A articulação do investimento social privado com políticas públicas é, sem dúvida, uma forte estratégia para implementar a visão de um investimento social com maior impacto, relevância, abrangência e diversidade, podendo, inclusive, gerar resultados nessas quatro dimensões simultaneamente. O desenvolvimento desta relação, no entanto, implica em entender como ela tem se dado e qual o potencial de fortalecimento mútuo considerando os diferentes formatos e intensidades em que tem se desenhado. Esse painel abordará a evolução dos modelos de interação entre investimento social privado e políticas públicas no Brasil procurando debater questões como: Estamos vivendo um novo marco das relações publico-privadas? Quais são os arranjos possíveis, suas possibilidades e desafios? Quais são os papéis e responsabilidades de cada um? Quais são os limites desta relação? A governança colaborativa pode ser um caminho para responder a expectativa dessa incidência?

Local: sala cinza – 3º andar

 

Apresentações:

Apresentação_David Saad

Apresentação_Anna Peliano

Andreia Rabetim

Fundação Vale

Administradora, Master em Marketing pelo IBMEC Business School, Diplomada em Gestão para a Sustentabilidade, pela Universidade de Lueneburg. Atualmente é Gerente de Relações Intersetoriais da Fundação Vale. Possui experiência em articulação e parcerias intersetoriais e captação de recursos para investimentos sociais, atuando há mais de 20 anos no terceiro setor. Realizou cooperação internacional em melhores práticas de desenvolvimento territorial junto ao Instituto Regionale Ricerca, na Itália, e melhores práticas coorporativas sobre diversidade e equidade de gênero na White Ribbon Campaign, no Canadá. Atualmente, é uma das lideres do grupo de estudos que debate a integração do investimento social privado voluntário com o fortalecimento de políticas públicas, instituído pelo GIFE – Grupo de Institutos e Fundações e Empresas. É  fellow e coaching do Global Women in Management– GWIN, CEDPA – Centre for Development and Population Activities / Plan Internacional USA.

Anna Peliano

Comunitas

Anna Maria Tibúrcio Medeiros Peliano, é socióloga e pós-graduada em Política Social pela UnB. Foi Técnica de Pesquisa e Planejamento do IPEA de 1975 a 2013, elaborou e publicou vários trabalhos na área social tendo como foco a formulação e avaliação de políticas públicas, especialmente na área de combate à fome e à pobreza. Dentre as inúmeras funções exercidas destacam-se as seguintes: Coordenadora do Programa de Estudos da Fome da UNB (1987-1992); Secretária-Executiva da Comunidade Solidária (1995-1998); Diretora de Política Social do IPEA (nos períodos de 1992-1994 e de 2003-2007); e, Coordenadora de Estudos de Responsabilidade Social do IPEA (2008-Abril de 2012). Atualmente coordena a Pesquisa Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) conduzida pela COMUNITAS e participa, como bolsista do Ipea, do projeto “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. É membro do Grupo de Pesquisa de Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados – IEA da Universidade de São Paulo/USP.

David Saad

Instituto Natura

De 2005 a 2010 foi diretor-executivo da Fundação Victor Civita, do Grupo Abril, onde iniciou sua trajetória na área da educação e no terceiro setor. Em 2010, assumiu o cargo de Diretor de Relações Institucionais da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.

Antes de ingressar no terceiro setor foi gerente nas empresas Accenture, Promon Ltda e Expand Group. Em 2005, atuou como coordenador geral o Programa de Cultura e Cidadania para Inclusão Social – Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

David também é membro do conselho da Instituição Educacional Vera Cruz, contribuindo para a coordenação do órgão e favorecendo a implementação de melhores práticas de governança corporativa. Em 2016, recebeu o prêmio Colar Visconde de Porto Seguro por conta dos serviços sociais prestados em diversas entidades educacionais do Brasil.

David Saad é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e possui MBA em Gestão Executiva pelo INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa.

Eduardo Szazi

Szazi Bechara Storto Advogados

Advogado, sócio de Szazi Bechara Storto advogados.  Sócio emérito do GIFE. Membro da International Society for Third-Sector Research (Londres) e do Advisory Board  do International Center for Nor-for-Profit Law (Washington DC).  Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e doutor em Direito Internacional pela Leiden University (Holanda).

Marcos Vinicius de Souza

Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exteriror (MDIC)

Secretário de Inovação do MDIC e servidor da carreira de Analista de Comércio Exterior. É formado em Administração pela EAESP‐FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), com MBA em Desenvolvimento de Clusters pela CEPAL/ONU e treinamento em política de inovação pela VINNOVA – Agência de Inovação da Suécia. No MDIC atuou na Câmara de Comércio Exterior-CAMEX e foi Coordenador do Fórum de Franquias da Secretaria de Desenvolvimento da Produção/MDIC. Faz parte dos principais Conselhos Consultivos e de Administração relacionados à política de inovação no Governo Federal. Antes de ingressar no Ministério atuou em consultoria estratégica e fundo de investimento em empresas de alta tecnologia (venture capital).

Patrocinadores

Platinum

Parceiro institucional

Parceiros de comunicação