A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, líder mundial na produção de aço e há 102 anos no país. Criada em 1988, a Fundação tem como principal objetivo conectar o Grupo à formação cidadã de crianças e jovens por meio de projetos em educação, cultura e esporte nos locais onde a empresa está presente.
Ao longo dos 35 anos de trabalho, a Fundação já conectou mais de 10 milhões de pessoas, em iniciativas realizadas com recursos próprios e incentivados, em parceria com o poder público e outras instituições. Somente em 2022, a organização investiu R$ 73 milhões em projetos sociais, o que permitiu atender diretamente cerca de 364 mil pessoas em 66 municípios do Brasil.
Por meio de uma atuação em rede, a Fundação ArcelorMittal enxerga que o encontro desses três principais eixos de atuação contribuem para a inclusão, a formação cidadã e a construção de um mundo melhor. “A união da educação, cultura e esporte não só cria cidadãos, mas gera oportunidades com qualidade para desafiar as desigualdades do Brasil, especialmente entre as populações vulneráveis”, explica o diretor superintendente Herik Marques .
Para o diretor, a ação social é ainda um retorno às origens da empresa. “A ArcelorMittal é uma empresa de mais de 100 anos e, para ela existir, no começo, nas suas primeiras plantas de mineração, ela precisou investir na infraestrutura ao seu redor, em educação e lazer”, conta Herik Marques. O diretor percebe um movimento dos negócios de chamarem seus braços sociais a ensinar novamente as empresas a fazer a ação social que elas já faziam no começo.