Quais as maiores contribuições que a filantropia e o investimento social podem dar a agenda da equidade racial?
[Painel]
Agenda Pública
É professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É pesquisadora sênior associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento onde coordena o Afro – Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro-Cebrap). Doutora em Sociologia pelo IFCS/UFRJ. Realizou Pós-Doutorado na University of Columbia e foi Visiting Fellow no Afro-Latin American Research Institute (ALARI) do Hutchins Center for African and African American Studies, na Universidade de Harvard. É membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Latin American Studies Association (LASA) e da Brazilian Studies Association (BRASA). Tem pesquisado e publicado nas áreas de desigualdades raciais, gênero e raça e ações afirmativas.
Participante da mesa:
» Investimento Social para a Equidade RacialCEO Instituto Feira Preta, formada em gestão de eventos com especialização em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da ECA – USP. Em 2017 foi homenageada junto ao Lázaro Ramos e de Taís Araújo como os 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o Mipad, premiação mundial, reconhecida pela ONU. O ano de 2019 foi bastante especial, pois Adriana Barbosa venceu a categoria Troféu Grão do Prêmio Empreendedor Social promovido pela Folha de São Paulo, com a aceleradora Pretahub e também vencedora da categoria Empreendedorismo e Negócios do Prêmio CLAUDIA 2019, recebendo o troféu de Luiza Trajano do Magazine Luiza.
Participante da mesa:
» Investimentos e Negócios de Impacto » Investimento Social para a Equidade RacialÉ professor da FGV Direito SP, e da FGV Relações Internacionais ministrando cursos sobre direitos humanos, antidiscriminação e direito internacional. Mestre e Doutor em Direito pela Central European University (Budapeste) e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY), escreve às segundas na Folha de SP.
Participante da mesa:
» Investimento Social para a Equidade RacialÉ Diretora Executiva no Baobá – Fundo para Equidade Racial. Também atuou como Gerente de Responsabilidade Social do Instituto Walmart, Gerente de Sustentabilidade na Fundação Alphaville e Gerente de Projetos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (ITCP – FGV). É membra do Conselho Consultivo do Instituto Coca-Cola Brasil e da Assembleia Geral do Greenpeace Brasil. É formada em Administração de Empresas pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, pós-graduada em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, pela Escola de Comunicação e Artes da USP, tem MBA em Gestão e Empreendedorismo Social, pela FIA. Nos últimos anos, seu foco é aprofundar conhecimentos acadêmicos acerca da história da população negra.
Participante da mesa:
» Investimento Social para a Equidade RacialAdvogado e Diretor de Projetos do CEERT; graduado e especializado em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP; Foi Visiting Scholar (pesquisador visitante) da Faculdade de Direito da Universidade de Columbia (Nova Iorque, 2007) e Fellow do Public Interest Law Institute (Budapeste, 2008). Co-organizador do livro Discriminação Racial é Sinônimo de Maus-Tratos: A Importância do ECA para a Proteção de Crianças Negras e co-autor do livro Ações Afirmativas, A Questão das Cotas. É conferencista e consultor de instituições públicas e privadas, além de articulista em jornais, revistas e periódicos de circulação nacional.
Participante da mesa:
» Investimento Social para a Equidade RacialCEO da Agência BRECHA comunicação. É fundador e integrante dos coletivos Papo Reto, Movimentos, Perifa Connection e faz parte da Assembleia de Membros da Anistia Internacional do Brasil. Embaixador do instituto Identidades do Brasil pela igualdade Racial. Embaixador do Descomplica Social, braço social da rede Descomplica de educação. Integrante da rede global de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos – Front line Defenders. Criador do Intercâmbios Latinos, projeto que conecta jornalistas independentes do Brasil com à América Latina. É morador do Complexo do Alemão e atualmente integra o Gabinete de Crise do Complexo do Alemão para ajuda humanitária diante da pandemia coronavírus.
Participante da mesa:
» Investimento Social para a Equidade RacialEmpresário e fundador da primeira empresa no segmento de Casas Inteligentes no Estado da Bahia, com 15 anos de mercado, com mais de 15.000,00 periféricos sendo comandados por sistemas de Automação Residencial (IoT): iluminação, persianas, ar condicionado, segurança e sonorização. Fonuder de uma Startup que funciona como um Uber de Guias de Turismo, acelerada pelo SENAI-CIMATEC e do Hub de Inovação do Banco do Nordeste. Essa é uma plataforma H2H (Human 2 Human). Atuo em entidades Jovens Empresarias Regionais e Nacionais. Mentor de Startups em desafios de tecnologia e Hackathons (Bannko Challenge, SEBRAE, Seletiva do Brazil Conference). Organizador de Startups Weekends sendo um deles o primeiro Startup Weekend Black, com o intuito da inclusão da população afrodescendente no ambiente de inovação e tecnologia. Embaixador da Instituto de Capitalismo Conciente e da Singularity University.
Participante da mesa:
» Investimento Social para a Equidade RacialAdvogada, possui doutorado (2019) e mestrado (2015) em Direito pela Universidade de São Paulo . Obteve o LL.M – Master of Laws- na área de Teoria Crítica Racial da Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia, Los Angeles – UCLA School of Law (2019). Fez a graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Autora do livro Direito e Políticas Públicas Quilombolas, publicado pela Editora DPlácido. Atualmente, é Superintendente adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humano
Participante da mesa:
» Investimento Social para a Equidade RacialAdvogada de Direitos Humanos da Uneafro Brasil e Instituto de Referência Negra Peregum. Sócia do Carvalho Siqueira Advogadas e Advogados. Integra a Coalizão Negra Por Direitos. Coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. Fellow do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU.
Participante da mesa:
» Investimento Social para a Equidade RacialDoutor em Administração. Mestre em Finanças (Faculdade de Economia e Administração da USP). Palestrante e consultor na área de gestão da diversidade (inclusão de mulheres, negros e pessoas com deficiência no mundo corporativo). Autor do livro “A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso”, ensaio que explicita o vínculo entre desenvolvimento e inclusão sociorracial. É diretor-presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade – IBD e ocupou a presidência do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial. Atuou como Consultor na área de Gestão da Diversidade para inúmeras organizações como Banco Real, Itaú-Unibanco, CPFL, Grupo Abril, Fundação Ford, Fundação Kellogg, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Campinas, Prefeitura de Salvador, entres outras.
Participante da mesa:
» Investimento Social para a Equidade RacialQuer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.
Tempos de desafios são tempos de superação. A eclosão da pandemia do novo coronavírus nos convoca ao aprofundamento das nossas capacidades de ação pública e à reflexão sobre as transformações devidas para a reconstrução do futuro. Encontra também um país e mundo sob o impacto da persistência de desigualdades históricas, dos efeitos disruptivos das novas tecnologias, das pressões crescentes sobre o equilíbrio ambiental e da emergência de novos conflitos a ameaçar os fundamentos da coexistência cidadã e da vida democrática.
Em contextos assim, vale mais que nunca afirmar os sentidos da inovação e da produção compartilhada de respostas. Somar esforços e perspectivas para a abertura de novos caminhos para o exercício da solidariedade, da tolerância e da construção plural, diversa e enriquecedora em sociedade. Novos modos de mobilização e destinação efetiva de recursos para fazer frente às dimensões múltiplas da crise. Novos instrumentos e práticas de ação para superar barreiras na realização da nação e planeta genuinamente mais justos, livres, íntegros, dinâmicos e sustentáveis a que aspiramos. Novas agendas e repertórios para corresponder aos chamados da contemporaneidade.
O 11º Congresso GIFE quer ser um espaço para caminhar em conjunto na geração e partilha dessas respostas. Iluminar e renovar as contribuições possíveis da filantropia, do investimento social privado e da sociedade civil brasileiras para elas. Apontar e impulsionar a vitalidade de um espaço de cidadania em expansão e diversificação contínuas no país e seu valor para a renovação dos horizontes comuns. Como sempre no percurso da nossa rede, combinar visões e experiências para atualizar as pautas que nos desafiam e somar aprendizados para ir além delas.
Para isso, e em sintonia com o momento, mais do que os três dias de encontro o Congresso buscará dessa vez ser um trilho para a promoção desses objetivos, no curso da travessia que vivenciamos agora. Iniciando-se com a Semana do Investimento Social, em 3 a 7 de agosto, as atividades desdobrarão-se nos meses seguintes em uma programação intensa de diálogos e trocas online, mobilizando os atores diversos do setor no país e oferecendo a seus participantes uma jornada vibrante de colaboração e intercâmbio no rumo da superação dos desafios do momento. Por fim, a realização do encontro de encerramento do Congresso, em 24 a 26 de março de 2021, proporcionará a síntese e panorama dos acúmulos dessa jornada, ao lado da celebração da oportunidade de voltar a estar juntos e voltados para o futuro, extraindo da adversidade a força e inspiração para seguir adiante.
Nesse ano que marca também os 25 anos do GIFE, é o que mais naturalmente podemos propor-nos, na homenagem a todos que vitimados pela pandemia e no compromisso renovado pelo momento de fazermos sempre mais e melhor na realização do nosso destino coletivo. Esperamos que o Congresso possa ser uma contribuição e experiência enriquecedoras nesse sentido, com a alegria desde já do caminhar nelas com todos que somando-se para vivenciá-las em conjunto.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos e-mails abaixo:
Assuntos gerais: [email protected]
Imprensa e comunicação: [email protected]