Comunicação e Advocacy
As oficinas são encontros formativos, voltados ao compartilhamento de práticas em temas de interesse para a ação cotidiana no setor e fazem parte da programação fechada do 11º Congresso GIFE, sendo assim exclusivas para inscritos no Congresso.
Sobre esta oficina:
O atual contexto político brasileiro se torna cada dia mais complexo para o campo da sociedade civil organizada na defesa de suas causas e bandeiras. Organizações, fundações, institutos, coletivos e movimentos sociais precisam reinventar suas formas de atuação a cada novo desafio que a sociedade brasileira apresenta. As mudanças na política, na economia, na tecnologia e na dinâmica social colocam a necessidade de se diversificar as estratégias de atuação das organizações da sociedade civil.
Se olharmos para as estratégias comumente utilizadas pelo campo, no passado recente, para alavancar processos de incidência política, observamos que a estratégia de forte tendência da primeira década dos anos 2000 foi marcada pela chamada “atuação em rede” e “coalizões da sociedade civil”. A segunda década foi calcada no crescimento e cada vez maior centralidade do Advocacy enquanto estratégia de atuação dessas organizações. E, mesmo sendo cedo para afirmar, são fortes as indicações de que a terceira década será fortemente marcada por estratégias de “comunicação de causas” ou “comunicação de campanha”.
Entre os desafios desse novo momento, está no centro da estratégia da sociedade civil a capacidade de comunicar, informar, sensibilizar e engajar públicos diversos para causas específicas. Nesse processo, a escuta torna-se elemento determinante para as ações. Isto é, não se trata de dizer o que a outra pessoa quer ouvir, e sim ouvir o que ela pensa para saber melhor o que dizer.
O encontro debaterá esses, e outros pontos, a partir da metodologia testada na campanha ‘Nosso voto, nosso bairro, nosso dinheiro’, realizada pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Estratégia Brasil, durante as eleições de 2020.