Carregando...

Panorama Sociedade Viva:

Nem tudo é ruim

Correalização: NOSSAS
28/08/2020 – 18h30 às 20h00

No Brasil de 2020, a conjuntura hostil se somou a à desafios estruturais e compôs um cenário crítico. Nesse contexto, defender direitos e liberdades se é arriscado. Mas nem tudo é ruim. Vimos a sociedade brasileira mergulhar numa onda inédita de solidariedade. Precisamos celebrar essa potência, contar as histórias que nos inspiram. Apesar dos altos custos íntimos e públicos de falar sobre direitos humanos no  Brasil de hoje?, quais são incentivos nos mantém engajados? Que causas nos movem? Como podemos fortalecer narrativas que comovem e ajudem na construção de novas maiorias?

Palestrantes

Alessandra Orofino

Alessandra Orofino é Diretora Executiva e Co-fundadora do Nossas, onde desenvolve ferramentas e metodologias para ativismo e participação social. Alessandra também é a diretora geral do Greg News, o único programa de comédia da HBO no Brasil. O Nossas nasceu da experiência de Alessandra com Meu Rio, uma comunidade urbana de centenas de milhares de membros que trabalham juntos para impactar a política local. Antes de fundar a Meu Rio, Alessandra trabalhou na Purpose, organização parceira do Meu Rio. Alessandra é formada em Economia e Direitos Humanos pela Columbia University e foi membro do corpo docente da School of Visual Arts, contribuindo para seu programa pioneiro em Design for Social Innovation.

Felipe Neto

Felipe Neto é youtuber, empresário, ator, comediante, escritor e filantropo brasileiro. É conhecido por ter um dos maiores canais brasileiros do YouTube, com 39 milhões de inscritos e mais de dez bilhões de visualizações acumuladas.

Anielle Franco

Anielle Franco é cria da favela da Maré, no Rio de Janeiro. É bacharel em Jornalismo e Inglês pela Universidade Central de Carolina do Norte e bacharel-licenciada em Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É mestra em Jornalismo e Inglês pela Universidade de Florida A&M, e atualmente é mestranda em uma universidade federal no Rio de Janeiro (Cefet) cursando relações étnico-raciais com o foco na identidade das mulheres negras através da memória e legado de Marielle Franco, sua irmã e inspiração diária. Publicou seu primeiro livro, “Cartas para Marielle”, e tem participação importante em diversas publicações, incluindo a autobiografia de Angela Davis. Trabalha como professora, palestrante, escritora e é a atual diretora do Instituto Marielle Franco, curadora do Projeto Papo Franco e também do curso Marielles.

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Bradesco

Master

Itaú Social

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Gerdau
Humanize
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho