Carregando...

Novos atores e arquiteturas na filantropia no investimento social

23/09/2020 – 17h00 às 19h00

Seguindo a trilha de expansão e desenvolvimento ao longo do tempo, o universo da filantropia e investimento social brasileiros tem vivenciado nos últimos anos uma estimulante diversificação de perfis e formatos de atuação. A promoção da cultura de doação na sociedade brasileira como um todo, combinada com a criação de novos agentes de mobilização e gestão de recursos filantrópicos, abre caminho para a ação ampliada de pequenos e médios doadores e sua conjugação com iniciativas de atores tradicionais do campo. Novas gerações de investidores familiares constroem modelos inovadores de gestão e destinação dos recursos. O fortalecimento do ecossistema de investimentos e negócios de impacto social e ambiental multiplica os modelos de ação e o arco de organizações dedicadas à combinação e gestão de capitais nessa nova dimensão do setor.

O webhour “Novos Atores na Filantropia e Investimento Social Brasileiros” dará início à série de encontros sobre pautas atuais do investimento social privado no país, reunindo vozes e perspectivas para um olhar sobre essa diversificação de atores e as novas possibilidades abertas por ela para a ação do campo: na mobilização ampliada de recursos, criação de novas oportunidades de colaboração e expansão de agendas, estratégias e modelos de contribuição para a geração de bem público e transformação social positiva no país.

Inscreva-se!

Palestrantes

Leonardo Letelier

Leonardo tem mais de 20 anos de experiência em negócios, finanças e setor social. Foi diretor da iniciativa Cidadania Econômica para Todos na Ashoka e trabalhou na McKinsey por 8 anos. Previamente teve experiência com derivativos e no CADE, o órgão antitruste brasileiro. Foi eleito Senior Fellow Synergos e Responsible Leader BMW Foundation. Leonardo é reconhecido como um dos pioneiros no cenário de Finanças Sociais e Investimentos de Impacto, globalmente e no Brasil, tendo atuado como co-diretor executivo da Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais e como palestrante frequente em fóruns como o SOCAP (Social Capital Markets), FLII (Foro Latino Americano de Inversión de Impacto) e o Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto. Tem MBA pela Harvard Business School e é engenheiro de Produção pela USP.

Jackie Bouvier Copeland

Líder de justiça social e ambiental, Dra. Jackie Bouvier Copeland é fundadora e CEO do The Women Invested to Save Earth Fund. Fundadora do Mês da Filantropia Negra. Faz parte do conselho consultivo da Uncharted Power, uma nova empresa de energia alternativa fundada pela inventora nigeriana-americana, Jessica O. Matthews. Ela também é fundadora e presidente da Pan-African Women’s Philanthropy Network. Entre suas contribuições para a justiça social mais orgulhosas está o projeto inicial de My Brothers ’Keeper, uma iniciativa do legado da Administração Obama para promover a igualdade e as oportunidades de vida de homens e meninos de cor de baixa renda nos EUA.

Beatriz Johannpeter

Atua como mentora de famílias empresárias, com aconselhamento e desenvolvimento de estruturas, que impulsionam o aprimoramento de sistemas de governanças, para perpetuidade e construção de legado. Em sua atuação, reúne a experiência da família Gerdau Johannpeter, uma das famílias empresárias pioneiras em construção de governança no Brasil, e o conhecimento adquirido em constantes programas de educação executiva, como o Corporate Social Responsability, da Harvard Business School.
Beatriz formou-se em arquitetura e empreendeu na área até 2005, quando passou a dedicar-se inteiramente ao recém-criado Instituto Gerdau, responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da empresa e da família. Desde então, participa das principais entidades e fóruns do Terceiro Setor, tendo presidido o Gife (Grupo de Institutos e Fundações por dois mandatos (de 2014 a 2017).
Nesse período, Beatriz vem contribuindo com empresas e instituições nas áreas de ISP, Educação e Cultura, a partir. de posições em conselhos consultivos, como o do Canal Futura, da Fundação Victor Civita, da Bienal do Mercosul e da Junior Achievement Brasil. Atualmente, integra os conselhos da Fundação Roberto Marinho, da organização Todos pela Educação, da Fundação Iberê Camargo e da Arcah. 

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Bradesco

Master

Itaú Social

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Gerdau
Humanize
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho