Investimento Social Empresarial
O Investimento Social Empresarial é parte da origem e da história do GIFE e do próprio conceito de investimento social privado no Brasil. As empresas e seus institutos e fundações são o grupo mais expressivo em termos de volume de investimento e número de organizações no investimento social brasileiro.
No último Censo GIFE, 65% dos respondentes eram de origem empresarial. E dos 3,25 bilhões investidos em 2018, quase 80% vieram da filantropia empresarial. Em 2020, 85% das doações dirigidas para o enfrentamento da emergência foram realizadas pelo setor privado. Esses números contam da importância da atuação das empresas na filantropia.
Por conta disso, no GIFE, temos nos dedicado bastante a estudar esse perfil de investidor social – das tendências e práticas do investimento social empresarial ao tema do alinhamento entre o investimento social privado e o negócio.
Nos últimos anos as reflexões ganharam muitas novas camadas.
No âmbito do Congresso abordamos esse tema na mesa que aconteceu na semana de abertura do evento, em agosto. A mesa Empresas e Sociedade trouxe reflexões sobre a atuação das empresas nos nossos desafios públicos. Voltamos a pautar o tema em fevereiro com a mesa Nova Economia, parte da série Diálogos Contemporâneos.
A demanda por um ambiente empresarial renovado, sintonizado à agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incorpore indicadores sociais e ambientais de longo prazo e preocupado com a atuação da sua cadeia de fornecedores, ganha amplitude pela demanda da sociedade e dos investidores. Exemplos disso são o aumento de fundos – acelerados durante a pandemia – que seguem o critério ESG (environmental, social and corporate governance) como parâmetro de investimento e a tendência do ‘capitalismo de stakeholders’, no qual o foco da empresa recai na produção de valor positivo para toda a sociedade e não apenas no resultado financeiro voltado a seus acionistas.
Tendo em vista todo esse acúmulo e os novos desafios que o contexto presente aprofunda, em que sentido deve caminhar o investimento social empresarial no Brasil?