Blended Finance: Experiências e Potenciais no Contexto Brasileiro
Interações da Mesa – Quais novas possibilidades o blended finance trás para o financiamento de ações de interesse público?
Aproveitamos também para compartilhar outros materiais e referências mencionados durante o debate:
• Publicação Filantropia Colaborativa
• FIIMP – Nossa jornada de aprendizado em Finanças Sociais e Negócios de Impacto
• FIIMP – Nossa jornada de aprendizado em Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental continua
• RT de Investimentos e Negócios de Impacto
• Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto
Entre as dimensões chave para o desenvolvimento da filantropia e do investimento social privado está a busca constante de ampliação e diversificação dos instrumentos de ação nos seus vários âmbitos de atuação.
Nos últimos anos, a expansão do universo de atores no setor no país vem inspirando a difusão também de novos modos de mobilização e combinação de recursos para iniciativas em temas diversos da agenda pública. Somando recursos de agentes e fontes variados, o chamado “blended finance” abre assim o leque de possibilidades para o financiamento de ações de interesse público na sociedade, refletindo no país um movimento em progresso de experimentação e inovação da filantropia em âmbito global.
Sobre este pano de fundo, o webhour buscou trazer um panorama das experiências em curso no país nessa direção, seu potencial, desafios e perspectivas, assim como trazer referências inspiradoras no plano internacional que possam contribuir para os horizontes de difusão da abordagem no contexto brasileiro.