Investimento Social por Amazônia e Clima
A mudança climática é um fato científico e as consequências dela já não são possibilidades de futuro, são uma realidade do presente. Afetam a vida de todas e todos nós, especialmente de populações mais vulneráveis e tem um enorme impacto ambiental. Da mesma forma, a dicotomia entre a preservação da Amazônia e o seu desenvolvimento social e econômico precisa ser superada. São inúmeros os exemplos de experiências exitosas que conjugam os dois aspectos. Tais práticas precisam ser estendidas e adotadas como via principal.
As duas agendas, clima e Amazônia, tem uma intensa conexão entre si e são prioritárias quando pensamos no contexto brasileiro e também no global.
Em 2019 o GIFE lançou a iniciativa “ISP por Mudanças Climáticas”, resultado de um diálogo amplo entre atores diversos da sociedade civil que atuam como foco nesta temática.
Em setembro de 2020, como parte das atividades do trilho do Congresso GIFE, o painel Investimento Social pela Amazônia marcou o início da iniciativa “ISP pela Amazônia”, que busca mapear e sintetizar diretrizes para a atuação reforçada da filantropia na região amazônica. O guia fruto do processo iniciado em setembro será lançado logo após o Congresso.
Nesta LIVE reunimos vozes referenciais na construção de caminhos em favor do desenvolvimento inclusivo e sustentável da Amazônia e o impulsionamento de respostas às mudanças climáticas no país, inspirando a expansão dos horizontes de colaboração e atuação da filantropia e do investimento social privado e da sociedade civil de forma ampla nesta agenda.
As nossas perguntas chave para esta LIVE são: Quais são os impactos presentes e potenciais das mudanças climáticas no Brasil? O que é preciso ser feito para contê-los? Como podemos engajar a filantropia e o investimento social para uma atuação mais ampla e coordenada nessas duas frentes? Que possibilidades de envolvimento do setor devem ser priorizadas?