Filantropia, Cidadania e Desenvolvimento: Balanços e Trilhas de Avanço
As tarefas para o desenvolvimento justo e sustentável correm por definição contra o relógio no Brasil, ante a profundidade dos nossos desafios fundantes para a superação de desigualdades e a afirmação de um horizonte de desenvolvimento justo e sustentável, em sintonia com a proteção e valorização do nosso patrimônio natural e os anseios do conjunto pleno da população.
A emergência da pandemia da Covid-19 e de seus múltiplos impactos sociais e econômicos explicita e exponencia de forma ainda mais aguda esses desafios, renovando o sentido de urgência para a produção coletiva de respostas a eles ao mesmo tempo que inspirando a chamada para uma agenda pública de superação da crise voltada não à retomada de parâmetros passados, mas à produção de novos futuros devidos, social, econômica e ambientalmente aprimorados.
Combinando esse contexto com a visão trazida pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável trazidas pela Agenda 2030 das Nações Unidas, o webhour buscará vislumbrar os marcos fundamentais para uma pauta comum na direção da efetivação desses futuros e dos papéis para a filantropia, o investimento social privado e a sociedade de forma ampla nessa tarefa. Qual o balanço presente para o Brasil em face dela? Em quais dimensões pudemos lograr avanços no passado recente e quais nos convocam de forma mais premente? Como tecer novos espaços e arranjos de parcerias e colaboração para a construção e materialização de respostas a elas?