Maria Amália é fundadora do Fundo Casa Socioambiental e dedicou 38 anos de sua carreira para projetar estratégias sistêmicas que permitam que recursos filantrópicos alcancem as comunidades mais excluídas e vulneráveis de importantes biomas.
Ela incentivou a criação de cinco fundos socioambientais independentes em países como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Moçambique, e também é cofundadora da Alianza Socioambiental Fondos del Sur, que reúne nove fundos na América Latina, Ásia e África. Amália é membro do Steering Committee da Human Rights Funders Network, do Conselho Diretor da AIDA-Associação Interamericana de Defesa Ambiental e do Conselho Consultivo da The Ocean Foundation.
Em 2016, ela foi uma das sete finalistas do Prêmio Olga Alexeeva e, em 2023, foi reconhecida internacionalmente pela Global Landscapes Fórum como uma das “16 Mulheres que Restauram o Planeta”
Maria Amália Souza é uma das palestrantes confirmada na mesa “Democracia e Interseccionalidades de gênero, raça e clima”, dia 13 de abril.