Carregando...

Filantropia e pandemia:

a produção de conhecimento 6 meses depois

01/10/2020 – 14h30 às 16h30

Realizado no âmbito do projeto Emergência Covid e em parceria com Grupo de Conhecimento no ISP e com o International Society for Third-Sector Research (ISTR)

Conhecimento e informações de qualidade e acessíveis têm sido fundamentais no enfrentamento à Covid-19. O campo da filantropia e da sociedade civil tem sido tanto produtor, quanto tema de diversos estudos, pesquisas e produções de conhecimento nesse cenário de crise. É fundamental entender como o campo tem produzido conhecimento e como os dados e informações têm sido disseminados e utilizados e contribuído não só na construção de narrativas sobre o setor, mas também para os processos de tomada de decisão na agenda das organizações e do setor público.

O que foi produzido de conhecimento (pesquisa aplicada e prática)  sobre a pandemia ou em decorrência da pandemia? Como o campo do ISP e das OSC se viu e produziu conhecimento? O que está invisibilizado? Como os conhecimentos produzidos dialogam e o quais oportunidades se abrem?

Passados mais de seis meses da chegada da Pandemia no Brasil e da produção de conhecimento para enfrentamento a essa realidade, colocar em debate diversas pessoas produtoras de conhecimento pode nos auxiliar a enxergar caminhos para seguirmos avançando não só no combate à pandemia e seus efeitos, mas também na continuação da construção coletiva das soluções públicas que necessitamos.

Inscreva-se

Palestrantes

Henrique Silveira

Geógrafo, mestre em cultura e comunicação (UERJ) e Coordenador Executivo da Casa Fluminense, uma associação dedicada a construção de políticas e ações públicas na metrópole do Rio de Janeiro. Foi Analista de Responsabilidade Social do SESC-Rio, atuando na gestão de projetos de Ação Comunitária e Educação Ambiental. No Instituto Pereira Passos (IPP-Rio), foi Gestor Local do Programa UPPSocial. No IBGE foi Supervisor Censitário durante o Censo 2010. Seus principais interesses são em desenvolvimento urbano, políticas públicas, participação social e redução de desigualdades sociais.

Camila Escudero

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e assistente de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no projeto Mapa das OSCs.

CASSIO AOQUI

Diretor-executivo da ponteAponte e sócio da startup Que Mais Tem Lá?.
É mestre em Ciência e graduado em Administração (FEA-USP), com especialização em Educação em Turismo (UnB), e professor de Empreendedorismo e Inovação Social da FIA (Fundação Instituto de Administração).
Foi jornalista da Folha de S.Paulo por 11 anos, onde foi coidealizador do Prêmio Empreendedor Social de Futuro (2009), do Fórum de Empreendedorismo Social (2009 e 2010) e da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.
É editor de publicações pela Publifolha, membro do grupo de Empreendedores Cívicos da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), fellow da 92 Y/Ford Fellowship e do Gaimusho (Ministério de Relações Exteriores do Japão) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão, além de ex-bolsista da Capes/CNPq e membro da ISTR (International Society for Third Sector Research).

Kusi Hornberger

Is an Associate Partner, based in the Washington, DC office. In addition to serving as Dalberg’s Global Knowledge Lead Associate Partner, Kusi also co-leads Dalberg’s Finance & Investment Practice and is particularly passionate about the use of innovative finance and technology to accelerate the achievement of the United Nations Sustainable Development Goals (SDGs).

Kusi’s recent work includes various projects at the intersection of impact investing/blended finance and agriculture, global health and financial services sectors. For example, in the agriculture sector, Kusi led a financial benchmarking of social lenders providing loans to agricultural small and medium enterprises. In the health sector, Kusi led the design of a blended finance fund aimed at investing in digital health solutions. In the financial services sector, he developed case studies on how data analytics and partnerships can be used to improve the sustainability of financial services to small scale producers.

Prior to joining Dalberg, Kusi was Vice-President of Investment Research at Global Partnerships, an impact-first investor with investments across Central/South America and East Africa. He also has experience working as a management consultant at Bain & Company in South America and as an Investment Officer with the International Finance Corporation.

Kusi holds a Master of Business Administration from INSEAD Business School in Singapore, a Master of Public Administration in International Development from the Harvard Kennedy School and a Bachelor of Arts from the University of Pennsylvania.

Mário Aquino

Professor integrante do Colegiado do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – SP (1991), graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1996) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2002). É professor adjunto do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP. Foi professor visitante na HEC Montréal (2012-2013), na ESSEC Business School Paris (2018) e na Cardiff Business School (2019). É bolsista em Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. É membro do Board of Directors e do Comitê Executivo da International Society for Third Sector Research. É membro do Colegiado do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo. Com forte formação em Estudos Organizacionais, as pesquisas que realiza e suas orientações de mestrado e doutorado recaem sobre os seguintes temas: sociedade civil (movimentos sociais, terceiro setor, ONGs), responsabilidade social corporativa (investimento social privado e ação política de empresas), métodos qualitativos de pesquisa (análise do discurso e análise de narrativas).

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Bradesco

Master

Itaú Social

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Gerdau
Humanize
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho