Pandemia, Pós-Pandemia e Políticas Sociais

Exclusivo para inscritos Live
24.03.2021
14h00 - 15h00

Conhecemos bem a extensão das nossas demandas e déficits sociais. As desigualdades estruturantes do nosso país se refletem nas carências do tripé clássico das políticas públicas sociais em qualquer tempo e contexto: acesso à educação e à saúde de qualidade e universal e proteção social. 

A pandemia agrava as carências e evidencia de forma exponencial as desigualdades, com especial gravidade nessas três agendas, nos convidando a uma reflexão sobre os avanços possíveis da atuação do setor em face às políticas públicas que incidem sobre elas.

Em educação, a filantropia e o investimento social têm um longo histórico de atuação tendo contribuído de forma notável para os avanços conquistados nas últimas décadas. A realidade imposta pela emergência provocada pela COVID-19 nos convoca a ampliar ainda mais essa atuação em educação, atualizando as prioridades nesta área. Nos convoca ainda a refletir sobre a importância de expandirmos a ação também para as agendas de saúde e proteção e assistência social e econômica, para além das necessidades emergenciais, aprimorando a colaboração com políticas públicas estruturantes, sólidas e de longo prazo, somando novos atores e uma atuação estratégica e de longo prazo nessas temáticas, a exemplo do histórico em educação.

A partir do olhar de vozes referenciais nas três áreas – educação, saúde e proteção e assistência social e econômica – a proposta desta LIVE é produzir um balanço atualizado de desafios e perspectivas na colaboração para o aprimoramento da ação pública no país, inspirando assim as oficinas temáticas por desdobrarem-se na sequência.

As nossas perguntas chave para esta LIVE são: quais as atualizações e prioridades para que possamos seguir contribuindo com os avanços da educação pública brasileira, a partir dos novos desafios que a pandemia nos traz? Como podemos construir uma ação de longo prazo e estratégica – a exemplo da experiência em educação – também nas políticas públicas relacionadas ao acesso a serviços de saúde e políticas de proteção social e econômica, a partir das iniciativas que surgem como resposta à pandemia?

Palestrantes

Preto Zezé

CUFA Saiba mais

Jorge Kalil

Incor FMUSP Saiba mais

Priscila Cruz

Todos pela Educação Saiba mais

Jessica Moreira

Nós, Mulheres da Periferia Saiba mais

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Fundação Bradesco

Master

Itaú Social
Vale

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
Gerdau
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Humanize
Instituto ACP
Instituto ALCOA
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho

Parceiros de comunicação

O Povo