Investimento Social por Ciência e Informação
A defesa e valorização dos modos de produção e disseminação de ciência e informação de qualidade encontra-se entre os desafios centrais do nosso tempo. Preservar e revitalizar uma esfera pública pautada pelo compromisso com a empiria e os fatos, a pluralidade de atores e ideias, a independência e respeito no debate são condições cada vez mais essenciais para renovar os trilhos de construção de avanços nas várias dimensões da nossa vida coletiva.
A elas soma-se o desafio, também histórico, de fortalecer as bases de produção científica e difusão de conhecimento na sociedade brasileira, seja para amparar a nossa cultura democrática com o bom debate de ideias na cena pública, expandir a democratização de oportunidades e a realização plena de potenciais no país e/ou posicionar-nos de forma efetiva para a inserção na sociedade contemporânea.
Em setembro de 2020, como parte das atividades do trilho do Congresso GIFE, o painel Investimento Social por Ciência e Informação marcou o início da iniciativa ISP por Ciência e Informação, que busca mapear e sintetizar diretrizes para a atuação reforçada da filantropia nesses temas. O guia fruto do processo iniciado em setembro será lançado logo após o Congresso.
A LIVE reúne vozes referenciais na construção de caminhos em favor da produção de ciência e informação múltiplas, diversas e de qualidade no país, inspirando a expansão dos horizontes de colaboração e atuação da filantropia e do investimento social privado e da sociedade civil de forma ampla nesta agenda.
As nossas perguntas chave para esta LIVE são: Quais são os desafios presentes e potenciais das na produção de informação e desenvolvimento da ciência no Brasil? Como podemos expandir o engajamento e a atuação da filantropia e do investimento social privado nessas temáticas? Que caminhos de envolvimento do setor devem ser priorizados?