plataforma GSI estuda as complexidades das parcerias entre setor público, setor privado, sociedade civil e comunidade, e durante o evento será aplicado o jogo derivado da pesquisa. A pesquisa Ambientes Trissetoriais (A3S) aprofunda o estudo de ambientes de colaboração entres os três setores (público, privado e sociedade civil), e apresenta uma caracterização dessas parcerias, acompanhada de diretrizes para um ambiente trissetorial. Durante o evento, será entregue relatório da pesquisa e promovidas discussões e debates. A pesquisa de Mercados Inclusivos foi fruto de uma parceria com o PNUD para estudo sobre mercados inclusivos no Brasil e, durante o evento, será apresentado o relatório da pesquisa e alguns casos como exemplo.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 09h30 |
Organização |
Fundação Dom Cabral
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Público-alvo | Pessoas interessadas ou que trabalhem com relacionamento entre os três setores (público, privado e sociedade civil), com o objetivo de promover desenvolvimento local sustentável. Exemplo: Gestores de empresas atuantes em setores como Sustentabilidade, Responsabilidade Social etc.; gestores de fundações e institutos dedicados ao desenvolvimento territorial e sustentável, em qualquer de seus aspectos; professores e acadêmicos nas áreas de gestão, desenvolvimento, sustentabilidade e áreas relacionadas; representantes de governos, em seus três poderes; representantes de ONGs. |
Local | Fundação Dom Cabral - Campus São Paulo - Av. Dr. Cardoso de Melo, 1184/6º andar - Vila Olímpia - São Paulo (SP) |
Inscrição | Link para inscrição |
Tour Na Responsa: Lynx mostra como a Ambev alinha investimento social e negócio
Abrir em nova abaSerá uma breve caminhada na comunidade de Heliópolis onde os jovens do projeto Na Responsa e os gestores da Ambev irão apresentar a iniciativa e como estes jovens se tornaram agentes de transformação social e influenciadores da prevenção do consumo indevido de álcool. Além de um bate papo com os jovens, iremos visitar a rádio comunitária e o Polo Cultural.
O Programa Na Responsa existe há 6 anos e faz parte da estratégia de Consumo Responsável da Ambev, alinhada aos objetivos da OMS (Organização Mundial de Saúde). O programa apresenta resultados consistentes, obtidos por avaliações seriadas realizadas por institutos de pesquisa independentes.
A experiência será dirigida por Bettina Grajcer, sócia diretora da Lynx e Guilherme Mello, Gestor de Consumo Responsável da Ambev.
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 14h00 |
Organização |
Lynx Consultoria
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Público-alvo | Gestores de empresas, organizações sociais e governo. |
Local | UNAS - Rua da Mina Central, 38, Vila Heliópolis, São Paulo (altura do número 2100 da Estrada das Lágrimas) |
Inscrição | Link para inscrição |
Tendências em Inovação Social para empresas – Evento no Rio de Janeiro/RJ
Abrir em nova abaCom apresentações no modelo TEDx e um debate final, o evento contará com os seguintes temas:
INOVAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE FUNCIONÁRIOS E COMUNIDADE
Daniel Morais – Co-fundador do Atados, é responsável por coordenar projetos sociais em empresas e novos negócios
OS DESAFIOS ESTRATÉGICOS DE UM PLANO DE VÔO SUSTENTÁVEL PARA EMPRESAS E ONGS
Beto Pires – Ex-diretor de projetos sociais da Globo e de grandes agências, conecta projetos sociais com empresas e organizações
COMO TORNAR AS AÇÕES SOCIAIS MAIS ESTRATEGICAS PARA EMPRESAS
Luiza Serpa – Diretora do Instituto Phi, assessora investidores na definição das causas a serem apoiadas. É publicitária com MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis
INCENTIVOS FISCAIS COMO FORMA DE INVESTIMENTO EM PROJETOS SOCIAIS
Luiz Fernando Rodrigues – Membro da comissão de Sustentabilidade do CRA RJ e do IBP e da comissão de RS da Firjan, professor e consultor de incentivos fiscais
CRIANDO IMPACTO SOCIAL COM AÇÕES MOVIDAS DENTRO DAS EMPRESAS
Marcella Monteiro de Barros Coelho- Curadora de conteúdo do caldeirão do HUCK. Atua com educação, cidadania, direitos humanos e é voluntária desde os 6 anos de idade
COMO SER MAIS DO QUE UM FAZEDOR: IMPORTÂNCIA E PAPEL DOS APOIADORES DE PROJETOS
Gabriel Gomes – Co-fundador da Shoot The Shit – Estúdio criativo de comunicação para projetos de impacto social
EMPREENDIZAGENS E INTRA-EMPREENDEDORISMO: COMO TRANS-FORMAR CONHECIMENTO EM APRENDIZADOS
Celso Sekiguchi – Economista e sociólgo de sustentabilidade com experiência como consultor em sustentabilidade e Resp. Social por 15 anos
FACILITAÇÃO: HELOISA COELHO: Fundadora do RIOVOLUNTÁRIO, docente do MBE de Responsabilidade Social e Terceiro Setor do IE/UFRJ e Membro da Comissão de Responsabilidade Social do IBP
Realização: Atados
Parceiros: UNV, RIOVOLUNTARIO, GIFE
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 14h00 |
Organização |
Atados
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Público-alvo | Pessoas que trabalham na área de responsabilidade social de empresas |
Local | Rua México, 125, 9º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ |
Inscrição |
Para se inscrever envie um e-mail para [email protected] |
Webinário: ONGs em rede alavancam investimento social
Abrir em nova abaDurante o webinário, os participantes conhecerão as experiências da streetfooballworld Brasil na cocriação da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento, a maior rede nacional de ONGs que usam futebol para a transformação social, com mais de 30 organizações no Brasil, impactando mais de 150 mil crianças e jovens de todas as regiões do país.
Serão apresentadas quais estruturas de gestão, processos de comunicação e cultura foram cocriados com todos os membros da Comunidade para superar desafios. Haverá uma reflexão sobre as lições aprendidas e os participantes serão convidados a pensar em como usar esse potencial do trabalho em rede para incidir em políticas públicas, sendo financiados pelo investimento social privado.
O webinário terá quatro blocos principais:
1. Apresentação do case da Comunidade de Aprendizagem, incluindo desafios e soluções
2. Roda de perguntas e respostas
3. Diálogo aberto com os participantes do webinário para propor modelos de incidência política em rede
4. Fechamento com resumo e conclusões.
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 16h00 |
Organização |
Streetfootballworld Brasil
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Público-alvo | Membros de organizações que querem trabalhar em rede e assim aprender com base em um exemplo prático. Financiadores que querem entender melhor como funciona a lógica de trabalho em rede no Terceiro Setor e as novas formas de cooperação que emergem, não apenas entre participantes das redes em si, mas também o envolvimento com apoiadores. |
Local | Debate online |
Inscrição | Link para inscrição |
Um Estudo Sobre o Voluntariado: engajamento, métricas e benchmark
Abrir em nova abaO voluntário é o exemplo mais alto engajamento de um colaborador. A partir dessa ideia, será construído um estudo de nível nacional, visando entender o que engaja o voluntário e usar esse conhecimento como benchmark para engajar os funcionários.
Além disso, serão mensurados os resultados que o voluntariado promove sobre a pessoa, em âmbitos pessoais e profissionais, e entender como aumentar o engajamento de colaboradores com programas de voluntariado.
O evento será composto de 3 partes: apresentação inicial, debate e workshop.
Dia | 01/04/2016 |
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Horário | 15h00 |
Organização |
Santo Caos - Consultoria de Engajamento
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Público-alvo | Responsáveis por sustentabilidade, RH e voluntariado de empresas. |
Local | Rua Dr Virgilio de Carvalho Pinto, 47 - Pinheiros, São Paulo/SP |
Inscrição |
Envie um e-mail para: querofa[email protected] - Vagas limitadas (até 40 participantes) |
Metodologia Akatu LAB na estratégia de comunicação das empresas: impactos da Produção e do Consumo Sustentável
Abrir em nova abaCom base em sua experiência, o Instituto Akatu desenvolveu uma metodologia de comunicação que parte da premissa de que comunicar atributos sustentáveis por meio de um discurso técnico ou normativo não é eficaz, dada a dificuldade de compreensão pelas pessoas.
O desafio que a metodologia do Akatu busca responder é de COMO COMUNICAR conectando atributos e benefícios sustentáveis aos anseios de bem-estar mais valorizados e mais facilmente percebidos pelas pessoas.
Nesse worklab, o Instituto Akatu pretende compartilhar sua metodologia de comunicação para sustentabilidade e algumas ferramentas de marketing e comunicação disponíveis no mercado para explorar as melhores maneiras de comunicar para esse consumidor as estratégias de sustentabilidade e a capacidade de estabelecer conexões com o dia a dia para que ele se sinta parte integrante da mudança.
A mediadora será Gabriela Yamaguchi, Gerente de Comunicação do Akatu.
Dia | 30/03/2016 |
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Horário | 18h00 |
Organização |
Instituto Akatu
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Público-alvo | Profissionais de comunicação, marketing e sustentabilidade do setor privado. |
Local | Instituto Akatu – Avenida Angélica, 2319 – 9º andar – CJ 92 |
Inscrição |
Inscrições limitadas a 20 vagas Link para inscrição |
Educação integral transformadora: como o investimento social privado em educação favorece o desenvolvimento comunitário
Abrir em nova abaA educação integral tem se mostrado um caminho produtivo para o desenvolvimento social, recebendo atenção crescente de iniciativas de investimento social privado. A partir da experiência do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, desenvolvido pelo Instituto Alcoa e a Evoluir em 30 escolas públicas de seis localidades no Brasil, avaliou-se que o investimento contribuiu para o protagonismo das escolas na realização de projetos de intervenção comunitária e mobilização de professores, gestores, alunos, famílias e moradores no processo de desenvolvimento social comunitário.
Esse encontro se propõe a criar um ambiente colaborativo entre organizações que realizam esse investimento, compartilhar os aprendizados da prática dos participantes e construir coletivamente apontamentos sobre as condições que favorecem que o investimento social em educação pública cause transformações sustentáveis nas comunidades envolvidas.
Ao final do encontro, é esperado que os participantes:
1) Tenham mais clareza dos fatores e caminhos que contribuem para que iniciativas de investimento social em educação integral sejam mais sustentáveis e impactantes;
2) expandam seu repertório de experiências que compartilham objetivos em comum
3)criem uma conexão entre si, favorecendo a continuidade da troca de aprendizados.
O encontro será sediado pelo Instituto Alcoa e facilitado pelos seguintes integrantes
Equipe Evoluir:
– Fernando Monteiro: Doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Aprendizagem Social e Gestão de Recursos Naturais. É sócio-fundador da Evoluir, Educação para Sustentabilidade, onde atua no desenho, coordenação e facilitação de programas de formação em sustentabilidade.
– Muriel Duarte: Psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-graduada em Sustentabilidade Integral. Atua como educadora e coordenadora de projetos socioambientais na Evoluir; também é facilitadora gráfica, desenvolve processos criativos para o desenvolvimento integral de crianças e adultos.
Alcoa:
– Fabio Abdala é brasileiro, cientista político, doutor em relações internacionais. Experiência profissional de 20 anos nos setores privado, público, terceiro setor e academia. Atualmente é Gerente Regional de Sustentabilidade da Alcoa, onde atua desde desde 2007. Foi Secretário Executivo da rede social Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Atuou como gestor público no Governo do Amapá e no Ministério do Meio Ambiente. Lecionou como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará, e foi pesquisador visitante no Tropical Conservation and Development Program (University of Florida at Gainesville, EUA) e no Centre Internationale pour la Recherche Agricole (ICRA, França). É fellow do Earthwatch Institute e do Leadership for Environment and Development (LEAD).
– Monica Renata Espadaro é brasileira, bacharel em Administração de Empresas, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2002, e Especialista em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, pela Universidade de Campinas – UNICAMP, em 2011. Ocupa a posição de Gerente de Projetos Comunitários do Instituto Alcoa, sendo gestora do Programa de Apoio a Projetos Locais e do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental. Foi também responsável pelos programas de voluntariado BRAVO! e Miniempresa, que estimula o empreendedorismo em jovens estudantes do ensino médio. Responsável pelo orçamento anual e pela ferramenta de gestão de relacionamento com stakeholders, bem como pelo Sistema de Gestão de Projetos
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 09h00 |
Organização |
Instituto Alcoa
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Público-alvo | Gestores e educadores de organizações que realizam o investimento social em educação pública e compartilham o desejo de gerar transformações comunitárias sustentáveis a partir desse investimento. |
Local | Fundação Getúlio Vargas - Unidade Berrini Av. das Nações Unidas, 12.495 - Anexo 1 - 2º andar - Sala 103 Bairro: Brooklin |
Inscrição |
Envie um e-mail para: [email protected] |
Curta Vitória Minas: desembarque no Memorial Minas Gerais Vale – Evento em Belo Horizonte/MG
Abrir em nova abaOs filmes do projeto “Curta Vitória Minas” já foram exibidos nas 15 cidades participantes do projeto. No entanto será a primeira exibição em Belo Horizonte, no Memorial Minas Gerais Vale, também integrante do Circuito Liberdade.
O projeto “Curta Vitória a Minas”, em parceria com o Instituto Marlin Azul e Lab. Muy, registrou a memória, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades de 15 municípios vizinhos à Estrada de Ferro Vitória a Minas, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário. Das histórias selecionadas nasceram os 15 filmes de curta metragem, gravados nos municípios participantes.
Os autores das histórias selecionadas foram capacitações em audiovisual e tornaram-se os diretores das películas. Moradores das cidades participaram nas funções de produção e também como atores e figurantes. Uma equipe profissional acompanhou para garantir a qualidade dos produtos. Os filmes foram exibidores nas praças das cidades com um público de mais de 6 mil pessoas.
O acervo reúne ficções e documentários produzidos em Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo; e Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Nova Era, em Minas Gerais.
Making off em: https://www.youtube.com/watch?v=8tsLXTkR_oo
Mais sobre o projeto em: www.curtavitoriaaminas.com.br
Dia | 30/03/2016 |
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Horário | 10h30 |
Organização |
Fundação Vale
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Público-alvo | Público em geral. Exibição voltada para escolas focadas em jovens estudantes como atividade do Educativo do Memorial Minas Gerais Vale. |
Local | Memorial Minas Gerais Vale: Sala Espetáculo Mineiro Praça da Liberdade, 640, esquina com Rua Gonçalves Dias. Belo Horizonte, MG CEP: 30140-010 www.memorialvale.com.br Informações: [email protected] (31) 33084000 |
Inscrição |
Entrada gratuita. Distribuição de senhas 30 minutos antes das apresentações. Lotação de 40 lugares (Sala Espetáculo Mineiro) |
Investimento social familiar e legado social
Abrir em nova abaA ideia do evento é conversar tanto com investidores sociais quanto especialistas no assunto para tratar de temas como os desafios do investimento social familiar, a relação entre família e empresa e como potencializar os legados do investimento social.
Convidados:
– Cecília Galvani – Instituto Lina Galvani
– Inês Lafer – Instituto Betty e Jacob Lafer
– Daniela Nascimento – especialista em investimento social familiar
– moderador: Fernando Nogueira, FGV-EAESP
O evento começará com uma conversa entre os convidados, seguido de um debate com a audiência.
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 13h00 |
Organização |
FGV-EAESP
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Público-alvo | Filantropos, membros de famílias empresárias, gestores de investimento social, especialistas e pesquisadores do tema. |
Local | FGV: R. Itapeva, 432, 7o andar, sala 701 |
Inscrição |
Envie um e-mail para: [email protected] |
Debate online: Educação para o Desenvolvimento Humano
Abrir em nova abaA enorme disponibilidade de informação é uma das características mais marcantes da era digital: sites, redes sociais, blogs, podcasts e comunicadores instantâneos oferecem uma infinidade de mensagens e opiniões. Permitem uma conexão praticamente interminável. Mas de que tipo de conexão estamos falando? Superficial ou intensa? Será que fora do digital, na vida offline, estamos sempre mais conectados com as pessoas a nossa volta?
Nesse debate online vamos falar sobre como a oferta abundante — seja de informações como de “amigos” online — pouco significa na aquisição de conhecimento ou na capacidade de compartilhar com empatia. Queremos despertar para a necessidade de conversas mais aprofundadas que nos tornem cidadãos cada vez mais conscientes de seu papel na sociedade, considerando as demandas de realização pessoal e profissional.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 20h00 |
Organização |
Instituto Educadigital
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Público-alvo | Profissionais do terceiro setor e interessados em geral |
Inscrição |
Debate online Link para inscrição |
Um olhar sobre inclusão e sobre como investir para mudar a percepção da sociedade em relação à síndrome de Down
Abrir em nova abaA proposta é apresentar a estratégia do Alana para investimento em pesquisas na área, contextualizando essa atuação no momento histórico em que vivemos, com todos os avanços – e alguns retrocessos – no debate sobre inclusão. O objetivo dessa Roda de Conversa é construir pontes com outras organizações e pessoas que têm interesse e/ou já trabalham com a causa da inclusão, apresentando um novo olhar e as provocando a refletir sobre a necessidade de mudança de percepção da sociedade como um todo.
Desde 2012, o Instituto Alana investe em pesquisas cujos dados embasam ações que visam, por um lado, dar espaço para a expressão das potencialidades das pessoas com síndrome de Down e, por outro, fomentar o debate sobre o impacto da inclusão na vida das pessoas sem deficiência. Em 2014, foi lançada a pesquisa sobre o valor que os colaboradores com síndrome de Down podem agregar às organizações, elaborado pela consultoria McKinsey & Company e financiada pelo Instituto Alana.
Este ano, o Alana lança uma nova pesquisa, desta vez, sobre educação inclusiva. O estudo é coordenado pelo pesquisador Thomas Hehir, da Universidade de Harvard, e pretende demonstrar que a convivência com a diversidade no ambiente escolar traz benefícios para alunos com e sem deficiência.
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 16h30 |
Organização |
Instituto Alana
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Público-alvo | Organizações sociais e interessados no tema da inclusão. |
Local | Instituto Alana - Rua Fradique Coutinho, 50, 11 andar - Pinheiros |
Inscrição | Link para inscrição |
A lógica do design para o desenvolvimento de projetos de impacto social
Abrir em nova abaAbertura:
O evento terá início com uma apresentação do Sense-Lab, especialista em inovação e estruturação de negócios sociais, e do Umcomum, estúdio de design para impacto positivo. Será explicado de forma sucinta o que é Design Thinking e onde ele pode ser aplicado.
Integração:
O objetivo é mostrar a lógica do Design Thinking na prática. Assim, após a abertura, o evento passa a ser mais dinâmico começando com uma atividade que terá por fim colocar todos os participantes do evento em contato para se conhecerem e trocarem ideias e contatos.
Levantamento de temas e problemas:
Os participantes podem levar projetos que desejam desenvolver ou problemas que queiram resolver. Os outros participantes escolherão em qual dos projetos e temas levados eles pretendem trabalhar e, assim, formarão grupos.
Desenvolvimento do projeto:
Através de métodos de empatia, cocriação, colaboração e experimentação que serão apresentadas e guiadas pela equipe do Sense-Lab e do Umcomum cada grupo desenvolverá uma ou mais soluções para os projetos e problemas apresentados.
Fechamento do evento:
Os projetos desenvolvidos serão apresentados, devendo-se levar em conta como cada um deles pode ter continuidade após o evento.
Dia | 30/03/2016 |
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Horário | 09h00 |
Organização |
Umcomum
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Público-alvo | Fundações, institutos, setores de responsabilidade social, ONGs e negócios sociais. |
Local | Rua Pires de Oliveira, 1404 – Santo Amaro - São Paulo/SP |
Inscrição | Link para inscrição |
Eficácia da aplicação de recursos dos fundos – FUMCAD e CONDECA: desafios e possibilidades
Abrir em nova abaAs questões a serem discutidas serão:
- Apresentar o potencial de captação de recursos direcionados via Imposto de Renda, para a constituição dos Fundos Municipal e Estadual da Criança e do Adolescente analisando a oportunidade de doação tanto para as empresas e pessoas físicas como forma de materialização de seu apoio a projetos sociais, como para a viabilização destes projetos pelas Organizações do Terceiro Setor.
- Avaliar a eficiência e transparência na aplicação dos recursos do FUMCAD SP como instrumento de política pública bem como o impacto nas organizações que desenvolvem projetos aprovados em seus editais.
- Analisar o estágio atual do CONDECA como alternativa para viabilização da execução de projetos voltados às Crianças e Adolescentes.
- Construir espaço de diálogo, reflexão e engajamento junto com outros atores da sociedade para que o maior número possível de investidores e formadores de opinião possa participar das transformações necessárias para o melhor desenvolvimento de projetos sociais que atendam crianças e adolescentes.
O debate propiciará a discussão das possibilidades de arrecadação através destes fundos, bem como as suas aplicações no cumprimento de políticas públicas.
O Grupo de Trabalho Força FUMCAD, formado por mais de 60 Organizações Sociais com projetos financiados por este fundo, foi criado com o objetivo de unir esforços e encontrar melhores alternativas para viabilizar os projetos aprovados pelo CMDCA SP e que, frente aos problemas enfrentados em sua concretização, apresenta questionamentos sobre a gestão dos Convênios pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, inclusive apoiando representações de organizações signatárias junto ao Tribunal de Contas do Município e ao Ministério Público.
Hoje sua ação está ampliada a outras formas de apoio colaborativo visando o suporte às Organizações em suas interações com o Poder Público e na exigência da transparência na gestão e aplicação dos recursos públicos direcionados a projetos
Integrarão a mesa de debates:
Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi
Graduada em Administração de Empresas na EAESP/FGV, Pós Graduada com Especialização em Educação Fiscal e Cidadania pela ESAF – Escola de Administração Fazendária e Mestranda em Gestão de Políticas Públicas, pela USP (créditos concluídos e dissertação entregue, aguardando agendamento da banca de defesa). Foco da Dissertação: papel dos Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente na efetiva implementação das políticas públicas. Servidora pública na Receita Federal do Brasil desde 1993, atualmente coordena o Programa Nacional de Educação Fiscal no Estado de São Paulo, com desenvolvimento dos seguintes projetos, dentre outros:
– Divulgação de Incentivos Fiscais Federais, em especial para os Fundos de Direitos de Criança e Adolescente e do Idoso;
– Ciclos de Educação Fiscal para a formação de Conselheiros, nas diversas áreas de políticas públicas;
– Implantação de disciplinas universitárias com os conteúdos de Educação Fiscal;
– Participação da equipe em Feiras e Exposições para divulgação dos conteúdos;
– Colaboração efetiva na instituição de Observatório Social no município de São Paulo.
Maitê Gauto
Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Sua dissertação de mestrado abordou a aplicação eficiente dos recursos do FUMCAD como instrumento de política pública, a partir do caso do FUMCAD São Paulo. Atua no 3o. Setor há mais de 10 anos, tendo trabalhado com direitos humanos, prevenção de violência, segurança pública, educação e direitos de crianças e adolescentes, sempre focada em incidência em políticas públicas e mobilização social. Atualmente é assessora de Políticas Públicas da Fundação Abrinq.
Milena Duarte Pereira Forte
Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada pela PUC-SP. Atua na área social desde 2002, passando por organizações da sociedade civil e instituições públicas, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Paulo. Atualmente trabalha na área de Mobilização Social da Fundação Itaú Social. É gestora do programa que viabiliza a destinação de Imposto de Renda dos colaboradores do Itaú aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Flavia Regina de Souza Oliveira
Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. É professora do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas e professora do MBA Gestão de Negócios Socioambientais, uma parceria entre o Instituto Ipê e o CEATS, da USP. Foi coordenadora do Curso de Direito para o Terceiro Setor do Programa GVLaw da Faculdade de Direito da FGV/SP. Publicou artigos, apresentou trabalhos sobre terceiro setor e advocacia pro bono em Congressos nacionais e internacionais. No ano de 2011 ganhou o prêmio Pro bono and Access to Justice do International Bar Association. É sócia do escritório Mattos Filho Advogados desde 2008, responsável pela prática de Terceiro Setor, Responsabilidade Social e Cultura.
Armando Broggi
Engenheiro pela Escola Politécnica da USP, pós graduado em Administração de Negócios e MBA Executivo Internacional pela FEA – USP, com especialização em competitividade internacional pela Owen Business School da Vanderbilt University USA, atuou durante mais de 30 anos na iniciativa privada ocupando, no Brasil e no exterior, posições de direção e presidência de empresas nacionais e multinacionais. Há 6 anos desenvolve atividades de Assessoria e Gestão em Organizações do Terceiro Setor, colaborando com a implantação da profissionalização na operação destas entidades, na administração de Convênios e relacionamento com o Setor Público. Desenvolveu projetos para a Saúde, Educação e Assistência Social, financiados com captação de recursos, seja privados como incentivados, em especial pelos Fundos, Municipal e Estadual, da Criança e do Adolescente. É um dos membros voluntários fundadores do Grupo de Trabalho Força FUMCAD.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 14h00 |
Organização |
Força Fumcad
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Público-alvo | Investidores sociais, ONGs e agentes políticos |
Local | Rua Capote Valente, 1332 - Pinheiros - São Paulo/SP |
Inscrição |
Envie um e-mail para [email protected] |
Uma análise do uso da Lei de Incentivo ao Esporte como ferramenta de Investimento Social Privado
Abrir em nova abaA Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006) permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do imposto de renda a pagar (1% e 6% respectivamente) a projetos previamente aprovados pelo Ministério do Esporte.
Desde a criação desse instrumento, em 2006, até dezembro/2015 foram captados mais de R$ 1.6 bi que beneficiaram 1.700 projetos (número referente aos projetos que já iniciarem a execução).
Após quase 10 anos de existência e com sua prorrogação até 2022, discute-se a eficácia desse instrumento e sua real contribuição para o Esporte nacional.
Nesse seminário serão apresentados e analisados os números da Lei de Incentivo (projetos aprovados, valores aprovados, destruição regional, manifestação esportiva, modalidades beneficiadas, captação de recursos, principais patrocinadores, etc), além de aspectos importantes sobre a execução de projeto com recursos incentivados como: problemas, dificuldades, responsabilidades, etc.
Convidados:
– Luis Octavio Ribeiro Ratto – sócio da empresa ISG, formado em administração pública pela FGV e trabalha com a Lei de Incentivo ao Esporte desse 2007.
– Lília Carvalho – trabalha na ISG, atua com recursos incentivados desde 2003 e com a Lei de Incentivo ao Esporte desde 2009. Já acompanhou a execução de mais de 100 projetos financiados com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 10h30 |
Organização |
ISG Serviços Especializados
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Público-alvo | Gestores de organizações do terceiros setor, investidores sociais, profissionais que atuam na área de investimento social privado, responsabilidade social, sustentabilidade e afins, representantes de entidades esportivas e demais interessados no tema. |
Local | Rua Borges Figueiredo, 303 – Mooca (em frente à estação Mooca da CPTM) |
Inscrição |
Envie um e-mail para [email protected]. |
Avaliação e Agenda Política: como dar mais voz a sua organização?
Abrir em nova abaA roda pretende utilizar um jogo de tabuleiro como disparador do diálogo.
O jogo contém perguntas sobre os temas que serão trabalhados e os participantes terão que respondê-las em grupo enquanto percorrem o tabuleiro. Essa metodologia ajuda a integrar as pessoas e gerar as reflexões iniciais, que serão utilizadas para aprofundar a conversa mediada pelos propositores.
Algumas das perguntas a que irão nortear a conversa são: Uma organização da sociedade civil deve ter uma agenda política? Que relações há entre avaliação e política? Uma avaliação pode ajudar uma organização da sociedade civil a fazer política?
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 10h00 |
Organização |
Move
Instituto Fonte FICAS |
Público-alvo | Organizações da sociedade civil, movimentos sociais, Institutos e fundações empresariais, empresas e demais interessados no campo social. |
Local | Rua Gonçalo Afonso, 27, Vila Madalena. |
Inscrição | Link para inscrição |
A importância da cocriação para o investimento social privado – Evento no Rio de Janeiro/RJ
Abrir em nova abaA atividade contará com a presença dos empreendedores sociais da Comunidade Complexo do Alemão. Uma das comunidades que faz parte da Estratégia de Investimento Social da Fundação Via Varejo. A estratégia foi cocriada pelos atores sociais do território há mais de um ano e atualmente encontra-se em execução.
Será feita um diagnóstico da estratégia anterior e também o compartilhamento de outros casos em que a estratégia de investimento social foi planejada pelos próprios atores sociais locais.
Em um cenário de propagação da inteligência coletiva e promoção da inovação social é necessário instituir processos de cocriação que potencializem a participação cidadã e empreendedora nas tomadas de decisão.
O diálogo será facilitado por Daniele Apone, sócia-fundadora da Consultoria Entrenós Facilitação e pós-graduada em Economia e Gestão para a Sustentabilidade pela UFRJ. A Entrenós é responsável pelo planejamento e gestão do investimento social de empresas como Natura e Via Varejo, além de prestar consultoria para organizações da sociedade civil organizada.
Como a proposta é realizar o diálogo na Goma, um ecossistema empreendedor da economia criativa situado no Distrito Criativo do Porto Maravilha, contaremos também com a presença de outros residentes da associação que compartilharão sua experiência em processos participativos.
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 18h00 |
Organização |
Entrenós Facilitação
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Público-alvo | Gestores públicos e privados, empreendedores sociais e cidadãos engajados |
Local | Goma - Rua Senador Pompeu, 82 Centro - Rio de Janeiro |
Inscrição | Link para inscrição |
Como aliar o Investimento Social ao voluntariado
Abrir em nova abaA primeira parte do encontro será para apresentar conceitos de voluntariado corporativo que podem potencializar o investimento social privado. Você entrará em contato com tipos específicos de voluntariado como Pró-bono, SBV (Skill Based Volunteering) e Mentoria. Também será discutida a participação de executivos das empresas nos conselhos de organizações da sociedade civil, prática muito comum nos Estados Unidos.
Além disso, serão apresentadas as novas tendências e metodologias do Global Pro Bono Summit que acontecerá na semana do dia 14 de março em Singapura, do qual um dos nossos fundadores irá participar. Para finalizar a fase de conteúdo, apresentaremos alguns casos que já executamos nesses temas.
Na sequencia já colocaremos nossos aprendizados em prática em uma oficina colaborativa cujo objetivo é identificar os desafios em relação ao alinhamento entre voluntariado e ISP e chegar juntos a soluções. Contemplaremos tanto os desafios das empresas quanto das organizações sociais.
A palestra será ministrada pelo co-fundador do Atados, André Cervi e a oficina mediada por Ana Clara Tabosa, gerentes de projetos empresariais do Atados.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 09h00 |
Organização |
Atados
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Público-alvo | Empresas (Responsabilidade Social, Cidadania e Sustentabilidade) e instituições sociais |
Local | Aldeia - Espaço Coletivo: Rua Lisboa, 445 - Pinheiros - São Paulo/SP |
Inscrição | Link para inscrição |
Carta Aberta aos Investidores Socais Privados do Paraná – Evento em Curitiba/PR
Abrir em nova abaProgramação:
7h30: Chegada e integração
8h00: Início – Boas vindas, apresentação do RIS e seus membros
8h30: Painel: desafios e oportunidades do investimento social
9h00: Lançamento da Carta Aberta aos Investidores Sociais do Paraná
9h30: Debate com o público: Perguntas e Respostas
10h00: Encerramento e confraternização
A Rede de Investidores Sociais do Paraná é composta por representantes de mais de 30 instituições atuantes no estado do Paraná que investem em iniciativas e projetos sociais: Avina, Elog Logística, Fertipar, Fundação Copel, Grupo Barigui, Grupo Fleury, Grupo Prodata, HSBC, Instituto Cargo Lift, Instituto GRPCOM, Instituto Legado (Marins Bertoldi), Instituto Joanir Zonta (Rede Condor), Instituto Joel Malucelli, Instituto Opet, Instituto Positivo, Instituto Robert Bosch, Instituto Triunfo, Itaipu, Mondelez International, Paraná Equipamentos, Petrobrás, Rede Massa, Instituto Renault, Rethink, RIC, Rumo ALL, Toshiba, Triades Desenvolvimento, Unimed Curitiba, Uninter, Volvo.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 08h00 |
Organização |
Instituto Legado - Rede de Investidores Sociais de Curitiba e Região
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Público-alvo | Executivos de grandes e médias empresas, diretores e profissionais de institutos empresariais e investidores sociais (pessoas físicas). Serão cerca de 50 convidados, entre membros da RIS e convidados externos. |
Local | FAE Business School. Auditório. Av. Visconde de Guarapuava, 2363, Curitiba, PR. |
Inscrição |
Os participantes receberão um convite pessoal e confirmarão a sua presença diretamente aos membros da RIS responsáveis. |
Projeto “de grão em grão” – Transformando a Cadeia por uma Alimentação Saudável
Abrir em nova abaA atividade prevê a apresentação do projeto “de grão em grão”, passando pela estratégia de atuação, regiões atendidas, resultados alcançados e desafios futuros. O projeto tem o objetivo de apoiar a produção, a oferta e o despertar para o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade nas regiões onde há operações da Cargill. Além de compartilhar os resultados alcançados com o projeto, os desafios enfrentados e planos futuros, na sequência o objetivo será de proporcionar uma roda de conversa para promover a troca de conhecimentos e discussões acerca do tema com os representantes do setor.
Por que esta atividade deve fazer parte da Semana do Investimento Social? *
Trata-se de um projeto integrado que tem o objetivo de apoiar a produção, a oferta e o despertar para o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade, através de ações de:
- Desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e da oferta de produtos de qualidade;
- Implantação de um programa de educação alimentar para contribuir com o desenvolvimento de hábitos saudáveis;
- Promoção do acesso a alimentos saudáveis e frescos para alunos e comunidade local;
- Difusão e valorização de elementos de sustentabilidade e qualidade de vida por meio da alimentação adequada e equilibrada
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 11h00 |
Organização |
Fundação Cargill
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Público-alvo | Empresas, institutos, fundações e interessados no tema da alimentação e que buscam promover um impacto positivo por meio das suas atividades. |
Local | Rua Henri Dunant, 1383, 8º andar - Chácara Santo Antônio/SP |
Inscrição |
Envie um e-mail com nome e RG para: [email protected] - Limite de 40 pessoas |
Organizações e Empreendedorismo na Sociedade da informação
Abrir em nova abaO encontro “Organizações e Empreendedorismo na Sociedade da Informação” contará com a presença de três conferencistas do Instituto Toposofia:
– o sociólogo Massimo Di Felice (professor da ECA/USP – diretor do Centro de Estudos Internacional Atopos)
– Mitsuru Yanaze (professor da ECA/USP – diretor do Ceacom – Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação)
– Stéphane Hugon, sociólogo, pesquisador do Centro de Estudos do Cotidiano, da Université Descartes-Sorbonne e fundador do Eranos, um centro de pesquisa voltado para os estudos do imaginário social e os fenômenos da inovação.
Cada convidado irá expor seu ponto de vista sobre a questão do impacto das tecnologias da informação nas organizações e, em especial para o investimento social. A mediação ficará a cargo das coordenadoras locais do Instituto Toposofia, Eliete Pereira e Cláudia Leonor Oliveira.
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 19h30 |
Organização |
Toposofia - Istituto di Studi
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Público-alvo | Coordenadores e colaboradores da organizações voltadas para o investimento social privados, profissionais do terceiro setor e público em geral. |
Local | ECA/USP: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Butantã, São Paulo - o Auditório Lupe Cotrim fica no prédio principal. |
Inscrição |
Envie um e-mail para [email protected]. |
Curta Vitória Minas: desembarque no Memorial Minas Gerais Vale – Evento em Belo Horizonte/MG
Abrir em nova abaOs filmes do projeto “Curta Vitória Minas” já foram exibidos nas 15 cidades participantes do projeto. No entanto será a primeira exibição em Belo Horizonte, no Memorial Minas Gerais Vale, também integrante do Circuito Liberdade.
O projeto “Curta Vitória a Minas”, em parceria com o Instituto Marlin Azul e Lab. Muy, registrou a memória, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades de 15 municípios vizinhos à Estrada de Ferro Vitória a Minas, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário. Das histórias selecionadas nasceram os 15 filmes de curta metragem, gravados nos municípios participantes.
Os autores das histórias selecionadas foram capacitações em audiovisual e tornaram-se os diretores das películas. Moradores das cidades participaram nas funções de produção e também como atores e figurantes. Uma equipe profissional acompanhou para garantir a qualidade dos produtos. Os filmes foram exibidores nas praças das cidades com um público de mais de 6 mil pessoas.
O acervo reúne ficções e documentários produzidos em Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo; e Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Nova Era, em Minas Gerais.
Making off em: https://www.youtube.com/watch?v=8tsLXTkR_oo
Mais sobre o projeto em: www.curtavitoriaaminas.com.br
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 14h00 |
Organização |
Fundação Vale
|
Público-alvo | Público em geral. Exibição voltada para escolas focadas em jovens estudantes como atividade do Educativo do Memorial Minas Gerais Vale. |
Local | Memorial Minas Gerais Vale: Sala Espetáculo Mineiro Praça da Liberdade, 640, esquina com Rua Gonçalves Dias. Belo Horizonte, MG CEP: 30140-010 www.memorialvale.com.br Informações: [email protected] (31) 33084000 |
Inscrição |
Entrada gratuita. Distribuição de senhas 30 minutos antes das apresentações. Lotação de 40 lugares (Sala Espetáculo Mineiro) |
Curta Vitória Minas: desembarque no Memorial Minas Gerais Vale – Evento em Belo Horizonte/MG
Abrir em nova abaOs filmes do projeto “Curta Vitória Minas” já foram exibidos nas 15 cidades participantes do projeto. No entanto será a primeira exibição em Belo Horizonte, no Memorial Minas Gerais Vale, também integrante do Circuito Liberdade.
O projeto “Curta Vitória a Minas”, em parceria com o Instituto Marlin Azul e Lab. Muy, registrou a memória, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades de 15 municípios vizinhos à Estrada de Ferro Vitória a Minas, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário. Das histórias selecionadas nasceram os 15 filmes de curta metragem, gravados nos municípios participantes.
Os autores das histórias selecionadas foram capacitações em audiovisual e tornaram-se os diretores das películas. Moradores das cidades participaram nas funções de produção e também como atores e figurantes. Uma equipe profissional acompanhou para garantir a qualidade dos produtos. Os filmes foram exibidores nas praças das cidades com um público de mais de 6 mil pessoas.
O acervo reúne ficções e documentários produzidos em Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo; e Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Nova Era, em Minas Gerais.
Making off em: https://www.youtube.com/watch?v=8tsLXTkR_oo
Mais sobre o projeto em: www.curtavitoriaaminas.com.br
Dia | 31/03/2016 |
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Horário | 19h00 |
Organização |
Fundação Vale
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Público-alvo | Público em geral. Exibição voltada para escolas focadas em jovens estudantes como atividade do Educativo do Memorial Minas Gerais Vale. |
Local | Memorial Minas Gerais Vale: Auditório - Praça da Liberdade, 640, esquina com Rua Gonçalves Dias. Belo Horizonte, MG CEP: 30140-010 www.memorialvale.com.br Informações: [email protected] (31) 33084000 |
Inscrição |
Entrada gratuita. Distribuição de senhas 30 minutos antes das apresentações. Lotação de 80 lugares (auditório) |
Diálogo Aberto sobre Consumo, Alimentação e Resíduos
Abrir em nova abaParceiros Organizadores: Instituto Estre, Museu da Pessoa, Remeli, Giral e Novos Urbanos
Apoio: Viveiro Inovação Social e Museu da Pessoa
Quais os impactos sociais e ambientais que a nossa escolha de consumo alimentar, desde o ato da compra ao preparo e descarte, tem gerado no mundo? Estas e outras questões serão abordadas por convidados num diálogo interativo. Ao final do encontro, haverá uma coleta de depoimentos feita pela Museu da Pessoa.
Convidados
Alciana Paulino (Instituto ESTRE), Mateus Mendonça (Giral), Patrícia Quadri (Remeli) e Rui Signori (Assessoria Agronômica e Soluções Ambientais)
Mediação: Novos Urbanos
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 10h00 |
Organização |
Instituto Estre
Museu da Pessoa Remeli Giral Novos Urbanos |
Local | Rua Laboriosa 37 – Vila Madalena |
Inscrição |
Envie um e-mail para [email protected]. |
A importância da cocriação para o investimento social privado
Abrir em nova abaEm um cenário de propagação da inteligência coletiva e promoção da inovação social, é necessário instituir processos de cocriação que potencializem a participação cidadã e empreendedora nas tomadas de decisão.
A atividade contará com a presença de empreendedores sociais de Heliópolis, Paraisópolis e Jardim São Luís, territórios que fazem parte da Estratégia de Investimento Social da Fundação Via Varejo, cuja atividade está em fase de planejamento com os atores sociais locais.
O diálogo será facilitado por Daniele Apone, sócia-fundadora da Consultoria Entrenós Facilitação e pós-graduada em Economia e Gestão para a Sustentabilidade pela UFRJ. A Entrenós é responsável pelo planejamento e gestão do investimento social de empresas como Natura e Via Varejo, além de prestar consultoria para organizações da sociedade civil organizada.
O diálogo será realizado no Viveiro Inovação Social, um ambiente de criação e desenvolvimento de ideias de inovação e impacto social que, além de um coworking e de um espaço para eventos, atua na criação de um ecossistema que estimule e possibilite o desenvolvimento de negócios, metodologias e ferramentas de inovação social.
Dia | 01/04/2016 |
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Horário | 15h00 |
Organização |
Entrenós Facilitação
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Público-alvo | Gestores públicos e privados, empreendedores sociais e cidadãos engajados. |
Local | Rua Wisard, 44 – Vila Madalena - São Paulo/SP |
Inscrição |
Viveiro Inovação Social - Rua Laboriosa, 37, Vila Madalena - São Paulo / SP Link para inscrição |
Paradas Cariocas como investimento social privado – Evento no Rio de Janeiro/RJ
Abrir em nova abaA Parada Carioca é a conversão de um espaço de estacionamento de automóvel na via pública em um “mini- parque” temporário. O objetivo desta atividade é propiciar a discussão sobre a cidade para as pessoas, o uso do solo com igualdade e como as empresas podem ajudar na consolidação desta política pública e ainda planejar uma estratégia de investimento social eficaz.
No Brasil, o conceito de parklet surge em São paulo, em 2012, e a sua implantação ocorre durante um festival em agosto de 2013, liderado por um grupo composto de arquitetos, designers e ONGs.
A boa avaliação da população permitiu às prefeituras de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro transformarem a ideia original em política pública de ocupação dos espaços públicos da cidade, revertendo áreas originalmente destinadas aos automóveis para as pessoas.
O debate será facilitado por Daniele Apone, sócia-fundadora da Consultoria Entrenós Facilitação, umas das empresas do Coletivo VagaViva que está implantando paradas cariocas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Como a proposta é realizar o debate na Goma, um ecossistema empreendedor da economia criativa situado no Distrito Criativo do Porto Maravilha, contaremos também com a presença dos outros membros do Coletivo VagaViva, clientes e parceiros.
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 15h00 |
Organização |
Coletivo VagaViva
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Público-alvo | Gestores públicos e privados, empreendedores sociais e cidadãos engajados. |
Local | Goma - Rua Senador Pompeu, 82 Centro - Rio de Janeiro/RJ |
Inscrição | Link para inscrição |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: desafios para governos, empresas e sociedade civil
Abrir em nova abaNesta atividade buscaremos mostrar a necessidade de uma ampla e criativa parceria entre governo, empresas e sociedade civil para o efetivo cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, os ODS. Somente uma ampla aliança entre os “três setores” conseguirá que sejam atingidas as ambiciosas, porém essenciais metas de desenvolvimento para o país e o mundo.
As empresas são peça chave no trabalho de implementação do ODS, não apenas por sua capacidade de investimento, mas também pelo seu poder de inovação. Daí, a necessidade e a conveniência de se trazer este debate para o contexto do investimento social.
Neste evento receberemos Denise Hills, Superintendente de Sustentabilidade do Itaú – UNIBANCO. Ela conversará com o Superintendente do Instituto Cyrela, Aron Zylberman, sobre a necessidade da construção de efetivas parcerias entre governo, empresas e sociedade civil para o efetivo cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, os ODS. Na abertura, a Profa. da Faculdade FIA, Gleriani Ferreira fará uma apresentação sobre o conjunto dos ODS.
Dia | 30/03/2016 |
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Horário | 19h30 |
Organização |
Instituto GESC
Faculdade FIA de Administração e Negócios |
Público-alvo | Gestores de empresas e de organizações sociais e demais interessados em discutir a relevância das parcerias para a efetiva implementação dos ODS. |
Local | O evento será transmitido à distância. Ele será gerado nos estúdios da FIA e disponibilizado por link específico a todos os inscritos. |
Inscrição | Link para inscrição |
Patrimônio, direito a cidade e sustentabilidade: Visita guiada ao canteiro de obras da Vila Itororó
Abrir em nova abaA Vila Itororó, conjunto remanescente de casas construídas nos anos 1920 como casas de aluguel, em São Paulo, está em fase de restauro. Desde os anos 70, o lugar coloca em disputa concepções divergentes de cidade e de cultura.
Nos últimos anos, a Vila foi desapropriada para ser transformada em um projeto cultural. O local hoje pertence à Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de São Paulo, e está sendo restaurado pelo Instituto Pedra. No lugar de fazer uma obra de restauro por aproximadamente quatro anos, de portas fechadas, para depois desse período inaugurar um centro cultural pronto, definido por poucas pessoas, o projeto consiste na abertura do canteiro de obras desde o início do processo de restauro e na instalação de um experimento de centro cultural. A abertura do canteiro tem sentido duplo: aberto para ser acessado e em aberto – o que virá a ser o centro cultural está em discussão, para que a cidade possa sinalizar o que se quer desse espaço, que abrange o galpão, o pátio de casas e os edifícios da Vila. A caixa preta do trabalho cultural está aberta.
Enquanto o pátio de casas é o canteiro das obras de restauro, onde as edificações, o conjunto arquitetônico, estão em construção, o galpão que dá acesso à Vila é a parte do canteiro onde o que está em construção são as práticas e os usos a serem atribuídos às edificações da Vila quando as obras estiverem concluídas. Logo, esse espaço é um manifesto que mostra que existem alternativas aos modelos vigentes de centros culturais e que o patrimônio é vivo e pode ser ativado, independente do seu estado de preservação.
A visita ao pátio de casas da Vila Itororó, portanto, se propõe a repensar os usos futuros da Vila a partir das experimentações e dos debates públicos que hoje acontecem nela. Por que implementar um centro cultural num lugar de moradia? O que entendemos por cultura? De que formas a cultura pode ser habitada? Como reabilitar a luta dos moradores, que marca sua história recente? Esses são alguns eixos norteadores da visita.
Dia | 01/04/2016 |
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Horário | 16h00 |
Organização |
Vila Itororó Canteiro Aberto
Secretaria Municipal de Cultura Instituto Pedra |
Público-alvo | Fundações, institutos, movimentos sociais, poderes públicos, assim como cidadãos engajados em discutir memória, cidade e novos modelos de gestão no Brasil. |
Local | Vila Itororó Canteiro Aberto - Rua Pedroso, 238 - Bela Vista (próximo ao metrô São Joaquim) - São Paulo/SP |
Inscrição |
A visita é gratuita. Para fazer a visita não é necessário agendamento prévio. A participação se dá por ordem de chegada, sujeito a lotação, com máximo de 25 pessoas. No caso de grupos formados por mais de 15 pessoas ou necessidade de reserva, envie um email para [email protected]. |
Casa do Povo: Construindo a cidade juntos – 60 anos de memória, arte e política
Abrir em nova abaInaugurado em 1953 em memória aos que sucubiram nos campos de concentração nazistas, o ICIB, conhecido como Casa do Povo, nasceu para ser um monumento vivo, em que a memória serve como base para construção do futuro. Acolheu o jornal Nossa Voz, a escola Scholem Aleichem, e o teatro TAIB. Hoje, por meio de iniciativas ligadas à cultura contemporânea se afirma como lugar de memória e espaço de experimentação, em diálogo constante com o seu bairro, visando alcançar relevância local e internacional.
A atividade será conduzida por Benjamin Seroussi, membro da diretoria da Casa do Povo. A Casa do Povo existe há mais de 60 anos e conseguiu manter uma atuação cultural forte, adaptando o seu modelo de gestão aos contextos, muitas vezes adversos, que atravessou.
Dia | 28/03/2016 |
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Horário | 15h00 |
Organização |
Casa do Povo
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Público-alvo | Gestores públicos e privados, movimentos sociais, poderes públicos assim como cidadãos engajados em discutir memória, cidade e novos modelos de gestão no Brasil. |
Local | Casa do Povo: Rua Três Rios, 252- Bom Retiro - São Paulo / SP |
Inscrição |
A visita é gratuita e por ordem de chegada. Serão disponibilizadas 25 vagas. |
Marco Legal da Primeira Infância: O Direito ao Cuidado
Abrir em nova abaCom a sanção presidencial do Marco Legal da Primeira Infância (PLC 14/2015), o objetivo desta mesa redonda é refletir sobre o cuidado na primeira infância e os impactos do aumento da licença-paternidade no Brasil. Aqui, promoveremos uma ampla visão sobre o tema com a participação de organizações sociais e do setor privado, com a perspectiva de criar consensos e desmistificar os impactos financeiros por parte de empresas em relação a licenças parentais.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 09h00 |
Organização |
Aldeias Infantis SOS Brasil
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Público-alvo | Representantes de fundações, associações, empresas, profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, além de interessados em cuidado parental. |
Local | Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana |
Inscrição |
Inscrições gratuitas pelo e-mail: [email protected] |
Projeto Alquimia – Evento em Caxias do Sul/RS
Abrir em nova abaForam realizadas 800 apresentações, durante 2 anos em escolas municipais e comunidades, com a presença de uma minivan (BIOTRUCK), demonstrando na palestra e posterior visitação à van para conhecimento do processo, conscientizando a comunidade, jovens e adolescentes a dar o destino certo ao óleo de cozinha usado. Mostrando os malefícios ocasionados ( 1 lt óleo de cozinha contamina 1.000.000 lt d’água) e os benefícios em transformá-lo em biodiesel, sem contaminação ao ambiente.
O Instituto Elisabetha Randon, mantém um programa social, chamado Florescer, na modalidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, no qual recebe, dentro das duas plantas industriais das empresas Randon, em casas devidamente adaptadas para este fim, cerca de 400 crianças e adolescentes, de segunda a sexta-feira. Na semana do Investimento social, estará apoiando este projeto, recebendo as palestras visando qualificar seus beneficiários para que sejam multiplicadores de informações quanto a reciclagem do óleo em suas casas e vizinhança. Associando também a esta semana, uma campanha de coleta de livros infanto-juvenis, como ingresso às palestras, sendo que estes livros serão doados para as bibliotecas de escolas públicas de Caxias do Sul.
O envolvimento dos beneficiários do Florescer neste projeto, prevê continuidade até a semana do meio ambiente, em junho, com abertura de um ponto de coleta de óleo residencial nas Casas Florescer, para que tanto estes, quanto os cerca de 8 mil funcionários das empresas Randon possam fazer a correta destinação. Também os beneficiários desenvolverão materiais informativos para distribuir em seus bairros, orientando a população.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 08h30 |
Organização |
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Instituto Elisabetha Randon |
Público-alvo | 400 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social do programa Florescer |
Local | Casa Florescer Interlagos - Av. Abramo Randon,770 Bairro Interlagos - Caxias do Sul -50 beneficiários |
Inscrição |
Serão 3 palestras em diferentes horários: das 8h30 às 9h30 min / das 9h30 às 10h30 min / das 13h30 às 14h30min. Para se inscrever, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (54) 3239 2665 |
Projeto Alquimia – Evento em Caxias do Sul/RS
Abrir em nova abaForam realizadas 800 apresentações, durante 2 anos em escolas municipais e comunidades, com a presença de uma minivan (BIOTRUCK), demonstrando na palestra e posterior visitação à van para conhecimento do processo, conscientizando a comunidade, jovens e adolescentes a dar o destino certo ao óleo de cozinha usado. Mostrando os malefícios ocasionados ( 1 lt óleo de cozinha contamina 1.000.000 lt d’água) e os benefícios em transformá-lo em biodiesel, sem contaminação ao ambiente.
O Instituto Elisabetha Randon, mantém um programa social, chamado Florescer, na modalidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, no qual recebe, dentro das duas plantas industriais das empresas Randon, em casas devidamente adaptadas para este fim, cerca de 400 crianças e adolescentes, de segunda a sexta-feira. Na semana do Investimento social, estará apoiando este projeto, recebendo as palestras visando qualificar seus beneficiários para que sejam multiplicadores de informações quanto a reciclagem do óleo em suas casas e vizinhança. Associando também a esta semana, uma campanha de coleta de livros infanto-juvenis, como ingresso às palestras, sendo que estes livros serão doados para as bibliotecas de escolas públicas de Caxias do Sul.
O envolvimento dos beneficiários do Florescer neste projeto, prevê continuidade até a semana do meio ambiente, em junho, com abertura de um ponto de coleta de óleo residencial nas Casas Florescer, para que tanto estes, quanto os cerca de 8 mil funcionários das empresas Randon possam fazer a correta destinação. Também os beneficiários desenvolverão materiais informativos para distribuir em seus bairros, orientando a população.
Dia | 30/03/2016 |
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Horário | 08h30 |
Organização |
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Instituto Elisabetha Randon |
Público-alvo | 400 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social do programa Florescer |
Local | Casa Florescer Fras-le - RS 122 Junto à Fras-le Bairro Forqueta |
Inscrição |
Serão 2 palestras em dois horários diferentes: das 8h30 às 9h30 min / das 9h30 às 10h30 min. Para se inscrever, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (54) 3239 2665 |
Inovação e diversidade no ambiente de trabalho: a importância da inclusão LGBT
Abrir em nova abaO Diversity BBOX é um programa de inclusão social e promoção da diversidade LGBT e igualdade de gênero nas empresas. Nessa atividade apresentaremos o programa Diversity BBOX e sua metodologia de implementação, por meio de vídeos, exposição e debate.
Após o debate será servido um coquetel.
Dia | 01/04/2016 |
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Horário | 18h00 |
Organização |
[SSEX BBOX]
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Público-alvo | Líderes, gerentes, gestores de empresas que engajadas na promoção da igualdade de gênero e inclusão da população LGBT. |
Local | Rua Padre Agostinho Mendicute, 85 - Perdizes, 01257090 São Paulo - SP |
Inscrição |
Envie um e-mail para [email protected] |
Capitalismo Consciente e o papel das Organizações da Sociedade Civil
Abrir em nova abaO lema do capitalismo consciente é: “Como gerar prosperidade de forma humanizada”.
Você conhece os princípios do capitalismo consciente?
Saiba por que as companhias lucram mais quando tentam mudar o mundo para melhor e aprenda as lições de quem já embarcou nesse movimento.
As empresas que aderem ao capitalismo consciente entendem que seu papel é servir ao propósito da organização, que é criar valor a todos os seus stakeholders. Elas colocam o capitalismo a serviço do desenvolvimento social, cultivando uma cultura consciente de confiança e cuidado.
A recente aproximação entre empresas e Organizações da Sociedade Civil se consolida com o coroamento do conceito de capitalismo consciente. Para além dos muros da responsabilidade social empresarial (quando a empresa segue rigorosamente com suas obrigações em relação a todos os stakeholders, tais como impostos, segurança no trabalho, distribuição de lucros e dividendos, combate à corrupção, entre outros), no caso do capitalismo consciente o que se propõe é que as empresas se apropriem das agendas do Terceiro Setor, ou seja a co-construção de uma sociedade justa e sustentável, levando tais conceitos para dentro do negócio empresarial.
Nessa palestra ministrada por um dos fundadores do Capitalismo consciente no Brasil, você vai entender como o capitalismo consciente ajuda sua empresa a crescer fazendo o bem! Também entenderá os quatro pilares que sustentam esse pensamento: propósito, cultura, liderança e público chave. A junção desses quatro elementos proporciona uma nova maneira de pensar os negócios, por meio de um sistema centrado nas relações humanas.
O capitalismo consciente começou como um movimento em 2008 nos Estados Unidos e em 2013 foi oficialmente instituído no Brasil pelo Instituto do Capitalismo Consciente.
Nessa nova visão de negócio, não só a empresa ajuda a sociedade civil a se organizar para defesa de seus interesses, como dali extrai demandas que turbinam novas formas de produzir, a partir de um viés de atitudes conscientes e engajadas.
A palestra termina com a fundadora da Engaja Brasil apresentando a plataforma de engajamento social e construção coletiva de uma sociedade justa e sustentável que possui a missão de “Engajar e conectar pessoas, empresas e Organizações da Sociedade Civil em causas sociais de impacto por meio da tecnologia e de forma inovadora, viabilizando maior captação de recursos e transformação social efetiva”.
Palestrante – Capitalismo Consciente:
José Luiz Weiss (Co-fundador do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e sócio da Corall Consultoria)
Apresentação Engaja Brasil:
Cristiane Almeida (fundadora da Engaja Brasil)
Dia | 30/03/2016 |
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Horário | 09h00 |
Organização |
Engaja Brasil
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Público-alvo | Empresários, empreendedores, líderes e gestores de Empresas e Organização da Sociedade Civil |
Local | FECOMERCIO, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 3º andar - sala 4 |
Inscrição | Link para inscrição |
Desenvolvimento Sustentável – Uma Agenda de Todos
Abrir em nova abaNa linha dos conceitos do capitalismo consciente, iremos debater como as empresas podem usar seu negócio e ambiente de trabalho para serem agentes de transformação socioambiental e gerar valor à sociedade em parceria com as Organizações da Sociedade Civil.
Nossa proposta é mostrar uma alternativa aos executivos de institutos e fundações empresariais onde é possível ir além das ações de responsabilidades sociais, mas também evoluir ao pensamento de um modelo de negócio em que as decisões tomadas sejam com foco em temas sociais, ambientais e no engajamento efetivo dos funcionários para as causas da comunidade.
Por isso, é fundamental atuar em parceria com as Organizações da Sociedade Civil que atuam diretamente nas causas sociais de impacto e interesse público.
O debate será feito em formato de “mesa redonda” com o com co-fundador do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, com a gerente de sustentabilidade da Natura, com a secretaria Executiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Nacional e sub-secretária de assuntos metropolitanos da Casa Civil de SP, com uma representante do Pacto Global (ONU) e com dois conselheiros da Engaja Brasil.
O evento começará com uma conversa entre os convidados, seguido de um debate com os participantes e termina com a fundadora da Engaja Brasil apresentando a plataforma de engajamento social e construção coletiva de uma sociedade justa e sustentável que possui a missão de “Engajar e conectar pessoas, empresas e Organizações da Sociedade Civil em causas sociais de impacto por meio da tecnologia e de forma inovadora, viabilizando maior captação de recursos e transformação social efetiva”.
Convidados:
- André Cervi(Conselheiro da Engaja Brasil e co-fundador do Atados – Voluntariado empresarial)
- Barbara Dunin (Assessora Executiva da Rede Brasileira para o Pacto Global)
- Eliana Falque (Secretaria Executiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Nacional e Sub-secretária de assuntos metropolitanos da Casa Civil de SP)
- Hugo Caccuri Junior (Conselheiro da Engaja Brasil e sócio Great Place to Work México, Centro América e Caribe / Caccuri Advisors)
- José Luiz Weiss (Co-fundador do Instituto Capitalismo Consciente Brasile sócio da Corall Consultoria)
- Renata Puchala (gerente de sustentabilidade da Natura)
Moderadora:
Cristiane Almeida (fundadora da Engaja Brasil).
Dia | 30/03/2016 |
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Horário | 11h00 |
Organização |
Engaja Brasil
|
Público-alvo | Empresários, empreendedores, líderes e gestores de Empresas e Organização da Sociedade Civil |
Local | FECOMERCIO, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 3º andar - sala 4 |
Inscrição | Link para inscrição |
O papel das OSCs no Brasil e a importância do engajamento de todos
Abrir em nova abaO Terceiro Setor é um espaço político-social que deve ser ocupado com criatividade e competência técnica, teórica e política. Por isso, os agentes das OSCs não devem apenas ser meros executores de programas ou projetos, mas planejadores e propositores de políticas públicas, na linha dos interesses da maioria da população, especialmente a mais carentes. Estes são os pressupostos que devem reger a ação profissional destas instituições.
Diante disso, a atuação dos profissionais desse setor deve estar vinculada – do gerenciamento à execução de projetos – à sólida formação e capacidade crítica e autônoma de seus agentes.
O Terceiro Setor onde, encontramos as OSCs, desenvolve atividades de interesse social, ou seja de interesse da sociedade. Por isso se diz que o terceiro setor pertence a todos pois as entidades não são dos “donos” das entidades ou seus criadores, mas sim de toda a sociedade, por isso a importância da TRANSPARÊNCIA e de boas práticas nesse setor.
Para o Estado é fundamental trabalhar com as questões sociais que se apresentam para a sociedade, e que as instituições do Terceiro Setor sejam sensíveis promotoras.
Portanto, com o engajamento de todos, o futuro das políticas sociais se delineia sob uma nova perspectiva de proteção social – que é a própria Sociedade Civil Organizada, as OSCs.
É nessa sociedade que pode se manifestar a livre iniciativa dos cidadãos, seus interesses, suas organizações, sua cultura, seus valores e suas necessidades. Os cidadãos pertencentes a esta reconfiguração da sociedade civil são indivíduos providos de uma solidariedade que articula a economia social em detrimento de interesses político e individuais.
O evento começará com a palestra do Dr. Airton Graziolli, seguido de perguntas dos participantes e termina com a fundadora da Engaja Brasil apresentando a plataforma de engajamento social e construção coletiva de uma sociedade justa e sustentável que possui a missão de “Engajar e conectar pessoas, empresas e Organizações da Sociedade Civil em causas sociais de impacto por meio da tecnologia e de forma inovadora, viabilizando maior captação de recursos e transformação social efetiva”.
Palestrante:
Airton Graziolli (Curador de Fundações do Estado de São Paulo).
Apresentação Engaja Brasil:
Cristiane Almeida (fundadora da Engaja Brasil)
Dia | 01/04/2016 |
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Horário | 15h00 |
Organização |
Engaja Brasil
|
Público-alvo | Empresários, executivos de investimento social/sustentabilidade; Gestores de Organizações da Sociedade Civil e a sociedade em geral. |
Local | FECOMERCIO, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 3º andar - sala 4 |
Inscrição | Link para inscrição |
Como aliar o investimento social aos incentivos fiscais e voluntariado
Abrir em nova abaA primeira parte do encontro será para apresentar conceitos de voluntariado corporativo que podem potencializar o investimento social privado. Você entrará em contato com tipos específicos de voluntariado como Pró-bono, SBV (Skill Based Volunteering) e Mentoria.
A segunda parte será apresentada um resumo das leis de incentivos fiscais aplicáveis às pessoas físicas que também podem potencializar o investimento social privado. A oportunidade que temos de poder decidir o destino de parte do nosso imposto de renda e ainda podemos acompanhar o impacto gerado.
Também será discutida a participação de executivos das empresas nos conselhos de organizações da sociedade civil, prática muito comum nos Estados Unidos.
Além disso, serão apresentadas as novas tendências e metodologias do Global Pro Bono Summit que acontecerá na semana do dia 14 de março em Singapura, do qual um dos nossos fundadores irá participar.
Para finalizar a fase de conteúdo, nosso convidado do ATADOS, parceiro da Engaja Brasil, apresentará alguns casos que já executam nos temas de voluntariado empresarial.
Na sequência faremos oficina para colocar os aprendizados em prática. Será uma oficina colaborativa cujo objetivo é identificar os desafios em relação ao alinhamento entre engajamento de funcionários e ISP e chegar juntos a soluções. Contemplaremos tanto os desafios das empresas quanto das organizações da sociedade civil.
As palestras serão ministradas pela fundadora da Engaja Brasil, Cristiane Almeida, e pelo co-fundador do Atados, André Cervi. A oficina será mediada por ambos.
Palestrantes:
- André Cervi (conselheiro da Engaja Brasil e co-fundador do Atados – Voluntariado empresarial)
- Cristiane Almeida (fundadora da Engaja Brasil)
Dia | 01/04/2016 |
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Horário | 17h00 |
Organização |
Engaja Brasil
Atados |
Público-alvo | Empresários, empreendedores, líderes e gestores de Empresas e Organização da Sociedade Civil |
Local | FECOMERCIO, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 3º andar - sala 4 |
Inscrição | Link para inscrição |
Palestra e Debate sobre captação de recursos em tempos de crise
Abrir em nova abaPalestrante René Steuer presidente e fundador da Associação brasileira de Captadores de Recursos e Silvia Naccache Coordenadora do centro de Voluntariado de São Paulo.
Dia | 29/03/2016 |
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Horário | 18h30 |
Organização |
Centro de Voluntariado de São Paulo
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Público-alvo | Gestores de organizações sociais, institutos e fundações, captadores de recursos |
Local | Avenida Paulista, 1294 - 19º andar - São Paulo/SP |
Inscrição |
Envie um e-mail para [email protected] com nome completo e RG. |
Cidade Vodu
Abrir em nova abaA Vila Itororó começou a ser construída no início do século XX. Há décadas, ela coloca em disputa concepções divergentes de cidade, cultura e público. Tombada por seu valor como patrimônio, a Vila foi decretada de utilidade pública, desapropriada e a maior parte da população que ali morava foi realojada em habitações sociais da região central. O projeto Vila Itororó Canteiro Aberto funciona no meio das obras de restauro e pretende ser um lugar de redefinição e experimentação coletiva do futuro daquele espaço.
Com sua arquitetura sem arquiteto, seu estilo eclético, e suas diversas ondas de moradores, a Vila Itororó conta múltiplas histórias e traz a tona narrativas, muitas vezes esmagadas, de uma São Paulo popular e misturada – socialmente e culturalmente. Um dos principais desafios do projeto de restauro é conseguir contar essa história sem as representar, ou seja, sem as transformar em algo distante e engessado, mas as articulando com as urgências contemporâneas pelas quais a cidade passa.
Acolher a peça Cidade Vudu é uma maneira de criar fricções entre as múltiplas histórias da Vila Itororó e os movimentos migratórios contemporâneos. Esses movimentos estão mudando as feições da cidade. Porém, imigrantes e refugiados são silenciados e suas lutas diárias tornadas invisíveis. Dando voz aos próprios refugiados haitianos, Cidade Vudu traz essas questões para as luzes do palco, ao invés de representar a vida dessa população recém-chegada. Lembramos, assim, das tantas camadas, muitas vezes violentas e apagadas, que constituem a base da formação de São Paulo de Piratininga.
Criação: Teatro de Narradores
Dramaturgia e encenação: José Fernando de Azevedo
Atores: Renan Tenca Trindade, Teth Maiello
Atores convidados: Joel Aurilien, Junior Odnel Barthelemy, Patrick Dieudonne, Roselaure Jeanty
Músicos em cena: Helio Flanders, Dumoulin Louis Edvard, Wilken Pierre Louis
*Ficha técnica completa no site: www.teatrodenarradores.com.br
Dia | 31/03/2016 |
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Horário | 19h30 |
Organização |
Teatro de Narradores, Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, MIT/SP – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
Vila Itororó |
Público-alvo | Interesse em teatro, cinema, música e história de refugiados |
Local | Vila Itororó | Canteiro Aberto - Rua Pedroso, 238 (metrô São Joaquim) - São Paulo/SP |
Inscrição |
Entrada gratuita (retirada de ingresso 1h antes do início do espetáculo). Lotação: 50 pessoas. *Em caso de chuva a peça será cancelada |