O 12º Congresso do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), maior evento do Investimento Social Privado da América Latina, está com inscrições abertas a partir deste 5 de janeiro. Nesta edição, o tema “Desafiando as estruturas de desigualdades” irá guiar as discussões. Desde 1995, o GIFE articula a filantropia brasileira com organizações da sociedade civil (OSCs) para mobilização de recursos privados a fim de gerar impacto social. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de abril no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O Congresso GIFE acontece desde o ano 2000, a cada dois anos, e reúne as principais lideranças do setor, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos com o objetivo de qualificar e articular o investimento social privado no país. Atualmente, o GIFE agrega 160 associados entre institutos, fundações e fundos familiares, corporativos e independentes. Só em 2020, os associados do grupo investiram cerca de R$5,3 bilhões em ações de impacto público-social.
A edição de 2023 celebra os 35 anos da Constituição Federal e propõe uma reflexão sobre o Artigo 5º, trecho que estabelece garantias fundamentais para o Brasil. Mais de três décadas depois da constituinte, 33 milhões de brasileiros passam fome, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; mulheres, negros, povos originários e pessoas LGBTQIA+ não têm plenos direitos constitucionais. É nessa conjuntura que o Congresso GIFE convida os atores do Investimento Social Privado (ISP) brasileiro a desafiar essas e outras desigualdades estruturais.