Pandemia, Pós-Pandemia e Políticas Sociais

Exclusivo para inscritos Live
24.03.2021
14h00 - 15h00

Conhecemos bem a extensão das nossas demandas e déficits sociais. As desigualdades estruturantes do nosso país se refletem nas carências do tripé clássico das políticas públicas sociais em qualquer tempo e contexto: acesso à educação e à saúde de qualidade e universal e proteção social. 

A pandemia agrava as carências e evidencia de forma exponencial as desigualdades, com especial gravidade nessas três agendas, nos convidando a uma reflexão sobre os avanços possíveis da atuação do setor em face às políticas públicas que incidem sobre elas.

Em educação, a filantropia e o investimento social têm um longo histórico de atuação tendo contribuído de forma notável para os avanços conquistados nas últimas décadas. A realidade imposta pela emergência provocada pela COVID-19 nos convoca a ampliar ainda mais essa atuação em educação, atualizando as prioridades nesta área. Nos convoca ainda a refletir sobre a importância de expandirmos a ação também para as agendas de saúde e proteção e assistência social e econômica, para além das necessidades emergenciais, aprimorando a colaboração com políticas públicas estruturantes, sólidas e de longo prazo, somando novos atores e uma atuação estratégica e de longo prazo nessas temáticas, a exemplo do histórico em educação.

A partir do olhar de vozes referenciais nas três áreas – educação, saúde e proteção e assistência social e econômica – a proposta desta LIVE é produzir um balanço atualizado de desafios e perspectivas na colaboração para o aprimoramento da ação pública no país, inspirando assim as oficinas temáticas por desdobrarem-se na sequência.

As nossas perguntas chave para esta LIVE são: quais as atualizações e prioridades para que possamos seguir contribuindo com os avanços da educação pública brasileira, a partir dos novos desafios que a pandemia nos traz? Como podemos construir uma ação de longo prazo e estratégica – a exemplo da experiência em educação – também nas políticas públicas relacionadas ao acesso a serviços de saúde e políticas de proteção social e econômica, a partir das iniciativas que surgem como resposta à pandemia?

Palestrantes

Preto Zezé

CUFA Saiba mais

Jorge Kalil

Incor FMUSP Saiba mais

Priscila Cruz

Todos pela Educação Saiba mais

Jessica Moreira

Nós, Mulheres da Periferia Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Bronze

Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho

Master

Vale
Itaú Social

Ouro

Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário

Parceiros de comunicação

O Povo

Platinum

Fundação Bradesco

Prata

Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford