Carregando...

Investimento Social pela Amazônia

Correalização: Fundação Amazonas Sustentável
04/09/2020 – 10h00 às 13h00

O painel Investimento Social pela Amazônia buscará reunir vozes de segmentos diversos da região para apontar caminhos para o aprofundamento do engajamento da sociedade brasileira em geral e da filantropia e do investimento social privado em particular pela conservação e o desenvolvimento inclusivo e sustentável na Amazônia brasileira. Combinando a escuta das múltiplas perspectivas nessa direção, o painel marcará também o início do ciclo de trabalho da iniciativa “ISP pela Amazônia”, que buscará mapear e sintetizar diretrizes para a atuação reforçada dos atores filantrópicos no país em favor da região, com a produção de um guia de ação por ser lançado durante o encontro presencial do Congresso em março de 2021.

Palestrantes

Brenda Brito

É mestre e doutora em Ciência do Direito pela Universidade Stanford (EUA). É Pesquisadora Associada do Imazon, atuando há 17 anos para o aprimoramento de leis e políticas ambientais para conservação da Floresta Amazônica, melhoria da gestão fundiária e mitigação de mudanças climáticas

Denis Minev

Denis Benchimol Minev é diretor-presidente da Bemol e co-fundador e conselheiro da Fundação Amazonas Sustentável. Em 2012 foi selecionado Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial. Denis serviu como Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas e como analista financeiro do Banco Goldman Sachs. É formado em economia pela Stanford University, tem mestrado em Estudos Latino-Americanos também pela Stanford University e MBA pela Wharton School.

Caetano Scannavino


É Empreendedor Social e Coordenador da ONG Projeto Saúde & Alegria – PSA (www.saudeealegria.org.br), com mais de 30 anos de atuação na Amazônia.  Nascido em São Paulo/SP, se profissionalizou nas áreas de vídeo e fotojornalismo, tendo se mudado para Amazônia em 1988 para apoiar o inicio das ações do PSA,  ajudando na época a estruturar o setor de Comunicação Social. Atualmente, integra sua coordenação geral. A partir dos resultados alcançados, prêmios e reconhecimentos obtidos pelo trabalho do PSA, vem sendo demandado de forma crescente para disseminar suas experiências, assessorar processos de transferência de tecnologias socioambientais junto à outras Instituições, bem como integrar novas frentes, redes e articulações afins em prol de um futuro mais harmônico, includente e sustentável.

Joanna Martins

Joanna Martins é paraense, mãe, publicitária, administradora e pesquisadora em gastronomia amazônica. Movida por uma história familiar de quase 50 anos com a culinária amazônica e por sua paixão pelo território, depois de algumas outras experiências empreendedoras, em 2015, fundou e é CEO da Manioca(@maniocabrasil), uma pequena indústria de impacto socio-ambiental, instalada em Belém/PA, que transforma ingredientes da Amazônia em alimentos naturais, práticos e saborosos, dialogando com a cultura local e sua biodiversidade, a partir do comércio justo e do desenvolvimento de cadeias produtivas.

Mariano Cenamo

Mariano é engenheiro florestal, empreendedor social, co-fundador e diretor de novos negócios do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM). Dedica sua carreira na busca por soluções inovadoras para conciliar o desenvolvimento socioeconômico e a conservação florestal na Amazônia. Nos últimos anos, vem se tornando uma referência na construção do ecossistema de negócios de impacto e atração de investimentos privados para a Amazônia. Mariano faz parte da rede de líderes da Fundação Lemann e diversos conselhos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável no Brasil.

Marco Apolo Santana Leão

Graduado em Direito pela UFPA, especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília. É presidente da Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos, vinculada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos. Tem experiência em assessoria parlamentar, jurídica, sindical e popular, direito trabalhista, direito eleitoral e penal. Trabalha com temas como: Direitos Humanos, movimentos sociais, ONGs e Direito penal.

Tatiana Schor

Graduada em Economia, mestrado em Geografia (Geografia Humana, 1999) e doutorado em Ciencia Ambiental (2005) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutorado em Geografia Urbana e Econômica pelo Center for Place, Culture and Politics, Graduate Center, CUNY -USA. É pesquisadora dos programas de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e do Programa em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia do Centro de Ciências do Ambiente ambos da UFAM. Atuou como Secretaria Adjunta de Planejamento da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas – SEPROR, 2013-2014. Atuou como Presidente do Observatório da Região Metropolitana de Manaus – ORMM 2017-2019 e Representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC no Amazonas, 2018. Atualmente exerce cargo de Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Núcleo de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEDECTI, do Amazonas.

Waldez Góes

Antônio Waldez Góes da Silva é um político brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista. Atualmente, Waldez Góes é o governador do Estado do Amapá.

Virgílio Viana

Fundação Amazonas Sustentável

PhD por Harvard e pós-doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, Virgilio Viana é o atual superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Foi o primeiro secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, entre 2003 e 2008, onde reduziu o desmatamento em 70%, e atualmente é membro do grupo de trabalho sobre Ética da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano. Graduou-se em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), foi professor do Departamento de Ciências Florestais na ESALQ/USP (1989-2009), com dezenas de livros e centenas de artigos publicados no Brasil e no exterior. Coordenou o processo de consultas nacionais que deu origem ao Forest Stewardship Council (FSC) em 1993. Foi fundador e presidente do Imaflora (1993-2000). Participou da estruturação do Center for International Research (CIFOR), do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e do Fundo Brasileiro de Biodiversidade (Funbio). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), da Associação Paulista dos Engenheiros Florestais (APAEF), e vice-presidente da Associação Brasileira dos Secretários de Estado do Meio Ambiente (ABEMA).

Elcio Manchineri

Assessor da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira/COIAB  

Nubia Quilombola

Coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas (CONAQ)

Apoio

Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.

Platinum

Bradesco

Master

Itaú Social

Ouro

Fundação Grupo Boticário
Fundação Telefônica
Santander

Prata

Alana
Fundação Bradesco
Fundação Ford
Fundação Lemann
Fundação Tide Setúbal
TV Globo
Ibirapitanga
Laudes Foundation
Instituto Unibanco
Instituto Votorantim

Bronze

B3
Fundação Roberto Marinho
FEAC
Gerdau
Humanize
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho