Democracia em risco se combate com mais equidade

Durante plenária do Congresso GIFE, palestrantes afirmam que Sociedade Civil não pode ficar neutra diante de movimentos autocráticos

As instituições brasileiras foram duramente testadas nos últimos anos e cabe à sociedade civil agir para o seu fortalecimento. Mas isso só será possível com o combate às desigualdades estruturais do país. É com esta perspectiva que foi realizada a plenária “Democracia em risco e o papel da Sociedade Civil”, do 12° Congresso GIFE – Desafiando as Estruturas de Desigualdade, evento realizado do dia 12 a 14 de abril na cidade de São Paulo. A plenária contou com mediação do diretor da Fundação Ford no Brasil, Atila Roque, e quatro participantes: Cida Bento, Co-fundadora do CEERT; Conrado Hübner Mendes, professor de Direito da USP; Neca Setubal, presidente do Conselho Curador da Fundação Tide Setubal e Stephen Hawkins, diretor de pesquisa na More in Common.

 

“Discutir democracia no Brasil é sobre como a gente consegue romper com o pacto da desigualdade, da branquitude”, afirmou Átila Roque, diretor da Fundação Ford no Brasil. “Essa mesa trata de como chegamos até aqui e como daqui a gente parte no processo de reinvenção. Para ter um Brasil ancorado no processo de justiça. Hoje,  quando a gente fala de democracia em risco, não são só processos institucionais”, complementou.


Para Cida Bento, a sociedade civil e suas organizações devem olhar para si mesmas, a fim de combater e não de reproduzir as desigualdades: “A pressão e o trabalho realizado pela sociedade civil é fundamental para trilharmos um caminho de equidade. Porém, as estruturas têm que ser repensadas internamente também, para que nossas organizações não sejam o reflexo do mundo em que vivemos, mas um espelho do futuro que buscamos.” E deixou um recado firme: “Cabe à população negra trazer temas que a população em geral não gosta de falar”.

Confira um resumo do que foi dito na palestra

  • A sociedade civil não pode ser neutra. O investimento no combate às desigualdades deve ser intencionalmente em prol da democracia.
  • A desigualdade é o oposto da democracia. Por isso, para combater essas desigualdades, as organizações da sociedade civil devem trazer equidade também para dentro de suas estruturas.
  • O fortalecimento da democracia e, consequentemente, o combate às desigualdades são urgentes, e a sociedade civil tem papel fundamental nesse processo.

Democracia: um processo em disputa

O risco à democracia no Brasil se deve ao fato de que ela continua a ser um processo em disputa. De acordo com estudo do Instituto V-Dem (Varieties of Democracy), vinculado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia, o Brasil não vai além de uma democracia eleitoral. O último relatório publicado pelo instituto sueco aponta que o país não é classificado como uma democracia liberal por haver ameaças evidentes às liberdades de expressão, imprensa, organizações da sociedade civil, às regras do jogo democrático e pesos e contrapesos entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Tudo isso, agravado por um governo que, até 2022, foi marcado por sucessivos ataques aos ritos democráticos, ao sistema eleitoral, à imprensa livre e incentivo à propagação de fake news. 

Para que isso ocorra, entretanto, é preciso construir uma democracia brasileira que seja, de fato, para todas as pessoas, e não apenas para um seleto grupo privilegiado. E isso não é pouca coisa se tratando de um um dos países mais desiguais do mundo, com uma desigualdade que é histórica e estrutural. Pesquisa realizada pelo Ipea aponta que o Brasil apresenta desigualdade total de renda de 51,5%, estando à frente de países como Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. A população pertencente ao grupo dos 1% mais ricos possui 27% de toda a renda.

Processo histórico

De acordo com o IBGE, a população negra (pretos e pardos) representa 75% das pessoas que vivem em situação de pobreza no país, mesmo representando 54,9% da população. Segundo informações do Ministério da Saúde, duas em cada 3 mortes maternas são de mulheres negras e a mortalidade no primeiro ano de vida é 22,5% maior entre os negros. Se, de um lado, está sub-representada nos espaços de privilégio, por outro, é maioria no sistema prisional brasileiro (66,7%). 

“É preciso reconhecer que somos frutos de um processo e, assim, repensarmos nossa própria linha do tempo como país. Precisamos trazer os brancos para a história e sermos explícitos sobre o papel que ocuparam no período da escravidão. E isto  é ponto fundamental para perceber onde e nas mãos de quem estão alocados os recursos até hoje”, afirmou Cida Bento.

Propostas para mudanças

Ao longo de três  dias, o 12º Congresso GIFE debate as formas de superar as desigualdades que atravessam a sociedade. 

Se este tema te interessou, clique aqui e confira a programação completa do evento.

Apoiada pela Fundação Bradesco, Fundação ArcelorMittal, Fundação Ford, Fundação Itaú e Porticus, a 12ª edição do Congresso GIFE – Desafiando Estruturas de Desigualdades – também celebra os 35 anos da Constituição Federal e do seu Artigo 5º, trecho que estabelece direitos fundamentais.

Sociedade Civil no enfrentamento às desigualdades

De acordo com o Mapa das OSCs, até 2020 existiam no Brasil mais de 815 mil organizações desse tipo em funcionamento, espalhadas em todos os municípios brasileiros, de Norte a Sul. Se o Terceiro Setor não vai e nem tem a pretensão de substituir o Estado na criação e manutenção de políticas públicas, ele deve se propor a promover ações de médio e longo prazo que contribuam para diminuir as históricas desigualdades estruturais.

Fortalecer organizações da sociedade civil se torna primordial para a interrupção da dinâmica de opressões do país. Nos últimos anos, a jovem democracia brasileira foi frontalmente atacada. Disruptiva, ela continuará sendo alvo daqueles que querem manter as estruturas de exclusão. Por isso, a população e, em especial, a parcela mais privilegiada – como empresas privadas, organizações e fundações – deve lutar interna e externamente pelo rompimento destes ciclos.

O Censo GIFE 2020 mostra que o investimento social privado no país chegou a R$ 5,3 bilhões, 63% mais do que o previsto para o ano, que era de R$ 3,3 bilhões, e um salto de 71% em relação a 2019.

“Temos, neste momento, uma janela de oportunidade”, afirmou a presidente do Conselho Curador da Fundação Tide Setubal, Neca Setubal. “E nesta oportunidade não há espaço para a neutralidade dentro dessa sociedade civil ativa e que busca combater os problemas estruturais. Temos que investir de forma consciente e ativa na redução das desigualdades sociais, raciais e de gênero, na defesa de populações minorizadas e minoritárias e do meio ambiente. A nossa democracia depende disso.”

 

De 12 a 14 de abril de 2023, o 12º Congresso GIFE — Desafiando Estruturas de Desigualdades — debateu as formas de superar as desigualdades que atravessam a sociedade. 

Se este tema te interessou, clique aqui e confira a cobertura completa do evento.

Apoiada pela Fundação Bradesco, Vale, Fundação ArcelorMittal, Fundação Ford, Fundação Itaú e Porticus, a 12ª edição do Congresso GIFE – Desafiando Estruturas de Desigualdades – também celebra os 35 anos da Constituição Federal e do seu Artigo 5º, trecho que estabelece direitos fundamentais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email