Carregando...

Panorama Sociedade Viva:

Narrativas sobre saúde e ciência

Correalização: NOSSAS
21/08/2020 – 18h30 às 20h00

Existem diversas maneiras de se combater o avanço da Covid-19, mas todas elas passam necessariamente por acesso à serviços de qualidade, pela produção de ciência de qualidade e pela divulgação científica de qualidade. Quem são as pessoas na ponta construindo alternativas para que os mais vulneráveis tenham cuidado adequado e vida digna? Como é possível apoiar essas experiências com agilidade e senso de urgência? É possível criar narrativas públicas inspiradoras que restaurem a confiança na ciência e nos ajudem a enfrentar a desinformação e o obscurantismo?

Palestrantes

Debora Diniz

Debora Diniz é antropóloga, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e pesquisadora do Center for Latin American and Caribbean Studies da Brown University e do Anis Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero. Colunista do jornal El País e da revista Marie Claire, Debora Diniz é uma das vozes mais relevantes do debate público a respeito de direitos humanos, gênero, política e saúde. 

Mariana Varella

Mariana Varella é jornalista de saúde e cientista social, e editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Mariana Varella é uma referência inconteste para o debate público sobre desinformação, comunicação, saúde e ciência. 

Eugenio Scanavinno

Eugenio Scanavinno é médico sanitarista e atua a mais de 30 anos em comunidades na Amazônia brasileira. É fundador e coordedador do Prohjeto Saúde e Alegria (PSA). Atualmente, o PSA atende a cerca de 30 mil moradores de comunidades rurais – sobretudo tradicionais, muitas das quais em situação de vulnerabilidade social – de Santarém, Belterra, Aveiro e Juruti, municípios localizados no oeste do estado do Pará. Com a rápida proliferação da pandemia COVID-19, a região Norte do Brasil é motivo de preocupação pelas dificuldades logísticas amazônicas, extrema carência de infraestrutura, e vulnerabilidade da população – sobretudo os povos indígenas e comunidades ribeirinhas. Diante disso, o Projeto Saúde e Alegria se antecipou e já no início do ano começou a direcionar seu trabalho no combate ao vírus. Demandas foram levantadas junto aos órgãos de saúde e organizações comunitárias, recursos foram remanejados e novos parceiros mobilizados. Assim, foi construída a Campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona

Alessandra Orofino

Alessandra Orofino é Diretora Executiva e Co-fundadora do Nossas, onde desenvolve ferramentas e metodologias para ativismo e participação social. Alessandra também é a diretora geral do Greg News, o único programa de comédia da HBO no Brasil. O Nossas nasceu da experiência de Alessandra com Meu Rio, uma comunidade urbana de centenas de milhares de membros que trabalham juntos para impactar a política local. Antes de fundar a Meu Rio, Alessandra trabalhou na Purpose, organização parceira do Meu Rio. Alessandra é formada em Economia e Direitos Humanos pela Columbia University e foi membro do corpo docente da School of Visual Arts, contribuindo para seu programa pioneiro em Design for Social Innovation.

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Bradesco

Master

Itaú Social

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Gerdau
Humanize
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho