Vale: investimento em prol do desenvolvimento social

Arari, Maranhão (MA), Brasil, 07/11/2022 Estação Conhecimento Arari - Alunos na aula de capoeira. Na foto, Maria e Vitor Emanuel tocando instrumentos usados no esporte. Foto: Isaque Junior

Além de gerar valor econômico, a Vale tem como compromisso de integrar a sustentabilidade a seus negócios e construir um legado econômico, ambiental e de desenvolvimento social nos territórios onde atua. A companhia tem a ambição social de “Ser uma empresa parceira do desenvolvimento de comunidades autônomas, engajada na mineração sustentável e em temas relevantes para a humanidade”. E implementa essa estratégia por meio de projetos de educação, saúde, geração de renda e combate à pobreza extrema, sempre em parceria com atores relevantes que, juntos, buscam soluções para os desafios enfrentados pela sociedade.

“Buscamos criar relacionamentos duradouros com nossos públicos, investir na melhoria contínua de nossas atividades, trabalhar com altos padrões éticos, praticar o diálogo aberto e transparente e contribuir ativamente para os avanços relacionados ao desenvolvimento sustentável”, afirma a vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale, Malu Paiva. Ela explica que a empresa tem a ambição social de se engajar em temas relevantes para a humanidade e co-construir soluções para seus maiores desafios.

A Vale possui em seu ecossistema quatro organizações especializadas que auxiliam a realizar esse esforço social. São elas: Fundação Vale, instituição  do terceiro setor criada em 1968 que trabalha no fortalecimento de políticas públicas em municípios de onde a empresa está; o Fundo Vale, que fomenta e investe no desenvolvimento de negócios e conhecimento para a recuperação de biomas degradados; Instituto Tecnológico Vale, frente que trabalha no desenvolvimento de ensino, pesquisa científica e soluções em sustentabilidade e mineração; Instituto Cultural Vale, braço criado em 2020 para ampliar o fomento de mais de duas décadas da empresa no setor da cultura. 

Essas quatro frentes de atuação gerenciam parte dos recursos aportados pela companhia para contribuir para avançar nas agendas de sustentabilidade relevantes para a empresa.. A Vale acredita que o compromisso de reduzir as desigualdades é uma responsabilidade coletiva. “Nesse espírito, de ser uma empresa parceira do desenvolvimento, a Vale fortalece o seu compromisso de apoiar áreas como a geração de renda, a proteção social e assume o desafio de contribuir para que meio milhão de pessoas deixem a situação de extrema pobreza até 2030”, esclarece Malu Paiva.

Segundo a vice-presidente para Sustentabilidade, a Vale está ciente que a superação desse desafio está atrelado a processos históricos de exclusão de determinados grupos,  como a população negra, as mulheres, as pessoas LGBTQIA+. Por isso, somente somando esforços será possível colocar em prática o primeiro e talvez mais desafiador Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS1), o de acabar com a pobreza em todas suas formas e em todos os lugares, sem deixar ninguém para trás.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email