O momento atual no Brasil exige reflexões mais amplas e profundas sobre transparência especialmente no que se refere às relações público-privadas. Sabemos que as grandes questões debatidas e o esforço para avanços decorrentes das mesmas estão muito localizados nas relações entre empresas e governos, mas o investimento social privado pode ser bastante implicado por isso. O  setor carece de posicionamentos e mecanismos com maior compromisso direto com a transparência, especialmente por sua missão de contribuir para o bem público utilizando recursos privados.  Transparência é fundamental para o fortalecimento do sentido público do investimento social privado, para a sua legitimidade, o aumento da confiança pública em sua atuação e o seu papel político.

Qual o sentido da transparência para organizações que se relacionam com a produção do bem público? Como as relações e o diálogo entre atores podem ser aprimorados em processos mais transparentes? Que tipo de comunicação favorece o interesse e compromisso da sociedade por mais transparência? Que mecanismos podem oferecer caminhos concretos na direção de mais transparência nas relações e resultados? Esses aspectos serão trazidos para o debate nesta mesa, que lançará também o Painel GIFE de Transparência.

Local: sala lilás – 3º andar

 

Apresentações:

Apresentação_Iara Rolnik

Iara Rolnik

GIFE

Iara Rolnik é gerente de conhecimento do GIFE onde coordena projetos como o Painel GIFE de Transparência, o Censo GIFE, os Indicadores GIFE de Governança além de outras pesquisas recentes do GIFE tais como Retratos do investimento social familiar no Brasil e o Alinhamento entre o investimento social e o negócio (Série Temas do Investimento Social). É socióloga pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em demografia no Núcleo de Estudos da População (NEPO) da Unicamp. Antes de chegar ao GIFE trabalhou como consultora e pesquisadora dentro e fora do país colaborando para institutos de pesquisa e consultorias como Institut de Recherche pour le Développement (IRD) na França, Instituto Pólis, Universidade IUAV de Veneza, Senac e, mais recentemente, em experiência junto à Secretaria-Geral da Presidência cujo trabalho resultado na publicação “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: a construção da agenda no governo federal — 2011 a 2014”.

Janaina Jatobá

Instituto C&A

Janaina é gerente de desenvolvimento institucional e comunitário no Instituto C&A e atua na articulação de parcerias com foco no fortalecimento do investimento social privado, da filantropia e de organizações da sociedade civil. Antes disso, trabalhou no escritório da Oxfam Grã-Bretanha no Brasil em ações de fortalecimento de ONGs para o combate à pobreza e à desigualdade social. Com formação em administração de empresas, Janaina tem especialização em desenvolvimento social pelo Instituto Fonte e PNUD e é pós-graduanda em “Prática Social Reflexiva” pela Alanus University.

José Eduardo Elias Romão

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Diretor Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), especialização em Direito Humanos (2001), mestrado (2003) e doutorado (2010) em Direito Público pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Direito com ênfase no Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da criança e do adolescente, transparência, mediação de conflitos, comunicação social, acesso a informação e ouvidoria. Assessor Especializado do IPEA desde 2005, onde exerceu também o cargo de Chefe de Gabinete. Ocupou diversas funções de direção em outros órgãos do Serviço Público Federal. Foi Ouvidor-Geral da União de 2011 a 2014.

Paulo Nassar

Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP)/Aberje

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Paulo Nassar é mestre (2001) e doutor (2006) em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e livre-docente (2013) pela mesma escola.  Fez pós-doutorado pela IULM-Libera Università di Lingue e Comunicazione (Milão) e coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN – ECA/USP).

​É professor livre-docente da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e diretor-presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação