Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Filantropia e políticas públicas: pelo fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes

abril 13, 2023 @ 14:30 - 16:00

A garantia dos direitos de crianças e adolescentes sempre foi uma das agendas centrais do Investimento Social Privado. No entanto, nos últimos anos, essa agenda enfrentou muitas adversidades, incluindo a pandemia de Covid-19, que prejudicou o sistema de garantia de direitos e dificultou a denúncia de abusos. Além disso, os conselhos de direitos sofreram ataques e tentativas de esvaziamento, e as violações de direitos afetam desproporcionalmente crianças e adolescentes negros.

Apesar desses obstáculos, a sociedade civil e a filantropia mostraram força e capacidade de organização para assegurar a prioridade absoluta dos direitos de crianças e adolescentes. Iniciativas como a Agenda 227 e a Pesquisa de Fortalecimento dos Conselhos de Direitos foram fundamentais para pautar essa questão nos principais espaços públicos.

No entanto, a desigualdade social e as lacunas na gestão e nas práticas dos conselhos e organismos públicos ainda representam desafios para a efetiva garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Segundo pesquisa recente do Unicef, 32 milhões de crianças e adolescentes vivem em situação de pobreza no Brasil.

Diante desses desafios, é importante refletir sobre os próximos passos para fortalecer os direitos de crianças e adolescentes, bem como o papel da filantropia em articular as políticas públicas.

Mediador
Raul Araújo – Presidente do IBDCRIA

Palestrantes
Ariel de Castro Alves – Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Francinéa Dias – Secretária de Assistência Social e Articuladora Municipal do Selo Unicef
Isabella Henriques – Diretora-executiva no Alana
Lucas Lopes – Secretário-executivo na Coalizão pelo Fim da Violência
Miriam Pragita – Diretora executiva na ANDI – Comunicação e Direitos

Local: Sala Verde

Detalhes

Data:
abril 13, 2023
Hora:
14:30 - 16:00
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
,

Organizador

GIFE

Local

Memorial da América Latina
São Paulo, + Google Map