- Este evento já passou.
Bioeconomia como caminho para o desenvolvimento sustentável
abril 12, 2023 @ 14:30 - 16:00
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, o que coloca sobre nós grande expectativa e responsabilidade quanto à preservação deste patrimônio natural. Os povos originários e especialistas têm defendido que a manutenção da floresta em pé é inegociável e que isso também oportuniza diversas possibilidades de empreendimentos socioeconômicos, a partir de seu manejo sustentável. Empreendedores dos vários biomas brasileiros estão comprometidos com o uso sustentável deste ativo econômico, contribuindo tanto para a conservação da biodiversidade, quanto para a geração de trabalho e renda para as comunidades locais.
A bioeconomia tem como premissa a conservação integral do bioma, a valorização dos conhecimentos locais e geracionais, com distribuição justa dos benefícios econômicos a serem produzidos. Por sua essência empreendedora e criativa, que dialoga com as realidades locais, uma infinidade de experiências têm se constituído propriamente como vetor de transformação social para muitas pessoas e comunidades, a partir de sua autonomia e protagonismo.
O objetivo desta mesa é explorar o papel da filantropia e do investimento social privado na promoção da bioeconomia como uma alternativa para combater as disparidades sociais e atingir a sustentabilidade.
Mediadora
Greta Salvi – Diretora na Latimpacto
Palestrantes
Ellen Acioli – Coordenadora do Programa Vozes pela Ação Climática Justa na Fundación Avina
Márcia Soares – Líder de Parcerias e Redes do Fundo Vale
Selma Dealdina – Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ)
Sergio Leitão – Fundador e Diretor no Instituto Escolhas
Local: Sala Laranja