Novos atores e arquiteturas na filantropia no investimento social
Aberto ao público
[Webhour]
Pautas ISP
23.09.2020
17h00 - 19h00
Seguindo a trilha de expansão e desenvolvimento ao longo do tempo, o universo da filantropia e investimento social brasileiros tem vivenciado nos últimos anos uma estimulante diversificação de perfis e formatos de atuação. A promoção da cultura de doação na sociedade brasileira como um todo, combinada com a criação de novos agentes de mobilização e gestão de recursos filantrópicos, abre caminho para a ação ampliada de pequenos e médios doadores e sua conjugação com iniciativas de atores tradicionais do campo. Novas gerações de investidores familiares constroem modelos inovadores de gestão e destinação dos recursos. O fortalecimento do ecossistema de investimentos e negócios de impacto social e ambiental multiplica os modelos de ação e o arco de organizações dedicadas à combinação e gestão de capitais nessa nova dimensão do setor.
O webhour “Novos Atores na Filantropia e Investimento Social Brasileiros” dará início à série de encontros sobre pautas atuais do investimento social privado no país, reunindo vozes e perspectivas para um olhar sobre essa diversificação de atores e as novas possibilidades abertas por ela para a ação do campo: na mobilização ampliada de recursos, criação de novas oportunidades de colaboração e expansão de agendas, estratégias e modelos de contribuição para a geração de bem público e transformação social positiva no país.
Cambridge Family Enterprise Group (CFEG)
Saiba mais
Leonardo Letelier
SITAWI / Rio de Janeiro
É fundador e CEO da SITAWI Finanças do Bem e tem mais de 20 anos de experiência em negócios, finanças e setor social. Foi diretor da iniciativa Cidadania Econômica para Todos na Ashoka e trabalhou na McKinsey por 8 anos. Foi eleito Senior Fellow Synergos, Responsible Leader BMW Foundation e atuou como co-diretor executivo da Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais. Tem MBA pela Harvard Business School e é engenheiro de Produção pela USP.
Líder de justiça social e ambiental, Dra. Jackie Bouvier Copeland é fundadora e CEO do The Women Invested to Save Earth Fund. Fundadora do Mês da Filantropia Negra. Faz parte do conselho consultivo da Uncharted Power, uma nova empresa de energia alternativa fundada pela inventora nigeriana-americana, Jessica O. Matthews. Ela também é fundadora e presidente da Pan-African Women’s Philanthropy Network. Entre suas contribuições para a justiça social mais orgulhosas está o projeto inicial de My Brothers ’Keeper, uma iniciativa do legado da Administração Obama para promover a igualdade e as oportunidades de vida de homens e meninos de cor de baixa renda nos EUA.
Cambridge Family Enterprise Group (CFEG) / São Paulo
Presidiu o Conselho de Governança do GIFE de 2014 a 2017- Grupo de Institutos e Fundações. Foi vice-presidente do Conselho do Instituto Gerdau. Associada da Cambridge Family Enterprise Group(CFEG) Brasil. Experiência em Governança na Família Gerdau Johannpeter, membro do Conselho Familiar Membro do Comitê de Empresas de Controle Familiar do IBGC. Integra os Conselhos da Fundação Roberto Marinho, do movimento Todos pela Educação, da Fundação Iberê Camargo e da ARCAH. Atuou como conselheira no Canal Futura, Fundação Victor Civita, Bienal do Mercosul e Junior Achievement Brasil Formação em Arquitetura e Urbanismo e educação executiva em Corporate Social Responsability na Harvard Business School.
Quer apoiar o 11º Congresso GIFE? Saiba mais aqui.
Bronze
Instituto ALCOA
Instituto Galo da Manhã
Instituto Samuel Klein
Mattos Filho
FEAC
B3
Instituto ACP
Instituto Arapyaú
Instituto Clima e Sociedade
Humanize
Fundação Roberto Marinho
Master
Vale
Itaú Social
Ouro
Santander
Fundação Telefônica
Fundação Grupo Boticário
Parceiros de comunicação
O Povo
Platinum
Fundação Bradesco
Prata
Gerdau
Instituto Votorantim
Fundação Bradesco
Alana
TV Globo
Instituto Unibanco
Laudes Foundation
Ibirapitanga
Fundação Tide Setúbal
Fundação Lemann
Fundação Ford
Em breve
11º Congresso GIFE
Fronteiras da Ação Coletiva
Tempos de desafios são tempos de superação. A eclosão da pandemia do novo coronavírus nos convoca ao aprofundamento das nossas capacidades de ação pública e à reflexão sobre as transformações devidas para a reconstrução do futuro. Encontra também um país e mundo sob o impacto da persistência de desigualdades históricas, dos efeitos disruptivos das novas tecnologias, das pressões crescentes sobre o equilíbrio ambiental e da emergência de novos conflitos a ameaçar os fundamentos da coexistência cidadã e da vida democrática.
Em contextos assim, vale mais que nunca afirmar os sentidos da inovação e da produção compartilhada de respostas. Somar esforços e perspectivas para a abertura de novos caminhos para o exercício da solidariedade, da tolerância e da construção plural, diversa e enriquecedora em sociedade. Novos modos de mobilização e destinação efetiva de recursos para fazer frente às dimensões múltiplas da crise. Novos instrumentos e práticas de ação para superar barreiras na realização da nação e planeta genuinamente mais justos, livres, íntegros, dinâmicos e sustentáveis a que aspiramos. Novas agendas e repertórios para corresponder aos chamados da contemporaneidade.
O 11º Congresso GIFE quer ser um espaço para caminhar em conjunto na geração e partilha dessas respostas. Iluminar e renovar as contribuições possíveis da filantropia, do investimento social privado e da sociedade civil brasileiras para elas. Apontar e impulsionar a vitalidade de um espaço de cidadania em expansão e diversificação contínuas no país e seu valor para a renovação dos horizontes comuns. Como sempre no percurso da nossa rede, combinar visões e experiências para atualizar as pautas que nos desafiam e somar aprendizados para ir além delas.
Para isso, e em sintonia com o momento, mais do que os três dias de encontro o Congresso buscará dessa vez ser um trilho para a promoção desses objetivos, no curso da travessia que vivenciamos agora. Iniciando-se com a Semana do Investimento Social, em 3 a 7 de agosto, as atividades desdobrarão-se nos meses seguintes em uma programação intensa de diálogos e trocas online, mobilizando os atores diversos do setor no país e oferecendo a seus participantes uma jornada vibrante de colaboração e intercâmbio no rumo da superação dos desafios do momento. Por fim, a realização do encontro de encerramento do Congresso, em 24 a 26 de março de 2021, proporcionará a síntese e panorama dos acúmulos dessa jornada, ao lado da celebração da oportunidade de voltar a estar juntos e voltados para o futuro, extraindo da adversidade a força e inspiração para seguir adiante.
Nesse ano que marca também os 25 anos do GIFE, é o que mais naturalmente podemos propor-nos, na homenagem a todos que vitimados pela pandemia e no compromisso renovado pelo momento de fazermos sempre mais e melhor na realização do nosso destino coletivo. Esperamos que o Congresso possa ser uma contribuição e experiência enriquecedoras nesse sentido, com a alegria desde já do caminhar nelas com todos que somando-se para vivenciá-las em conjunto.
Fale conosco
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos e-mails abaixo: