Carregando...

Horizontes para o Pós-Pandemia

07/08/2020 – 16h00 às 18h00

Uma das convidadas para essa conversa arriscou dizer – em suas próprias palavras – que “Os séculos só mudam quando existe algum evento marcante que de alguma forma determina que é aquele momento em que um século morreu e outro começou.” e por isso propõe “O século XX só vai acabar quando terminar essa pandemia.” anunciado assim um novo marco de início para o século XXI.

Qual será nosso novo normal? O que nos espera no horizonte desta nova etapa da história? Que desafios se tornam mais urgentes e prioritários? Que caminhos e escolhas estão postos? Que capacidades e habilidades precisamos desenvolver enquanto indivíduos e sociedade para lidar com eles? Qual é a importância e as contribuições da ação coletiva e cidadã nessa nova fase da família humana?

A partir do olhar para a história, para a economia, para a saúde, para as desigualdades, para o meio ambiente e para a interconexão entre local e global, esse debate abordará essas questões e as suas conexões com ações práticas e urgentes que precisamos realizar como tarefa coletiva para que o pós pandemia siga na direção queremos: a construção de um mundo mais justo, sustentável e feliz para todas e todas que nele vivemos.

Palestrantes

Inês Mindlin Lafer

Inês Mindlin Lafer é formada em psicologia pela PUC-SP, com especialização em psicanálise pela PUC-COGEAE e em Direitos Humanos pela faculdade de Direito da USP. É mestre em Administração Pública e de Governo pela FGV-SP. Começou sua carreira na área clínica e no Serviço de Psicologia e Psicopedagogia do SESI. Trabalhou na Kairós Desenvolvimento Social como consultora em projetos para prefeituras nas áreas de criança e adolescência e assistência social. Foi também gerente de programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, assessora técnica da Comissão Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e gerente de projetos no IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Hoje em dia dirige o Instituto Betty e Jacob Lafer e atua como formadora e é consultora para o desenvolvimento de projetos de investimento social e de políticas públicas, especialmente na área de criança e adolescente.

Arminio Fraga

Arminio Fraga é sócio fundador da Gávea Investimentos, empresa fundada por ele em Agosto de 2003 e presidente do conselho do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, fundado em 2019, ambos sediados no Rio de Janeiro. No período de Abril de 2009 a Abril de 2013, foi Presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa, e de Março de 1999 a Dezembro de 2002 presidiu o Banco Central do Brasil.   Anteriormente, foi Diretor da Soros Fund Management em Nova York, Diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, Vice-Presidente da Salomon Brothers, Nova York e Economista-Chefe e Gerente de Operações do Banco Garantia.  

   

Lilia Schwarcz

Lilia Schwarcz é professora da USP e global scholar em Princeton. É autora, entre outros, de “O espetáculo das raças”, “As barbas do imperador”, “Brasil: uma biografia”, “Lima Barreto, triste visionário”, “Dicionário da escravidão e liberdade”, com Flávio Gomes, e “Sobre o autoritarismo brasileiro”. Foi curadora de uma série de exposições dentre as quais: “Um olhar sobre o Brasil”, “Histórias Mestiças”, “Histórias da sexualidade” e “Histórias afro-atlânticas”. Atualmente é curadora adjunta do Masp para histórias.

Dominique Day

Dominique Day: é uma advogada americana de Nova York. Ela faz parte do Grupo de Peritos da ONU sobre Pessoas de Origem Africana. Ela tem duas décadas de experiência como advogada de justiça nos Estados Unidos e internacionalmente. Dominique trabalhou com governos, universidades e ONGs como especialista no assunto em assistência jurídica, acesso à justiça, construção de instituições jurídicas eficazes, defesa de direitos humanos e Estado de Direito.

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Bradesco

Master

Itaú Social

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Gerdau
Humanize
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho