- Este evento já passou.
Investimento Social e SUS: fortalecendo a saúde pública
abril 13, 2023 @ 16:30 - 18:00
A agenda pública de saúde foi alçada a um patamar inédito nos últimos anos, não apenas pela emergência global da pandemia de covid-19, mas por uma conjunção de elementos que reforçam sua centralidade. Grandes questões como cobertura vacinal, nutrição e segurança alimentar, desigualdades, envelhecimento da população e avanço das doenças crônicas não-transmissíveis, primeira infância, saúde mental, entre diversas outras desafiam a sociedade e são atravessadas pelas políticas públicas de saúde, pelas capacidades e organização dos governos em dar conta destes e outros desafios.
Neste cenário, o SUS foi a peça fundamental para que o ISP pudesse fazer uma contribuição efetiva. Por isso, é imperativo que o SUS seja defendido e fortalecido. Por outro lado, as conquistas, avanços e essencialidade do SUS também são equivalentes aos seus desafios. A pretensão a uma política pública universal encontra uma série de obstáculos que marcam as diversas dimensões da desigualdade e acesso à saúde pública de qualidade para parcelas substanciais da população, em especial as historicamente mais desfavorecidas. O subfinanciamento do SUS nos últimos anos vem ameaçando a continuidade, impacto e eficácia de programas e políticas públicas importantes. O esvaziamento de instrumentos de governança e coordenação regional geram larga ineficiência na aplicação dos recursos públicos. A atenção primária de saúde precisa ser expandida garantindo meios e recursos para assegurar o acesso efetivo da população, sobretudo os mais vulneráveis à saúde.
Entre aprendizados e desafios, quais caminhos precisam ser percorridos para fortalecer o SUS? Que instrumentos e oportunidades estão colocados e qual o papel que o ISP pode e deve desempenhar neste sentido?
Mediadora
Evelyn Santos – Coordenadora de Projetos na Umane
Palestrantes
Carla Reis – Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES
Daniel Soranz – Pesquisador da Fiocruz e Deputado Federal
Diana Anunciação Santos – Socióloga e Vice-presidente da Abrasco
Denize Ornelas – GT Saúde da População Negra da Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade
Rebeca Freitas – Diretora de Relações Institucionais no IEPS
Local: Sala Laranja