Democracia, Pluralismo e Diversidade

Em parceria com: NEXO / CEBRAP
Aberto ao público [Diálogo] Diálogos contemporâneos
26.01.2021
17h00 - 19h00

O painel “Democracia, Pluralismo e Diversidade”, se propões a atualizar o olhar sobre as múltiplas crises do espaço democrático no país e no mundo acumuladas nos últimos anos e as perspectivas para responder a elas pela via do revigoramento e aprofundamento da experiência da democracia entre nós, em lugar da sua erosão.

Sobre a Série Diálogos Contemporâneos

Vivemos uma época de múltiplas transições. A emergência das mudanças climáticas e a afirmação crescente dos limites do planeta combinam-se com a difusão das novas tecnologias digitais para impactar profundamente nossos modos de vida, organização em sociedade e atividade econômica. A intensidade das mudanças trazidas por essas dinâmicas conecta-se com a expansão de desigualdades e conflitos em múltiplas sociedades e a multiplicação de novos desafios globais para renovar as demandas de convívio diverso e plural na vida coletiva e impor pressões intensas sobre os marcos do acordo democrático no Brasil e no mundo.

A eclosão da pandemia da Covid-19 reforça e explicita a extensão desses processos, enquanto soma também novos elementos a eles, atualizando a compreensão dos desafios da saúde pública e seus impactos em âmbito local e internacional.

A série de Diálogos Contemporâneos, promovida pelo GIFE e pelo Nexo Jornal no contexto do 11o Congresso GIFE, buscou trazer perspectivas amplas na fronteira de cada um desses temas, somando à reflexão sobre os chamados e papéis para a sociedade brasileira na resposta a eles, encontrando os caminhos para a afirmação de novas agendas públicas e futuros possíveis em sintonia com nosso tempo e o horizonte de desenvolvimento justo, democrático e sustentável que estamos desafiados a renovar e revigorar para o país e o planeta.

Palestrantes

Flavia Mateus Rios

UFF - Universidade Federal Fluminense Saiba mais

Paula Miraglia

Nexo Jornal Saiba mais

Atila Roque

Fundação Ford Saiba mais

Marcos Nobre

CEBRAP Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford