Quais novas possibilidades o blended finance traz para o financiamento de ações de interesse público?
[Webhour]
Pautas ISP
Com 28 anos de experiência no mercado financeiro, é idealizadora e sócia co-fundadora da Wright Capital Gestão de Patrimônio, foi sócia da Vinci Partners e da Gávea Arsenal Gestão de Patrimônio. Trabalhou na tesouraria e área de mercado de capitais do Standard Bank e Deutsche Bank no Brasil e no private bank da Merrill Lynch em São Francisco, Califórnia. É Presidente do Conselho do Instituto Iguá, membro do Conselho de Administração da Compass Gás e Energia SA, foi uma das fundadoras do Instituto LiveWright, é membro do Conselho da ONG Atletas pelo Brasil. Cursou Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
Participante da mesa:
» Blended Finance: Experiências e Potenciais no Contexto BrasileiroAo longo dos últimos 20 anos, atuou como executiva à frente das áreas de Sustentabilidade, Comunicação e Desenvolvimento Organizacional de grandes empresas, tais como Banco Real (atual Banco Santander) e Racional Engenharia. Participou da criação da Ideal Invest, fundo de investimento de impacto, voltado para o financiamento da educação superior no Brasil. Também atuou na liderança de projetos de sustentabilidade junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi sócia-fundadora e presidente do Projeto LACE, organização sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do lazer, arte, cultura e educação. Mais recentemente, assumiu a direção executiva do Instituto Reciclar, tendo sido responsável pela transição de seu modelo de atuação e pela gestão de seu fundo endowment. Atualmente, é Diretora Presidente do Instituto Iguá de Sustentabilidade, que tem como missão contribuir para a universalização do saneamento no Brasil, por meio da inovação e da educação.
Participante da mesa:
» Blended Finance: Experiências e Potenciais no Contexto BrasileiroCo-fundador e Diretor da Aoka e Climate Ventures. Especialista em design estratégico, investimento de impacto em inovação social. Membro facilitador do Presencing Institute’s Theory U Global Practitioners, professor do Business Innovation MBA @FIAP University. Graduado em Administração de Empresas e Artes Liberais pelo Santa Monica College, CA, EUA; e Ecoturismo pela Universidade Paulista, SP, BRA. Daniel tem 15 anos de experiência trabalhando com inovação social e desenvolvimento econômico de comunidades indígenas, populares e urbanas de baixa renda em todo o Brasil. Em 2009, ele foi cofundador da Aoka Tours, a primeira agência de turismo sustentável do Brasil. Três anos depois, ele co-fundou a Aoka Labs, uma consultoria de inovação social.
Participante da mesa:
» Blended Finance: Experiências e Potenciais no Contexto BrasileiroÉ Empreendedor e CEO no Programa Vivenda, startup que trabalha a qualidade de vida nas periferias através de reformas habitacionais de alto impacto e baixa complexidade.Possui histórico de 20 anos atuando no mercado de habitação de interesse social, seja através da lente do poder público, terceiro setor ou iniciativa privada. Atualmente trabalha liderando uma das frentes de expansão da empresa, que é a implantação do modelo de crédito / comercial Brasil afora em outras startups do setor.
Participante da mesa:
» Blended Finance: Experiências e Potenciais no Contexto BrasileiroTrabalha no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como especialista líder em Mercados Financeiros e Instituições Financeiras e é responsável em apoiar Bancos Públicos de Desenvolvimento na região latino-americana no desenvolvimento de estratégias de financiamento “verdes”. Antes do BID, Maria trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) onde foi responsável pela integração da mudança climática nas operações do PNUD. Maria também trabalhou por mais de 10 anos na Secretaria da Convenção do Marco sobre a Mudança Climática das Nações Unidas (UNFCCC) onde era responsável pela temática de financiamento climático e onde também fez parte da equipe que estabeleceu o marco institucional para a implementação dos mecanismos de mercado de carbono do Protocolo de Kioto.
Participante da mesa:
» Blended Finance: Experiências e Potenciais no Contexto BrasileiroQuer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.
Tempos de desafios são tempos de superação. A eclosão da pandemia do novo coronavírus nos convoca ao aprofundamento das nossas capacidades de ação pública e à reflexão sobre as transformações devidas para a reconstrução do futuro. Encontra também um país e mundo sob o impacto da persistência de desigualdades históricas, dos efeitos disruptivos das novas tecnologias, das pressões crescentes sobre o equilíbrio ambiental e da emergência de novos conflitos a ameaçar os fundamentos da coexistência cidadã e da vida democrática.
Em contextos assim, vale mais que nunca afirmar os sentidos da inovação e da produção compartilhada de respostas. Somar esforços e perspectivas para a abertura de novos caminhos para o exercício da solidariedade, da tolerância e da construção plural, diversa e enriquecedora em sociedade. Novos modos de mobilização e destinação efetiva de recursos para fazer frente às dimensões múltiplas da crise. Novos instrumentos e práticas de ação para superar barreiras na realização da nação e planeta genuinamente mais justos, livres, íntegros, dinâmicos e sustentáveis a que aspiramos. Novas agendas e repertórios para corresponder aos chamados da contemporaneidade.
O 11º Congresso GIFE quer ser um espaço para caminhar em conjunto na geração e partilha dessas respostas. Iluminar e renovar as contribuições possíveis da filantropia, do investimento social privado e da sociedade civil brasileiras para elas. Apontar e impulsionar a vitalidade de um espaço de cidadania em expansão e diversificação contínuas no país e seu valor para a renovação dos horizontes comuns. Como sempre no percurso da nossa rede, combinar visões e experiências para atualizar as pautas que nos desafiam e somar aprendizados para ir além delas.
Para isso, e em sintonia com o momento, mais do que os três dias de encontro o Congresso buscará dessa vez ser um trilho para a promoção desses objetivos, no curso da travessia que vivenciamos agora. Iniciando-se com a Semana do Investimento Social, em 3 a 7 de agosto, as atividades desdobrarão-se nos meses seguintes em uma programação intensa de diálogos e trocas online, mobilizando os atores diversos do setor no país e oferecendo a seus participantes uma jornada vibrante de colaboração e intercâmbio no rumo da superação dos desafios do momento. Por fim, a realização do encontro de encerramento do Congresso, em 24 a 26 de março de 2021, proporcionará a síntese e panorama dos acúmulos dessa jornada, ao lado da celebração da oportunidade de voltar a estar juntos e voltados para o futuro, extraindo da adversidade a força e inspiração para seguir adiante.
Nesse ano que marca também os 25 anos do GIFE, é o que mais naturalmente podemos propor-nos, na homenagem a todos que vitimados pela pandemia e no compromisso renovado pelo momento de fazermos sempre mais e melhor na realização do nosso destino coletivo. Esperamos que o Congresso possa ser uma contribuição e experiência enriquecedoras nesse sentido, com a alegria desde já do caminhar nelas com todos que somando-se para vivenciá-las em conjunto.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos e-mails abaixo:
Assuntos gerais: [email protected]
Imprensa e comunicação: [email protected]