- Este evento já passou.
Democracia e Interseccionalidades de gênero, raça e clima
abril 13, 2023 @ 14:30 - 16:00
Não há a possibilidade de o Brasil fortalecer a sua democracia se as políticas públicas não forem formuladas considerando a interseccionalidade de gênero, raça e clima. A desigualdade de gênero é um problema persistente em diversos aspectos da vida social e que afeta profundamente mulheres e pessoas trans. Elas frequentemente enfrentam obstáculos e violências que impedem o exercício pleno de seus direitos, incluindo o direito ao próprio corpo, à cidadania e à autonomia – fundamentais numa democracia, que deve zelar pela igualdade de direitos e oportunidade para todas as pessoas. Esses desafios são transversais e afetam as relações em variados espaços institucionais e não-formais, e acabam violando o direito à vida em sua plenitude.
Nesse sentido, a interseccionalidade de gênero, raça e clima é uma abordagem que ajuda a compreender as múltiplas formas de opressão e desigualdade que afetam os indivíduos cotidianamente. Essas dimensões podem se manifestar de diferentes maneiras na sociedade, como por exemplo, a falta de acesso à água e recursos naturais para comunidades periféricas, que frequentemente são compostas por pessoas negras e/ou mulheres. Portanto, uma democracia deve incorporar as dimensões interseccionais na construção da agenda e de políticas públicas e também na tomada de decisões, promovendo assim a justiça social e a igualdade para todos os cidadãos e cidadãs.
Assim, a proposta deste painel é refletir sobre quais premissas e estratégias precisam ser incorporadas para que a questão de gênero e suas interseccionalidades estejam presentes na agenda que busca fortalecer a democracia. Ao mesmo tempo, inferir qual o papel que o investimento social privado pode desempenhar nessa construção coletiva.
Mediadora
Dadá Baniwaa – Coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas da Foirn
Palestrantes
Amalia Fischer – Diretora Geral no ELAS+ Doar paraTransforma
Fernanda Lopes – Diretora de Programa do Fundo Baobá para Equidade Racial
Lam Matos – Coordenador Nacional do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades
Vanessa Purper – Coordenadora no Fundo Casa Socioambiental
Local: Sala Vermelha