Plataforma Filantropia ODS: Filantropia e respostas socioeconômicas à COVID-19
Plataforma Filantropia ODS: “Filantropia e respostas socioeconômicas à COVID-19 – Desafios e oportunidades”
SDG Philanthropy Platform Webinar: “Philanthropy and the Socio-Economic Response to COVID-19 – Challenges and Opportunities”
Os impactos sociais e econômicos da COVID-19 são inéditos após colocar metade da população mundial em quarentena e distanciamento social. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a pandemia de coronavírus pode custar US$ 10 trilhões à economia global e metade das pessoas que trabalham podem perder o emprego nos próximos meses. Os custos das implicações da COVID-19 nas sociedades pesam de maneira distinta nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, evidenciando grandes desigualdades e disparidades na capacidade de lidar e se recuperar da crise.
Frente à pandemia do COVID-19, o setor filantrópico tem sido um ponto crucial na coordenação de doações de indivíduos, fundações e corporações para responder à essa crise urgente. A CANDID destacou que mais de US$ 11,4 bilhões foram mobilizados por 789 financiadores em 5996 doações em todo o mundo. Foram apoiados desde fundos comunitários de resposta rápida, desenvolvimento de diagnósticos, vacinas e suprimentos médicos até garantias de medidas urgentes de recuperação e proteção social, especialmente para as pessoas mais vulneráveis e desfavorecidas.
Enquanto a extensão da crise sobre os ODS seja de difícil avaliação, o PNUD lidera a resposta socioeconômica e busca garantir que essa oportunidade sem precedentes seja usada para construir um futuro mais sustentável e inclusivo. A participação filantrópica é fundamental na tarefa de enfrentar os desafios nacionais de desenvolvimento e superar a crise pós-covid19. A Plataforma de Filantropia ODS pretende ser o espaço para explorar o potencial dos doadores de criar e acelerar colaborações para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos.