Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Filantropia comunitária: mobilização de atores diversos para a transformação

abril 12, 2023 @ 14:30 - 16:00

Filantropia comunitária é uma abordagem da filantropia e do investimento social que reconhece e valoriza os saberes e ativos das comunidades, conferindo a elas o poder de fazer escolhas e tomar decisões relacionadas ao uso dos recursos. Quando adotada por investidores sociais, que apenas em 2020 mobilizaram mais de R$ 5,3 bilhões de recursos privados para fins públicos segundo o Censo GIFE, essa abordagem permite uma filantropia feita junto com a comunidade, alterando as estruturas de poder, reduzindo as desigualdades e gerando transformação de fato.

A filantropia comunitária é ainda pouco incorporada nas estratégias do investimento social brasileiro. E 2022, a Rede Comuá e o GIFE, com o objetivo de fomentar a filantropia comunitária entre atores do investimento social e da filantropia, iniciaram um projeto que identificou dez práticas da filantropia comunitária a serem adotadas pelo ISP, que envolvem desde a promoção da autonomia das organizações apoiadas na gestão de recursos até a adoção de processos e mecanismos que facilitem o acesso a recursos e a prestação de contas por parte de organizações apoiadas.

A mobilização de múltiplos atores é fundamental para gerar transformação nos territórios a partir do reconhecimento da potência das comunidades, do trabalho em forma de parceria e da confiança, pilares da filantropia comunitária. Este painel propõe-se, então, a refletir sobre as oportunidades e os desafios da mobilização de atores diversos para a transformação social.

Moderadora
Graciela Hosptein – Diretora Executiva na Rede Comuá

Palestrantes
Harley Henriques – Fundador e Diretor Executivo no Fundo Positivo
Jair Resende – Superintendente Socioeducativo na Fundação FEAC
Larissa Amorim – Coordenadora executiva da Casa Fluminense
Vinicius Ahmar – Gerente de Estratégia para Desenvolvimento Sustentável do Instituto Arapyaú

Local: Sala Vermelha

Detalhes

Data:
abril 12, 2023
Hora:
14:30 - 16:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, ,