Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Inclusão produtiva e promoção de trabalho digno

abril 13, 2023 @ 16:30 - 18:00

Segundo as sucessivas edições do Censo GIFE, a agenda de inclusão econômica voltada para o conjunto de iniciativas de promoção do emprego, trabalho, renda e empreendedorismo, é uma das mais trabalhadas pelo Investimento Social Privado. Com efeito, a garantia da inserção produtiva é uma das mais eficientes formas de se assegurar direitos diversos, promover o desenvolvimento sustentável e principalmente enfrentar as desigualdades em suas múltiplas dimensões.

O Brasil convive com desafios históricos e estruturais de inclusão produtiva. O país fechou 2022 com um contingente de 8,6 milhões de desocupados, 4 milhões de desalentados e uma taxa de subutilização (indicador composto pelo percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e a força de trabalho potencial) da ordem de 18,5%. A estes indicadores se somam as lentes das desigualdades. Quando observados na desagregação, os dados revelam que mulheres, negros e jovens, além das populações das regiões norte e nordeste, são as mais afetadas pelo desemprego, subemprego e desigualdades salariais.

Não bastassem os desafios históricos, avizinham-se outros enfrentamentos eminentes como o rápido envelhecimento da população e as mudanças climáticas que interpõem agendas como a transição justa para uma economia de baixo carbono, a organização de uma economia do cuidado, a promoção do trabalho digno e a aprendizagem ao longo da vida.

Como o ISP vem se preparando para encarar essa sobreposição de desafios? Que caminhos e estratégias estão sendo trilhadas e que iniciativas estão sendo ou devem e precisam ser implementadas pela filantropia para promover a inserção produtiva e o trabalho digno?

Mediadora
Vivianne Naigeborin – Superintendente na Fundação Arymax

Palestrantes
Ana Valéria Araújo – Superintendente no Fundo Brasil de Direitos Humanos
Maitê Lourenço – Fundadora da BlackRocks
Nadja Brandão – Diretora Executiva na {reprograma}
Rafael Gioielli – Gerente Geral no Instituto Votorantim

Detalhes

Data:
abril 13, 2023
Hora:
16:30 - 18:00
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
,