Carregando...

Filantropia, Cidadania e Democracia

06/08/2020 – 10h00 às 12h00

Que desafios enfrentamos hoje para garantir a nossa democracia e, mais do que isso, para fortalecê-la e ampliá-la? Quais são as fronteiras que podem nos levar ao exercício democrático em seu pleno potencial? Quais são as prioridades colocadas para seguirmos nessa direção?

Garantir a existência e reconhecer a importância de instituições fortes, atuantes e independentes, liberdade de expressão e o respeito pela pluralidade de opiniões e visões e a busca por equidade combinada com a redução das desigualdades, garantindo que todos os brasileiros e brasileiras enquanto cidadãos possam ser ouvidos e participantes ativos da vida e construção democrática são pilares fundamentais da essência da democracia.

Nesse debate refletiremos sobre esses três pilares a partir de desafios prioritários impostos pelo nosso atual momento histórico.

Se inscreva aqui!

Assista ao vivo aqui!

Palestrantes

Atila Roque

Ford Foundation

Atila Roque é Diretor da Fundação Ford no Brasil, coordenando todo o trabalho operacional e programático. Antes de ingressar na Ford, atuou como Diretor Executivo da Anistia Internacional no Brasil. Foi também Diretor Executivo do INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos e da Action Aid Internacional-USA em Washington DC. Teve diferentes cargos durante 17 anos no IBASE, uma das mais importantes ONGs do Brasil. Sua experiência inclui também três anos em Tóquio como pesquisador visitante no “Pacific-Asia Research Center”. Atila é Historiador pela UFRJ e Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ/UCAM.

Felipe Santa Cruz

Felipe Santa Cruz Oliveira é advogado brasileiro, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Presidiu o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição em que cursou Direito e se formou em 1997. Fez mestrado em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000-2002), no qual defendeu sua dissertação sobre o Direito do Trabalho. Foi professor nos cursos de Direito das Universidades Cândido Mendes (2001-2005) e Santa Úrsula (2001-2002).

Patrícia Campos Mello

Patrícia Toledo de Campos Mello é jornalista e escritora brasileira. É repórter e colunista da Folha de S.Paulo; por sua atuação, recebeu em 2019 o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa do Comitê para proteção de Jornalistas (CPJ),recebeu em 2016 o Troféu Mulher Imprensa. Em 2017, recebeu o Prêmio Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). E em 2018, recebeu o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha e o V Prêmio Petrobras de Jornalismo. É comentarista da Band e Band News. Foi enviada especial em áreas de conflito, como a Síria e a Serra Leoa.

Maria Sylvia Oliveira

Maria Sylvia Oliveira é graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Pós-Graduada em Direito Empresarial e em Direito Tributário, pela – FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas; Advogada atuando na área de Direitos Humanos – Questões de Gênero, Raça e Etnia e no enfrentamento à violência contra a mulher e violência doméstica e familiar; sócia efetiva do Geledès-Instituto da Mulher Negra,  onde atualmente ocupa o cargo de Presidenta no triênio 2018/2021; Conselheira Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, em São Paulo;  Membra da Operativa e do GT Jurídico da  Coalizão Negra Por Direitos; Conselheira no Projeto Liberdade.

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Bradesco

Master

Itaú Social

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica

Prata

Alana
Fundação Ford
Fundação Bradesco
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Gerdau
Humanize
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho

Parceiros de comunicação

Nossa Causa