Que desafios enfrentamos hoje para garantir a nossa democracia e, mais do que isso, para fortalecê-la e ampliá-la? Quais são as fronteiras que podem nos levar ao exercício democrático em seu pleno potencial? Quais são as prioridades colocadas para seguirmos nessa direção?
Garantir a existência e reconhecer a importância de instituições fortes, atuantes e independentes, liberdade de expressão e o respeito pela pluralidade de opiniões e visões e a busca por equidade combinada com a redução das desigualdades, garantindo que todos os brasileiros e brasileiras enquanto cidadãos possam ser ouvidos e participantes ativos da vida e construção democrática são pilares fundamentais da essência da democracia.
Nesse debate refletiremos sobre esses três pilares a partir de desafios prioritários impostos pelo nosso atual momento histórico.
Atila Roque é Diretor da Fundação Ford no Brasil, coordenando todo o trabalho operacional e programático. Antes de ingressar na Ford, atuou como Diretor Executivo da Anistia Internacional no Brasil. Foi também Diretor Executivo do INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos e da Action Aid Internacional-USA em Washington DC. Teve diferentes cargos durante 17 anos no IBASE, uma das mais importantes ONGs do Brasil. Sua experiência inclui também três anos em Tóquio como pesquisador visitante no “Pacific-Asia Research Center”. Atila é Historiador pela UFRJ e Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ/UCAM.
É advogado brasileiro, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Presidiu o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição em que cursou Direito e se formou em 1997. Fez mestrado em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000-2002), no qual defendeu sua dissertação sobre o Direito do Trabalho. Foi professor nos cursos de Direito das Universidades Cândido Mendes (2001-2005) e Santa Úrsula (2001-2002).
É jornalista e escritora brasileira. É repórter e colunista da Folha de S.Paulo; por sua atuação, recebeu em 2019 o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa do Comitê para proteção de Jornalistas (CPJ),recebeu em 2016 o Troféu Mulher Imprensa. Em 2017, recebeu o Prêmio Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). E em 2018, recebeu o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha e o V Prêmio Petrobras de Jornalismo. É comentarista da Band e Band News. Foi enviada especial em áreas de conflito, como a Síria e a Serra Leoa.
É graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Pós-Graduada em Direito Empresarial e em Direito Tributário, pela – FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas; Advogada atuando na área de Direitos Humanos – Questões de Gênero, Raça e Etnia e no enfrentamento à violência contra a mulher e violência doméstica e familiar; sócia efetiva do Geledès-Instituto da Mulher Negra, onde atualmente ocupa o cargo de Presidenta no triênio 2018/2021; Conselheira Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, em São Paulo; Membra da Operativa e do GT Jurídico da Coalizão Negra Por Direitos; Conselheira no Projeto Liberdade.
Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.
Bronze
Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho
Master
Vale
Itaú Social
Ouro
Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário
Parceiros de comunicação
O Povo
Platinum
Fundação Bradesco
Prata
Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford
Em breve
11º Congresso GIFE
Fronteiras da Ação Coletiva
Tempos de desafios são tempos de superação. A eclosão da pandemia do novo coronavírus nos convoca ao aprofundamento das nossas capacidades de ação pública e à reflexão sobre as transformações devidas para a reconstrução do futuro. Encontra também um país e mundo sob o impacto da persistência de desigualdades históricas, dos efeitos disruptivos das novas tecnologias, das pressões crescentes sobre o equilíbrio ambiental e da emergência de novos conflitos a ameaçar os fundamentos da coexistência cidadã e da vida democrática.
Em contextos assim, vale mais que nunca afirmar os sentidos da inovação e da produção compartilhada de respostas. Somar esforços e perspectivas para a abertura de novos caminhos para o exercício da solidariedade, da tolerância e da construção plural, diversa e enriquecedora em sociedade. Novos modos de mobilização e destinação efetiva de recursos para fazer frente às dimensões múltiplas da crise. Novos instrumentos e práticas de ação para superar barreiras na realização da nação e planeta genuinamente mais justos, livres, íntegros, dinâmicos e sustentáveis a que aspiramos. Novas agendas e repertórios para corresponder aos chamados da contemporaneidade.
O 11º Congresso GIFE quer ser um espaço para caminhar em conjunto na geração e partilha dessas respostas. Iluminar e renovar as contribuições possíveis da filantropia, do investimento social privado e da sociedade civil brasileiras para elas. Apontar e impulsionar a vitalidade de um espaço de cidadania em expansão e diversificação contínuas no país e seu valor para a renovação dos horizontes comuns. Como sempre no percurso da nossa rede, combinar visões e experiências para atualizar as pautas que nos desafiam e somar aprendizados para ir além delas.
Para isso, e em sintonia com o momento, mais do que os três dias de encontro o Congresso buscará dessa vez ser um trilho para a promoção desses objetivos, no curso da travessia que vivenciamos agora. Iniciando-se com a Semana do Investimento Social, em 3 a 7 de agosto, as atividades desdobrarão-se nos meses seguintes em uma programação intensa de diálogos e trocas online, mobilizando os atores diversos do setor no país e oferecendo a seus participantes uma jornada vibrante de colaboração e intercâmbio no rumo da superação dos desafios do momento. Por fim, a realização do encontro de encerramento do Congresso, em 24 a 26 de março de 2021, proporcionará a síntese e panorama dos acúmulos dessa jornada, ao lado da celebração da oportunidade de voltar a estar juntos e voltados para o futuro, extraindo da adversidade a força e inspiração para seguir adiante.
Nesse ano que marca também os 25 anos do GIFE, é o que mais naturalmente podemos propor-nos, na homenagem a todos que vitimados pela pandemia e no compromisso renovado pelo momento de fazermos sempre mais e melhor na realização do nosso destino coletivo. Esperamos que o Congresso possa ser uma contribuição e experiência enriquecedoras nesse sentido, com a alegria desde já do caminhar nelas com todos que somando-se para vivenciá-las em conjunto.
Fale conosco
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos e-mails abaixo: